raios uvs

Raios uvs: aprenda a proteger seus olhos

Em qualquer época do ano é importante saber proteger seus olhos dos raios uvs. Afinal, eles estão presentes na luz do sol, e, se em excesso, podem prejudicar a sua visão.

Neste artigo, veja dicas simples que podem ajudar a cuidar da sua saúde ocular. Além disso, entenda quais os prejuízos em não ter todo este cuidado com seus olhos.

O que são os raios UVS?

Os raios uvs são emitidos pela luz solar e estão presentes durante todo o dia. Aliás, são divididos em dois:

  • UVA: responsáveis por lesão das células da mácula;
  • UVB: geralmente são absorvidos pela córnea e cristalino. Além disso, são os que causam mais danos.

Quais os danos causados pelos raios UVS

Em geral, os raios uvs podem auxiliar no aparecimento de danos e doenças nos olhos, por exemplo:

  • Catarata;
  • Câncer de pele;
  • Fotoceratite;
  • Degeneração macular;
  • Pterígeo.

Todos esses danos causam problemas à sua visão. Portanto, é necessário que mantenha sempre o cuidado e atenção, bem como, siga dicas simples para proteger-se deles.

Como se proteger os raios UVS

Há algumas maneiras simples de se proteger dos raios uvs e que podem garantir sua saúde ocular. Sendo assim, veja quais as principais dicas e coloque-as em prática.

Óculos escuros

A principal forma de proteger-se é utilizando óculos escuros, mas que sejam de qualidade. Afinal, as lentes deles possuem películas protetoras, que evitam que os raios entrem em contato direito com seus olhos.

Ao comprar, é preciso certificar-se que eles oferecem bloqueio UV. Aliás, sem elas, não adianta nada utilizar o acessório.

Lentes polarizadas

Outra forma é fazer uso de lentes polarizadas. Ou seja, aquelas que bloqueiam os raios luminosos. Assim, seus olhos ficam protegidos do excesso de luminosidade.

Uso de chapéus e bonés

Você pode associar o uso dos óculos com bonés e chapéus. Afinal, eles ajudam a evitar que os raios cheguem com mais força em seu rosto. Então, sempre que estiver exposto ao sol, aproveite estes itens.

Protetor solar

É essencial que sempre use um filtro solar de qualidade, porque eles ajudam na proteção. Sendo assim, deve ter um fator acima de 30 e ser reaplicado de uma em uma hora.

Evite os raios uvs

Estar em contato com o sol é essencial para a manutenção da saúde. Contudo, é preciso cuidado, ainda mais com os horários de exposição. Começo da tarde, em torno das 13h às 16h, a emissão é muito alta, então, evite sair ao sol.

Além disso, sempre que estiver exposto siga as orientações para garantir que não terá nenhum dano à sua visão.

Proteja seus olhos

Proteger seus olhos dos raios uvs é mais simples do que imagina. Portanto, siga todas as dicas deste artigo para garantir que não terá nenhum problema ao curtir um dia ensolarado.

Caso sinta algum problema na visão é essencial procurar um profissional qualificado. Assim, ele pode fornecer todas as orientações para que resolva rapidamente.

Por fim, não esqueça de utilizar produtos de qualidade, como os óculos e lentes. Certamente, tomando todos os cuidados, você não terá nenhum problema com seus olhos e poderá aproveitar o sol de forma saudável.


Comentários