As principais tendências de sobrancelha ao longo dos anos
As tendências de sobrancelhas ao longo dos anos foram mudando. Bem como, a espessura e formatos tiveram seus padrões alterados. Além disso, entre as décadas houve influência de outros fatores como a moda e maquiagem.
Sobrancelhas são itens fundamentais na composição da maquiagem. Então, os fios bem definidos e com desenho adequado ao rosto criam uma harmonia facial. Afinal, o segredo da maquiagem é que tudo tenha equilíbrio e evidencie a naturalidade.
Tendências de sobrancelha e sua evolução
A cada década as tendências de sobrancelhas foram ganhando novas formas. Além disso, o cinema e a televisão foram grandes influências na disseminação delas. Bem como, atrizes influentes que construíram suas próprias tendências.
Um fator que merece destaque é o quanto uma sobrancelha bem feita impacta na autoestima. Ou ainda, quando está mal feita ou ocorre erro de procedimento estético.
Os avanços tecnológicos proporcionam, hoje, diferentes maneiras de cuidar dos fios das sobrancelhas. Porém, nem sempre aconteceu assim, a modificação realizava-se por meio da depilação.
Sobrancelhas durante o Império Romano
A história da sobrancelha data de tempos muito remotos. Embora, tais registros sejam difíceis de serem acessados pelo público geral. Mas, os historiadores conseguiram desvendar o histórico dos fios por meio de dados antigos.
Nessa época a raspagem era a tendência de sobrancelhas. Ou seja, a presença de fios era considerado vulgar e deveria acontecer a remoção. Assim, independente da classe social ou idade, todos deveriam estar sem fios.
Seguindo para a Idade Média e Renascimento
Na idade média os cuidados com o corpo foram deixados de lado. Aliás, os banhos eram realizados após longos intervalos de tempo. Do mesmo modo, a vaidade foi condenada e proibida pela igreja, considerada como algo pecaminoso.
Nessa época não havia tendências de sobrancelhas devido a falta de cuidados com o corpo. Ou seja, mantinha-se os fios naturais do início ao fim da vida.
Quando chega-se no período renascentista lembra-se do famoso quadro de Monalisa. Ao contrário da idade média, nesse período teve o retorno dos cuidados com os fios. Ainda mais, que a presença de pelos na mulher era considerado impuro e sinônimo de luxúria.
Períodos totalmente opostos
Em geral, entre a idade média e o renascimento ocorreu uma drástica mudança. Bem como, o quanto a igreja exerceu influência sobre as tendências de moda. Além disso, mesmo não tendo mais esse poder, há pessoas que seguem os preceitos religiosos.
O importante é sempre respeitar e não julgar as escolhas de cada pessoa. Com isso, cada um deve se sentir bem com suas escolhas e opções. Assim, estar feliz e bem consigo mesmo é fundamental.
Tendências de sobrancelhas nos anos 20
Durante os anos 20 o cinema foi o influenciador da época com grandes estrelas. Agora, as sobrancelhas voltam a ganhar destaque e atenção. Além disso, nessa época ficou marcado a raspagem dos fios, sendo feitos desenhos no lugar.
Isso acontecia para dar um ar teatral ao rosto e mostrar emoção. Bem como, formas fina, longa, arredondada, reta ou curvada para baixo, transmitindo tom dramático. Nesse sentido, as tendências de sobrancelhas da época evidenciaram olhos grandes e marcantes.
Considerava-se os desenhos nas sobrancelhas da época glamurosos. Afinal, volta a valorização da estética feminina e cuidados consigo mesmas.
Sobrancelhas dos anos 30
O período dos anos 30 marca-se por manter a espessura fina dos anos 20. Além disso, o formato adotado foi o em U que era mais arredondado. Então, durante essa época o tom dramático mantém-se devido as sobrancelhas arredondadas e finas.
Vale destacar que mesmo passando esse ar dramático as mulheres deixavam o aspecto menos triste. Ou seja, houve quem deixou as sobrancelhas mais grossas e arqueadas com tom clássico. Então, duas tendências de sobrancelhas semelhantes com distinções sutis.
Tendências de sobrancelha nos anos 40
Nos anos 40 as sobrancelhas começam a ganhar uma espessura mais grossa. Logo, o formato arredondado perde força e os arqueados e semi-arqueados começam a ganhar espaço.
Mudanças ocorreram durante a segunda guerra mundial, e a feminilidade era algo que a mulher deveria manter. Ou seja, o batom e as sobrancelhas mais grossas e arqueadas foram um marco. Bem como, tinham um desenho mais grosso no início e afinado no fim.
Quando chegou o fim da segunda guerra mundial as tendências de sobrancelhas ficaram ousadas. Então, os designers de sobrancelhas eram maiores, ousados e dramáticos.
Sobrancelhas dos anos 50 e 60
Durante esse período marcado pelo pós-guerra as sobrancelhas eram arqueadas, compridas e transmitiam sensualidade. Além disso, voltaram a ficar mais afinadas e houve perda de expressão. Então, isso levou a um aspecto mais apático.
Sem contar que durante esse período teve início a raspagem com lâminas. Em seguida, fazia-se um desenho com lâminas. Tal qual, considerado o terror dos designers de sobrancelhas atuais.
Ao chegar a década de 60 a arqueado é ainda mais valorizado. Ainda mais, que deixava o rosto com expressividade e usavam cores mais vivas e fortes. Bem como, uma das tendências de sobrancelhas era o tingimento e eram mais compridas.
Tendência de sobrancelha nos anos 70 e 80
Os anos 70 são marcados pela busca da naturalidade nas sobrancelhas. Nesse sentido, os fios eram mantidos grossos e definidos, ou até mesmo em excesso. Além disso, houve menor uso de lápis ou tingimentos para preencher falhas.
Pulando os anos 80 a naturalidade e sobrancelhas mais grossas são mantidas. Assim também, ocorreu influência e inspiração das estrelas de cinema, música e TV. Ou seja, os fios eram bagunçados e mantidos naturalmente.
Vale destacar que nessa época o poder e grandiosidade eram um marco. Bem como, a rebeldia e influência do rock in roll. Então, confere as tendências de sobrancelhas com pelos rebeldes, naturais e marcantes.
Anos de 1990 e 2000
Durante os anos 90 as sobrancelhas voltaram com o formato mais fino e arqueado. Porém, aparentavam um aspecto mais limpinho, deste pelos quando comparado com os anos 80. Apesar disso, mantinha-se os fios para preservar a naturalidade.
Uma das tendências de sobrancelhas dos anos 2000 era não remover tanto os fios. Mas, a espessura mais fina ainda era algo forte e presente no estilo das estrelas de cinema. Apesar disso, deixavam com um côncavo marcante e comprimento mais curto.
Tendências de sobrancelha de 2010 até os dias atuais
De 2010 para cá ocorreu uma busca por respeitar e manter o formato natural das sobrancelhas. Ou seja, mesmo marcadas e modeladas a forma e espessura mantém-se.
Com os avanços tecnológicos na área da estética, a busca atual é por corrigir falhas. Além disso, manter o rosto harmonioso com tudo que o compõe. Afinal, na selfie tudo deve estar em seu devido lugar. Porém, lembre-se que o importante é estar bem consigo mesmo.
Deixe um comentário