Cegueira é hereditária?
Muitas pessoas acreditam que a cegueira é hereditária, somente. Porém, ela pode ser consequência de outras doenças que são hereditárias. Por exemplo, portadores de doença ocular hereditária que leva à esta condição.
Algumas doenças oculares hereditárias podem passar de pais para os filhos. Bem como, acontecem mutações no DNA de maneira aleatória. Ou seja, podem alterar a formação de alguma parte do olho e levar à cegueira.
Como saber se a cegueira é hereditária?
A primeira coisa para observar é se na família há casos de deficiência visual. Ou seja, isso pode ser um indicativo de doenças oculares hereditárias. Mas, antes de qualquer conclusão, consulte um bom médico.
Veja quais as doenças oculares hereditárias, aquelas passadas de pais para filhos, mais conhecidas:
- Daltonismo e Miopia;
- Catarata Congênita;
- Glaucoma Congênito;
- Retinose Pigmentar;
- Síndrome de Usher;
- Distrofia de Cones e Bastonetes;
- Amaurose Congênita de Leber (ACL);
- Ceratocone, Glaucoma e Ametropias.
Estima-se que possam existir mais de quatro mil tipos de doenças hereditárias. Além disso, cerca de um terço delas pode afetar de alguma forma os olhos. Ou seja, há aquelas que podem mesmo causar a perda de visão. Assim, a cegueira é hereditária.
Dada a importância, mais uma vez, de buscar profissionais qualificados que façam o correto diagnóstico. Ou seja, não se desespere com conclusões precoces feitas por quem não entende do assunto.
E as mutações no DNA podem levar a cegueira hereditária?
As mutações no DNA também podem causar cegueira. Ou seja, como uma receita de bolo que dá as instruções para produzir proteínas. Assim, se ocorre um “erro” (mutação), seria como pular uma etapa da receita. Logo, mudamos a produção do bolo (as proteínas).
O funcionamento e formação da visão e dos olhos necessitam de várias partes do DNA. Ou seja, a receita é extensa e um pequeno erro pode gerar alterações em estruturas. Por exemplo, ACL que acontece por causa de mutações no DNA e gera problemas na retina.
A cegueira é hereditária devido a mutações quando os pais transmitem aos filhos. Bem como, podem aparecer de forma aleatória durante a formação do bebê. Ou seja, pode surgir ou ter relação com os pais.
Ponto importante da hereditariedade
Nem toda doença ocular que pode causar cegueira é hereditária. Ou seja, o pedaço do DNA com a mutação deve estar presente nas células germinativas. Portanto, o óvulo e/ou espermatozóide devem conter a mutação para ser hereditária.
Com isso é dada a importância do profissional conhecer as doenças oculares hereditárias. Ou seja, analisar a possibilidade do diagnóstico precoce e possíveis tratamentos. Bem como, entendimento como um todo das doenças.
Quando a cegueira é hereditária há exames para fazer o diagnóstico?
Para definir se a cegueira é hereditária, testes genéticos são necessários para a afirmação. Ou seja, os chamados mapeamentos genéticos que analisam os genes (pedaços do DNA). Porém, são testes com valores elevados e devem ser solicitados pelo médico.
Quando a criança nasce realiza-se o teste do olhinho para analisar alterações. Assim, analisa o quanto antes se há algum problema nos olhos. Bem como, faz o diagnóstico e pode iniciar o tratamento o mais cedo possível.
O segredo de tudo é buscar profissionais qualificados e seguir suas recomendações. Afinal, saber que pessoas cegas são capazes de fazer tudo e merecem respeito.
Deixe um comentário