Síndrome de Usher

Síndrome de Usher causa prejuízo na visão e audição

Síndrome de Usher é uma doença hereditária que causa perda total ou parcial da audição e diminuição da visão. Então, seus sintomas variam e podem causar confusão com outras doenças.

A síndrome de Usher causa prejuízo na visão e audição

Essa doença causa alguns danos irreversíveis e pode detectá-los na infância ou evoluir na adolescência e na fase adulta. Dessa forma, os olhos e os ouvidos são os afetados.

Os sintomas costumam surgir como a perda gradual ocular. O diagnóstico precoce ajuda no tratamento adequado com o oftalmologista. 

Com isso, oferece melhor qualidade de vida. Aliás, os graus da disfunção dividem-se pela sua variedade, confira abaixo:

  • Grave: a partir do nascimento, causa cegueira noturna e perda da audição e equilíbrio;
  • Moderada: a partir da adolescência, com surdez leve e sumiço da visão tardia;
  • Leve: se adquire no decorrer da vida, aliás, a perda auditiva e visual só progride mais tarde.

Em todos os casos os sinais podem variar de acordo com o surgimento e os estágios que ocorrem. Por isso, existem alguns cuidados paliativos que podem ser usados, como cirurgia, óculos e aparelhos auditivos.

Método tátil

O sistema sensorial tem o processo do toque, em que é sentido com as mãos a percepção das coisas que captam sensações e estímulos. A seguir, veja os sistemas que, por meio do tato, permitem práticas de conversa.

  • Libras – língua de sinais;
  • Braille – código de leitura e escrita.

Todas as técnicas que facilitam hábitos comuns como ler, escrever e dialogar são bem-vindas para garantir uma evolução constante.

A síndrome de Usher é uma doença hereditária sem cura

Essa condição médica é rara e causa degeneração ocular e surdez. Então, no caso desta doença a retinose pigmentar pode ser rigorosa, moderada ou leve. Bem como, pode acontecer o progresso cedo ou ser tarde.

Os sinais e sintomas são diferentes em cada etapa e são vistos no decorrer dos anos. Além disso, a visão periférica passa a se tornar centralizada e a surdez ocorre no ouvido interno.

Para amenizar os sintomas da doença, por não existir cura, aposta-se em outros caminhos. Assim, conheça algumas vitaminas que fazem parte da terapia nutricional:

  • Vitamina A: atrasa a degeneração ocular;
  • Ômega 3: expande o efeito da vitamina A no sistema.

Os portadores de RP são detectados ao nascer ou são submetidos a exames auditivos e visuais para saber a presença da síndrome. Portanto, esses exames avaliam a quantidade e o campo de visão afetado.

Óculos inteligentes

A tecnologia está inovando a vida dos deficientes visuais e permitindo autonomia. Além disso, os óculos inteligentes escaneiam, fotografam e alteram textos e números para áudio e passam a informação, por meio de um fone de ouvido.

Aparelhos e implantes

Quando a perda é moderada é possível usar a opção de aparelhos auditivos. Entretanto, para perda total existe a cirurgia de implantes cocleares. As opções servem para reabilitar o indivíduo, ou seja, melhorar a convivência em sociedade.

Troque experiências

É importante ressaltar que a síndrome de Usher é um tema que precisa ser discutido para ganhar espaço. Afinal, é essencial uma boa aplicação em pesquisas para melhorar a qualidade de vida dos portadores.

A troca de experiência contribui para o avanço. Por meio de um caminho mais curto, assim, será possível dividir as dificuldades e gerar esperança de dias melhores.


Comentários