Higienizar suas lentes

Quanto tempo para manter e higienizar as lentes sem riscos

Deixar de higienizar suas lentes de contato prejudica a saúde dos olhos, portanto é essencial seguir uma rotina de limpeza.

A solução continua sendo a principal forma de manter os cuidados adequados das lentes, então siga as instruções para prolongar o uso.

Quais os riscos de não higienizar suas lentes de contato

Criar o hábito de higienizar suas lentes, mostra que ser saudável compensa. Porque, não é uma questão de estética e sim de saúde.

A limpeza serve para evitar infecções que podem acarretar em um problemas graves. Doenças oculares podem ser evitadas e a higiene é o principal fator para se blindar das bactérias e micróbios.

O autocuidado tem a intenção de prevenir, portanto, insistir em uma prática faz toda a diferença. Assim, o soro fisiológico de ampola só deve ser usado em caso de urgência, porque contém sal que resseca a lente. 

O grande risco em não limpar de modo correto as lentes é contrair infecções e alergias sérias nos olhos. Então, todo cuidado é pouco 

Como higienizar as lentes de contato

A melhor maneira de limpar as lentes de contato é usando uma solução adequada. Além disso, não é indicado usar água. 

Confira abaixo quais as melhores marcas de solução para higienizar suas lentes de contato:

  • Aqua clean – limpeza;
  • Renu – multiuso;
  • Opti-free – proteínas
  • Alcon – umidificante;
  • Clearlens – conservadora.

O importante é manter a lente hidratada dentro do estojo. Dessa forma, a lente fica hidratada. Além disso, a solução possui substâncias que protegem contra bactérias.

Melhor maneira de higienizar suas lentes e trocar o estojo

Os cuidados para higienizar suas lentes devem ser adequados a cada uma. Ou seja, deve seguir um passo a passo que se enquadre com o seu tipo específico.

Com as mãos limpas e secas, use a solução indicada e troque o líquido do estojo em todas as vezes. Logo após, esfregue com os dedos nas palmas das mãos para remover sujeiras. 

Depois enxague e limpe o estojo jogando a solução antiga fora e repondo com uma nova. Então, faça esse procedimento pelo menos 2 x ao dia.

Lembre-se de repor o estojo da lente de tempos em tempos, sem ultrapassar três meses. Entretanto, nunca lave com água nem saliva e promova mais conforto aos seus olhos.

A importância de lavar as mãos

Higienizar as mãos tem um grande poder contra o contágio de doenças. Por isso, é necessário lavar sempre que possível. Aliás, esse hábito banal evita a passagem de vírus.

Usar sabão na lavagem eleva o potencial da limpeza, porque as moléculas do sabão se envolvem com os micróbios da pele e causam uma interrupção quando levadas com a água.

Soluções para cada tipo de lente

Levando em conta todas as opções de soluções que existem é preciso focar nas mais eficientes. Veja a seguir, quais as funções cada uma tem na limpeza:

  • Multiação –  enxágua, assepsia  e lubrifica;
  • Enzimáticos – remove proteínas e lipídeo;
  • Surfactantes – descola excesso de gordura.

Então, não deixe de sempre higienizar suas lentes de contato. Mantenha conservada, assim, ficará agradável de utilizar.

Quanto tempo para manter e higienizar as lentes sem riscos

A duração de uma lente de contato depende do cuidado da pessoa. Contudo, as lentes tem o tempo de duração que é curto.

Existem as descartáveis que duram 1 semana, as mensais que tem valias variadas, de 30 dias a 1 ano. Entretanto, o indicado para se manter as lentes é dentro do período fixado a partir da abertura do recipiente.

Se insistir no uso após a validação, pode ocorrer infecção da vista, em casos graves, até a cegueira. Manter as lentes no estojo durante a noite ajuda na lubrificação. Assim, os olhos terão um descanso. Além disso, nunca durma de lente.

Higienizar suas lentes de contato todos os dias para diminuir os riscos de contágio. Assim, até o uso do colírio deve ser consciente, usando apenas um umidificador. Enfim, as lentes de uso prolongado podem ser usadas à noite por um tempo definido.

Tipos de lentes

A variedade de lentes de contato no mercado são muitas. Mas, deve manter o foco na prescrição médica além da aparência. Veja alguns tipos de lentes e para que servem, confira a descrição:

  • Rígidas – correção de grau;
  • Estética – cobrir catarata e alterar a cor dos olhos.
  • Gelatinosa – miopia, astigmatismo e hipermetropia;

A troca da lente deve ser feita no prazo certo, portanto até o descarte tem data. Além disso, os modelos seguem um objetivo relevante, para saber mais confira alguns modelos:

  • Multifocal – visão de perto e longe;
  • Cosmética – decorativa;
  • Esférica – correção da parte óptica.

Siga uma rotina na hora de higienizar suas lentes

Quem faz uso de lentes de contato por falta de opção sofre por dependência. Aliás, só pode retirar para dormir, assim, garante um descanso aos olhos.

Sempre guardar as lentes dentro do estojo com a solução específica, para higienizar suas lentes. Mantenha as mãos limpas quando for tirar ou colocar as lentes. Sempre, confira com atenção a data de validade.

O dia a dia tem várias alterações então, é importante ter sempre à mão um colírio umidificador. Ainda mais, para quem passa muitas horas no ar condicionado ou se for tirar um cochilo rápido.

Quando for à praia ou piscina use lentes descartáveis com proteção UV. Porque, são mais indicadas por serem práticas e evitam contágio.

Se ocorrer qualquer coisa fora do normal, opte por usar o bom e velho óculos de grau. Além disso agende uma consulta ao seu oftalmologista com urgência

Consultas regulares ao oftalmologista

Toda prevenção referente ao uso de lentes de contato, precisa passar pelo médico. Porque, é ele quem informa o grau correto. Assim, elimina os erros na hora de definir o grau, por ser diferente dos óculos.

Então, é vital o auxílio profissional. Os ajustes serão feitos com ocorrência nos resultados de exames. Será testado o olhar em gráficos até encontrar a lente ideal.

Previna-se

Chegamos ao fim desse artigo com a certeza que depende muito mais da força de vontade do que dos produtos comprados. Enfim, valorizar a vida deve vir em primeiro lugar.

Não importa por quanto tempo, porque o que vale são as atitudes de prevenção. Portanto, higienizar suas lentes de contato é uma ação que antecipa algum mal. Assim, protege a saúde dos olhos, por meio de medidas antecipadas.

Pode ser que não impeça a chegada da doença. Contudo, com certeza vai amenizar os sintomas e efeitos.


Comentários