Diagnósticos de miopia

Descubra a causa do aumento nos diagnósticos de miopia na pandemia

É fato que os diagnósticos de miopia aumentaram em meio a pandemia. Mas, existe uma causa para tudo isso e você pode descobri-la ao ler este artigo. Uma vez que aqui você encontra tudo explicado sobre como isso aconteceu.

Os médicos indicam algumas maneiras de evitar que isso aconteça. Então, nas próximas linhas você pode encontrar quais são elas. Por isso, continue lendo até o final.

O que é a miopia?

É um erro na forma como a luz entra no globo ocular. Ou seja, o formato dos olhos de um míope é um pouco mais achatado do  que o normal. Por isso, a formação das imagens se dá de modo desfocado.

O normal seria que os objetos se formassem em cima da retina. Mas, nos míopes, eles ficam antes desse órgão. Então, ela transmite as informações do nervo óptico para o cérebro, porém a imagem fica turva.

 Uma pessoa com essa condição de saúde não consegue enxergar de longe. No entanto, quando o objeto está perto, não há problema.

Sintomas de miopia

O principal sintoma de um míope é não conseguir ver coisas que estão de longe. Além disso, um costume muito comum de quem tem essa doença é semicerrar os olhos. Porque isso faz com que ela consiga ver um pouco melhor objetos distantes.

É muito comum que o diagnóstico de miopia venha logo quando se é criança. Pois, as professoras logo percebem quando o aluno não conseguem enxergar o quadro. Então, comunicam os pais e eles levam o menor ao oftalmologista.

Podem piorar com o tempo

Com o passar dos anos, a tendência é que essa doença piore. Por isso, os médicos aconselham trocar de óculos ou lentes de contato a cada 6 meses. Mas, tende a se estabilizar aos 20 anos, quando pode fazer a cirurgia de correção.

Existem outros sintomas para essa condição, por isso você vai ver alguns abaixo. Caso se identifique com algum não precisa de desespero. Porque os diagnósticos de miopia precisa vir do médico, também, um simples óculos de grau pode resolver.

  • Fadiga ocular;
  • Dores de cabeça;
  • Dor nos olhos;

O que causam os diagnósticos de miopia

Não se sabe de forma exata qual a causa da miopia. Uma vez que depende de diversos fatores, tanto genéticos quanto ambientais. Porém, pessoas com histórico familiar da doença têm maior probabilidade de ter.

Fatores genéticos que causam diagnósticos de miopia

Você já viu neste artigo que o principal fator para os diagnósticos de miopia é o genético. Então, isso se dá por causa de uma alteração na córnea. Assim, afeta o formato do olho e por consequência a formação das imagens.

Fatores ambientais

Diversos especialistas defendem que alguns fatores ambientais podem desenvolver a miopia. E um deles é a alta exposição a luzes artificiais sobretudo de computadores e celulares. Já que eles podem cansar o músculo dos olhos.

No período de pandemia que o mundo enfrenta, os diagnósticos de miopia aumentaram. Justamente por causa desses aparelhos eletrônicos e a luz que eles transmitem. Logo, mais abaixo, nos próximos tópicos você vai entender melhor sobre isso.

A pandemia aumentou os diagnósticos de miopia?

Segundo o Conselho de Oftalmologia do Brasil, mais de 70% dos médicos relatam esse aumento. Uma vez que a tecnologia passou a ser um importante aliado neste período de pandemia. Principalmente para trabalho e estudos.

Só que para algumas pessoas, ela se tornou o vilão. Haja vista que você já viu nas linhas anteriores que a luz artificial pode prejudicar as vistas. 

O pedido por cirurgias refrativas também aumentou nesse momento de crise. Assim, esse é o procedimento para corrigir a condição dos míopes.

Como são feitos os diagnósticos de miopia

A consulta a um oftalmologista é o primeiro passo para saber se você tem essa condição. Além disso, existem diversos meios de fazer os diagnósticos de miopia. Então, abaixo você vai conhecer alguns deles.

  • Teste de refração;
  • Acuidade da visão de perto e de longe;
  • Exames de retina, mácula e do nervo óptico;
  • Medir a pressão do globo ocular;
  • Testes de cores.

Outro problema de visão que a pandemia agravou

Com o uso das máscaras algumas outras doenças oculares também aumentaram. Porque elas acabam por deixar o rosto abafado. Logo, fica mais fácil de bactérias e fungos atingirem as vistas. 

De acordo com a Sociedade de Oftalmologia, a síndrome do olho seco cresceu de 40% a 50%. Tudo isso por causa do uso das máscaras de proteção contra o covid. Então, percebe-se que alguns cuidados são essenciais.

Para evitar que tais doenças possam te acometer, algumas práticas são necessárias. Com isso, uma delas é evitar o uso de uma mesma máscara por mais de 3 horas. Além disso, lave o rosto de uma a duas vezes por dia.

O que os médicos dizem

Os oftalmologistas atestam que o número de diagnósticos de miopia aumentou. E isso é algo preocupante entre a população. Porque aponta uma “fragilidade” ocular que no futuro pode se tornar uma doença pior. 

Cuidados básicos com a saúde das vistas podem ser eficazes nessa questão. Por exemplo, você não deve ficar mais de 3 horas seguidas por dia em computadores. Uma vez que eles podem prejudicar os seus olhos como você já viu.

Ter uma alimentação saudável também pode ser bom para a sua visão. Por isso, procure comer coisas que fazem bem para os olhos. Como algumas frutas as quais possuem vitamina A.

Essa é uma das principais responsáveis por manter os olhos com a saúde em dias. Mas, existem outras que você pode pesquisar inserir no seu cardápio.

Quais as precauções para evitar diagnósticos de miopia

Alguns cientistas indicam que existem atitudes que podem reduzir os diagnósticos de miopia. Um exemplo disso é a prática de atividades ao ar livre como caminhadas, ciclismo ou futebol.  

Como você já viu, também, alguns alimentos podem melhorar a saúde visual. Com isso, vale a pena procurar um cardápio bom para os olhos. Assim, você evita que doenças possam acometer os seus olhos.

Entenda e evite os diagnósticos de miopia

Agora você já entendeu qual fator na pandemia aumentou o número de casos de miopia. Logo, você sabe o que fazer para evitar que isso aconteça com você e com outros. Por isso, coloque as dicas que você aprendeu aqui em prática.


Comentários