cílios

Conheça os melhores truques para cuidar dos cílios

Os cílios são muito importantes para proteger e cuidar da saúde ocular. Já que, são o que impede que substâncias, como a poeira, entrem em contato com os olhos. Dessa forma, eles são a “linha de frente” da proteção dos olhos.

Contudo, isso não quer dizer que esses pelinhos não precisem de proteção, na verdade é exatamente o contrário. Por isso, conheça um pouco mais sobre eles e entenda como mantê-los seguros dos males do dia a dia.

Conheça a principal função dos cílios

Todos os pelos do corpo humano servem para proteger alguma região em específico. Sendo assim, os cílios são os pelos protetores dos olhos humanos. Já que, eles defendem a visão ocular de poeiras e microrganismos que podem cair no olho. 

Eles também têm funções contra insetos, auxiliando como sensores alertando o cérebro sobre o perigo. Assim, as pálpebras se fecham e um perigo é evitado. Portanto, sem eles o olhar humano seria constantemente ameaçado.

A quantidade de pelos guardiões da visão

Todos têm, em média, cerca de 100 a 150 de pelos guardiões da visão. Visto que, eles estão sempre crescendo. Desse modo, cuidar de todos os fios que nascem por ano, é uma importante decisão para os seus olhos.

Confira quais as complicações que eles podem passar

Como os cílios são a “linha de frente” dos olhos, eles acabam passando por diversas complicações. Já que, são expostos todos os dias as mais diversas situações. Por isso, conheça um pouco mais sobre os riscos que eles correm.

1. O que causa a queda deles

A cada quatro meses, os fios antigos caem e nascem novos no lugar. Contudo, quando essa queda é extrema e começam a surgir falhas, isso passa a ser um problema grave para a saúde, a alopecia ciliar. Algumas causas para isso, são:

  • Alergia a produtos estéticos, como maquiagem;
  • Inflamação nas glândulas da pálpebra;
  • Falta de nutrientes no corpo;
  • Doenças autoimunes.

Além disso, é preciso entender que essa queda ocorre, na maioria dos casos, pelo uso excessivo de máscaras de cílios à prova d’água, delineador e qualquer produto que tenha alergia ou esteja fora da validade.

2. A descamação dos cílios

Essa descamação, em geral, ocorre em dias frios e com pessoas que têm a pele oleosa e olhos secos. Já que, quando a umidade do ar baixa,  a região fica vermelha, coça, aparecem crostas e começa a descamar.

Outro fator que pode provocar essa descamação é o uso abusivo de cosméticos, como cremes, conservantes ou maquiagens. Visto que, isso pode ser um fator de contaminação por bactérias ou fungos.

Os perigos das extensões e dos cílios postiços 

A extensão de cílios consiste em colocar fios sintéticos ou de seda por cima dos fios naturais. Dessa forma, eles devem ser usados em um único dia e depois é preciso descartá-los.

Todavia, o uso constante disso pode causar queda e por consequência deixar o olhar exposto à bactérias e fungos. Por isso, use apenas produtos apropriados e jamais use sem que os fios estejam higienizados.

Além disso, tenha certeza de que a cola é adequada e nunca utilize duas vezes os mesmos fios de extensão. Já que, eles acumulam sujeira e a cola usada na vez anterior.

Os principais cuidados com os cílios

Agora chegou a parte mais importante disso tudo, como cuidar dos cílios e mantê-los saudáveis. As dicas abaixo são fundamentais para o cuidado desses fios que são tão importantes para a saúde ocular. Por isso, leia com atenção:

  • Lave eles e as pálpebras  todos os dias com shampoo ou sabonete neutro;
  • Não durma com maquiagem, sem remova com demaquilantes ou água micelar;
  • Lave as mãos se quiser tocar nos olhos, para não levar sujeira ao olho;
  • Jamais use máscaras à prova d’água todos os dias;
  • Invista em sérum para os fios, com uso para alongar ou dar volume;
  • Não importa o que aconteça, não coce ou esfregue os olhos.

Todos esses cuidados foram listados com o intuito de te ajudar a proteger um dos elementos mais necessários para a segurança dos seus olhos. Dessa forma, siga pelo menos dois ou três deles e garanta cílios mais saudáveis.

A alimentação também é importante

Outra medida muito importante para cuidar desses fios é a alimentação. Já que, de modo geral, todos os pelos do corpo humano precisam de certos nutrientes para estarem saudáveis. Dessa forma, com os pelinhos da pálpebra não seria diferente.

Por conseguinte, alimentos ricos em vitamina D e E, selênio, complexo B, zinco, ferro e proteínas, são vitais para ter fios saudáveis. Contudo, tanto a falta quanto o excesso podem causar a queda. Então, seja inteligente e tenha moderação.

Como ter cílios grandes com a bimatoprosta

Existem diversos truques para fazer os cílios parecerem maiores do que são de fato. Como o rímel e curvex. Todavia, estas formas não fazem os fios crescerem e aumentarem de tamanho, mesmo que por um tempo limitado o resultado seja incrível.

Por esse motivo, existe uma solução chamada bimatoprosta que é usada para fazer os fios crescerem mais rápido. Dessa forma, é bastante indicado para quem tem poucos pelos nas pálpebras. Já que, aumenta a espessura e a quantidade deles.

Contudo, o produto só deve ser usado após a avaliação de um profissional dermatologista. Visto que, pessoas alérgicas e com qualquer outra complicação no olho não devem usar essa técnica.

Entenda como usar a bimatoprosta

Depois de limpar bem a pele, tirando maquiagens, as lentes de contato e qualquer sujeira, aplique uma gota do produto na pálpebra de cima. Dessa maneira, o produto entrará em contato direto com a pele.

Contudo, o excesso deve ser retirado da pálpebra pela margem. Para que não corra para dentro do olho. Assim, existem riscos menores na aplicação do produto nos cílios. Algumas outras instruções são:

  • Descarte os aplicadores depois de usá-los uma vez;
  • Respeite a bula e a validade;
  • Aplique apenas em um intervalo de 24 horas.

Todo cuidado é pouco, visto que, se usada de forma incorreta pode causar hiperpigmentação na região das pálpebras e problemas de saúde nos olhos.

Você cuida, seus cílios agradecem

Nas dicas acima, você conheceu alguns métodos para cuidar dos cílios e algumas formas de evitar os transtornos que podem acontecer com eles. Por isso, siga as dicas e cuide desses fios que protegem os seus olhos todos os dias.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *