harmonização facial

Como a harmonização facial pode afetar a saúde ocular

É provável que você já tenha ouvido falar em harmonização facial, pois nos dias atuais ela é um dos métodos mais comuns e usados pelos famosos para corrigir “imperfeições” no formato do rosto.

Entretanto, essa técnica pode causar alguns malefícios se for realizada da forma errada, visto que, ela utiliza elementos químicos. Por isso, veja como funciona esse método e quais os seus principais riscos para a saúde ocular.

O que é a harmonização facial e como funciona

A harmonização é, na verdade, a junção de vários outros procedimentos estéticos, reunidos para melhorar a harmonia da face. Ou seja, essa técnica reúne muitas outras no mesmo lugar para a mesma tarefa.

Ao chegar no consultório, o paciente deve ser analisado de forma individual, ou seja, para cada pessoa que atendida, tem as próprias necessidades mudam, pois, cada rosto é único.

Como essa técnica pode afetar os olhos

É preciso ter alguns cuidados na hora de fazer uma harmonização facial, é essencial pesquisar sobre os pacientes anteriores do médico e conferir se não tem alergia a nenhum dos produtos que serão aplicados.

Esses cuidados são importantes, pois diversos pacientes ficam com problemas depois de passar por esse processo:

  • Obstrução do fluxo de sangue;
  • Morte da pele;
  • Necrose;
  • Inchaço;
  • Irritações.

Além disso, apesar de não ser tão frequente, existem casos onde a aplicação do ácido hialurônico no rosto, causou complicações na região dos olhos, as mais comuns são:

  • Infecção;
  • Edema ocular;
  • Oclusão vascular.

Isso significa que, embora essas consequências não sejam tão comuns, é importante sempre buscar por profissionais competentes, afinal algumas delas não tem tratamento.

Entenda o que significa edema ocular

Uma das principais consequências da harmonização facial para os olhos é o edema ocular. Também conhecido como olho inchado, ele se trata de uma inflamação nos olhos, causada por uma infecção, lesão, trauma ou alergia.

Por causa disso, pacientes que realizaram algum procedimento perto da região dos olhos, podem acabar tendo um edema ocular como resultado. Mas, apenas quando há algum erro.

Caso passe por algo assim é importante buscar um oftalmologista. Afinal, deve cuidar desse edema o quanto antes, para que não piore.

Harmonização facial e a oclusão ocular

Outra possível dano é a oclusão ocular, o bloqueio do fluxo de sangue na artéria da retina. Esse problema é causado pela injeção do ácido hialurônico usado em muitos casos desses.

Embora, muitos pacientes continuem com uma visão boa, alguns podem perder a habilidade de enxergar de forma perfeita. Para casos mais graves do problema, os pacientes podem ficar até mesmo cegos.

Portanto, lembre-se sempre de buscar alguém competente. Afinal, essa é a certeza que o resultado será positivo.

Procure alguém de confiança

A harmonização facial é um procedimento sério, que pode causar riscos a sua saúde se feitos por um mau profissional. Por isso, lembre-se do que pode estar em jogo, não confie em qualquer um, apenas naqueles que mostraram resultados para outras pessoas.

Escolha bem a clínica, veja se o médico é confiável e deixe claro quais procedimentos quer fazer e quais não julga necessário. Assim, você consegue proteger a sua saúde, seu rosto e sua visão de pessoas mal intencionadas.

Depois que tudo estiver certo, aproveite os benefícios do tratamento e transmita confiança por onde passar com a sua nova aparência. Além disso, melhora a autoestima.


Comentários