Lentes sob medida

Use lentes sob medida para alcance do grau adequado

As lentes sob medida são usadas quando o oftalmologista aponta uma utilidade específica, ou seja, para se ajustar a visão de cada pessoa.

Essa adaptação é aprovada para tratar doenças que podem afetar os olhos. Então, podem ser lentes gelatinosas ou rígidas.

Existem lentes de contato sob medida para correção de doenças

Os médicos receitam as lentes sob medida para garantir uma boa oxigenação para a córnea. Bem como, auxiliar na hora de decidir qual a lente ideal para cada usuário.

As funções são adequadas na correção das doenças oculares, porque se encaixam com mais facilidade, confira algumas doenças abaixo:

  • Astigmatismo – curvatura errada;
  • Miopia – foco incorreto;
  • Hipermetropia – erro de refração.

Todos esses problemas de visão podem ser corrigidos, por meio de cirurgia. Então, usar óculos ou lentes de contato ajudam a frear o progresso da doença. 

A correção é feita por lentes e a escolha em ter armação ou não é devido a estética, assim, a decisão vai ser individual. 

Rígidas ou gelatinosas

Levando em conta as diferenças, vale ressaltar que as mais hidratadas e flexíveis são as gelatinosas, devido seu material ser a base de polímeros.

As lentes rígidas atingem os graus mais elevados para reparo, dando mais conforto e nutrição para a vista por ser um produto sólido.

Enfim, ambas possuem bons atributos, a decisão está na que mais se aplica ao distúrbio e para a finalidade que será usada. Portanto, não existe a mais ideal e sim qual vai se adequar melhor.

Qual o descarte ideal 

Os descartes são vitais para saúde dos olhos, então respeitar a validade faz parte das quatros formas de uso indicado, diário, quinzenal, mensal e anual. 

Portanto, o mais seguro é jogar as lentes no lixo comum. Porque mesmo sendo recicláveis precisam evitar a poluição nos mares por não serem biodegradáveis.

Quando o oftalmologista indica lentes sob medida como proteção

Os médicos têm o costume de indicar lentes de contato para pessoas que não querem usar óculos. Aliás, é uma maneira de manter a estética e corrigir o problema de vista.

A adaptação é uma dos pontos que é levantado nas consultas. Porque as rígidas podem demorar até semanas para ficar confortável, já as gelatinosas por serem de plásticas tornam-se mais rápidas.

O exame feito para ajuste da lente de contato, faz a medição devida para cada olho. Além disso, é visto por gráfico como anda a saúde ocular e erros de refração. 

A curvatura vai de acordo com cada olho. Bem como, resultado, de todas as informações obtidas será definido qual a melhor opção de lente, que deixará a visão mais nítida e confortável.

Diferentes tipos de plásticos

O material das lentes de contato são variados, alguns possuem substâncias PMMA e outras Rgp de gás permeável. Veja a seguir os mais comuns:

  • Acrílico;
  • Hidrogel;
  • Silicone.

As lentes Rgp ou Gp permitem mais circulação de oxigênio e bem-estar para os olhos. Ainda assim, contém técnica contra miopia, hipermetropia e astigmatismo.

Usar lentes sob medida para alcançar o grau adequado

Para tirar as medidas básicas da lente de contato o oftalmologista deve seguir alguns meios. Por exemplo, os parâmetros da curvatura, dose e tipo das lágrimas. Além disso, o tamanho da íris na vertical e horizontal.

A medição por meio do exame de ceratometria capta o grau certo da curva da córnea, bem como classifica qual será o grau. Assim é viável qual matéria será apropriada para definir e a duração.

Descubra abaixo o que é vital para confirmar as medidas do olho direito e esquerdo e como se definir o grau de refração:

  • DHVI – diâmetro horizontal e vertical da íris;
  • DVVI – diâmetro vertical visível da íris e pálpebras;
  • DP – espaço do centro pupilar;
  • DNP – distância naso-pupilar.

Por isso é essencial que as medidas sejam precisas. Porque, até as pálpebras devem se ajustar ao tamanho da lente para evitar infecções e promover saúde.

Não descuide da higiene

A higiene ocular deve começar pelas mãos que precisam ser lavadas sempre antes de tocar o rosto. Contudo, se usar maquiagem remova toda com sabão neutro, gaste um tempo a mais nos cílios e pálpebras.

Para se proteger no dia dia use óculos escuros, aliás, se o tempo estiver seco utilize colírios lubrificantes. Sempre use a solução devida em caso de lentes de contato e por fim, qualquer incômodo procure um oftalmologista.

Receita para óculos e lente

O grau dos óculos são diferentes da lente de contato, por isso é crucial o auxílio médico. Além disso, a avaliação é mais precisa, por conta da distância que os óculos ficam dos olhos e da lente, porque fica em contato direto na córnea.

Essa diferença calcula-se por graus e a outra por eixos. Então, são necessários testes que provem a adaptação. 

Lentes de contato Multifocais

Uma das vantagens de usar as lentes de forma saudável são as mudanças positivas no visual. Além disso, as lentes multifocais indicam-se para práticas de vista cansada, porque ajudam a enxergar melhor para longe e perto.

Para manter a qualidade da visão,conserve sempre uma iluminação oportuna. Assim, a correção de todos os focos está segura e não desista durante o período de ajuste.

O que é monovisão

É uma solução para corrigir a presbiopia, porque contém o foco para perto e para longe. Dessa forma, as lentes de contato ficam com graus definidos em cada olho, direito e esquerdo.

Por exemplo, uma lente para enxergar  longe por meio do olho dominante e o outro para perto. Ainda assim, essa técnica permite uma adequação da visão balanceada.

Respeite sua visão

Conforme cada fase da vida muda, percebe-se que muita coisa usou-se à toa, porque, nem tudo cai bem para todos. Então, é importante se conhecer e saber até que ponto vale a pena seguir uma tendência.

Usar a lente de contato é fácil, até aparecer alguma alergia ou desconforto . Além disso, tenha em mente que cada olho pede um tipo de lente e indica qual o tempo de tolerância. Sempre, entenda os sinais e não insista se for prejudicar sua saúde.

Fique na medida

Não prejudique seu olho, nem cometa erros ou conte com a sorte, na dúvida sempre escolha lentes sob medida. Assim, se quiser trocar os óculos por lentes de contato marque uma consulta antes ao oftalmologista.

Veja quais as condições das córneas e entenda como será a adaptação. Além disso, estenda o cuidado da saúde para evitar qualquer dano.


Comentários