Saúde ocular infantil

As 10 dúvidas sobre saúde ocular infantil mais frequentes

A saúde ocular infantil deve ser cuidada a partir dos primeiros meses de vida, assim doenças são prevenidas de imediato. O cuidado deve partir dos pais em conjunto com o médico. Além disso, as consultas devem ser regulares.

10 dúvidas sobre saúde ocular infantil

Todas as dúvidas relevantes sobre saúde ocular infantil devem ser indagadas aos médicos, porque têm aptidão para um diagnóstico certo.

Confira abaixo as 10 dúvidas mais frequentes em consultórios de oftalmologistas:

  1. Qual a idade ideal para a primeira consulta ao oftalmologista? A partir dos 6 meses de idade;
  1. Como saber se a criança precisa usar óculos? Manter atenção quando a criança tem seguidas queixas de dor de cabeça, costuma assistir desenho grudado na tela ou tem sensibilidade à luz, são alguns sinais práticos;
  1. Aparelhos eletrônicos prejudicam a saúde ocular infantil? Sim, porque cria vícios, erros de refração, assim como, miopia e fadiga ocular devido a vista ficar ressecada;
  1. Qual a função do protetor ocular (tampão)? Tratar os olhos lenta e desvio como estrabismo;
  1. Depois do nascimento, porque fazer o teste do olhinho? Para indicar mutações que geram doenças graves na visão;
  1. Crianças podem usar lentes de contato? Sim, entretanto, apenas em casos exclusivos;
  1. Como evitar alergias nos olhos das crianças? Evitar exposição a poeira, a animais domésticos e coçar os olhos, assim garante a saúde ocular infantil;
  1. Como fazer adaptação dos óculos em crianças? Use um diálogo positivo, escolha armações modernas e tenha um óculos reserva;
  1. Quando pedir uma segunda opinião médica? Se receber algum diagnóstico precoce sem exames para comprovação;
  1. O desenvolvimento motor e visual estão ligados? Sim, ou seja, todo avanço da direção da visão ajuda a identificar dados que controlam o corpo.

Os cuidados devem ser constantes, aliás qualquer mudança no modo de uma criança deve ser levado em conta. Então, se perceber alguma atitude repetitiva vá ao médico.

Principais problemas em não cuidar da saúde ocular infantil

Os problemas mais recorrentes são miopia, astigmatismo e hipermetropia. Ou seja, objetos quando visto à distância fica embaçado, ou dificulta o foco em imagens muito próximas.

Durante o avanço das crianças a saúde ocular infantil  se desenvolve visando a prática de hábitos. Então, observar as ações durante o lazer ou tarefas escolares pode adiantar a resolução de uma doença.

Quando não se previne algum mal no início o tratamento será mais demorado.  O estrabismo, por exemplo, se não foi cuidado na infância pode piorar. Causando, assim, redução ou perda da visão.

Para se evitar ou até mesmo prevenir doenças ou transtornos, pode ser feito algumas mudanças. Verifique abaixo:

  • Reduza o tempo de uso da tecnologia;
  • Cuidado com brinquedos pontudos;
  • Evite a exposição a produtos de limpeza.

Preste atenção

Quando uma criança demonstra alguma atitude diferente é útil que os pais analisem a saúde ocular infantil. Ainda assim, se não mudar deve recorrer a uma consulta de emergência.

Levar as crianças às consultas deve ser pontual, assim evita surgir doenças e previne problemas oculares Dessa forma, podem fazer correção usando óculos ou mudar algo que possa prejudicar a visão da criança.

Quais cuidados preventivos tomar com a saúde ocular infantil 

Alguns hábitos podem ajudar na prevenção de alguma doença. Portanto, reduzir incômodos futuros. Então, estimular a lavagem das mãos é o princípio para manter os olhos sempre limpos de impurezas.

O auxiliar adequado serve como barreira, assim, pequenos gestos evitam grandes problemas. Balancear a alimentação é uma boa pedida a favor da saúde ocular infantil, porque reduzir o açúcar e gordura do organismo evita má visão.

Incentivar algumas atividades físicas ajuda no progresso do corpo e dos olhos. Aliás, ajuda a locomoção das vitaminas essenciais para a vista. Dessa forma, até mesmo ingerir ômega 3 dispõe mais oxigênio para o organismo. 

A importância do diálogo

Conservar o costume de conversar com os filhos aproxima os pais. Assim, se constrói uma intimidade que evita muitos extremos. Assim, é possível que os conselhos sobre prevenção sejam colocados em prática.

Ensine o valor da proteção e como se faz, assim a saúde ocular infantil será preservada. Além disso, respeitar o tempo de descanso é vital para a vista se recuperar de tanta exposição à luz e às telas.

Problemas de saúde ocular infantil afeta o ensino

Mesmo com a inclusão da tecnologia nas escolas, continua sendo crucial o uso do quadro em sala de aula. Portanto, seja para descrever alguma matéria ou anotação, o professor pode solicitar alguma leitura ou cópia.

A saúde ocular infantil tem uma grande importância, ainda mais, em período escolar. Então, qualquer privação na hora de enxergar afeta no rendimento. Além disso, existem outras barreiras que confundem a descrição, como disciplina.

Alguns alunos, por saber que não enxergam bem, passam a sentar nas primeiras carteiras. Mas, existem aqueles mais retraídos que demoram a relatar as dificuldades, o que acarreta atraso no avanço.

Utilizar óculos garante um conforto maior por facilitar uma visão mais ampla e definida. Assim, o incentivo referente ao uso deve fazer parte da família e da escola. Dessa forma, os alunos não terão motivos para vergonha.

Adaptação ao óculos

Muitas crianças têm problemas de vista, por isso precisam usar óculos. Contudo, por causa da timidez algumas se sentem inibidas em usá-los.

Elogiar é uma boa ação dos pais, assim passam segurança e confiança. Além disso, passa um conforto por saber que é aceita. Então, faça óculos da tendência e modernos, porque ajuda na proteção e estética.

Dicas de como manter a saúde ocular infantil

As crianças estão sempre aprendendo, por isso é importante a ajuda dos pais. Assim, um trabalho em conjunto deve fazer parte desse convívio.

Veja abaixo uma lista com dicas que auxiliam a saúde ocular infantil:

  • Estimule atividades ao ar livre;
  • Converse com seu filho;
  • Ensine o hábito de higiene;
  • Identifique sinais e sintomas;

Mantenha a atenção

Analisar as atitudes das crianças é útil para a saúde ocular infantil. Ainda assim, vale praticar as dicas de prevenção, como por exemplo manter as mãos limpas e não coçar os olhos. 


Caso tenha doenças é essencial seguir os tratamentos até o fim. Aliás, nunca despreze o uso do óculos, porque podem corrigir os problemas mais comuns. Com cuidado tudo ficará bem, basta ter atenção e paciência com os pequenos.


Comentários