camadas do filme lacrimal

Saiba quais são as camadas do filme lacrimal

As camadas do filme lacrimal são pouco conhecidas, mas possuem uma importância fundamental para a saúde e funcionamento natural dos olhos. Então, conheça cada uma delas e saiba quais são as suas funções.

O que é o filme lacrimal?

O filme lacrimal também é conhecido de forma popular como lágrima. Assim, sua composição é feita de células e glândulas que formam o líquido nos olhos. Dessa maneira, ele possui uma função essencial para a saúde ocular.

Na realidade, esse componente é responsável pela umidificação e nutrição dos olhos. Além disso, as lágrimas possuem o papel de combater infecções e defender a região visual contra invasores.

As camadas do filme lacrimal

A princípio, as camadas do filme lacrimal são divididas em três. Logo abaixo, conheça cada uma delas e veja a função correspondente. Acompanhe!

Camada externa ou de lipídios

Essa primeira parte é composta por lipídios e tem o poder de manter os olhos lubrificados. Assim, ela é formada pela secreção da Glândula de Meibômio e mantém a camada aquosa dentro da região ocular.

Ou seja, impede que as lágrimas caiam pelo rosto sem motivo e também controla o processo de evaporação da água nos olhos.

Camada aquosa

Agora, dentre as camadas do filme lacrimal, interna e externa, se encontra a parte aquosa. Nesse sentido, sua formação consiste em alguns componentes, tais como:

  • Água;
  • Sais minerais;
  • Complexos imunológicos.

Dessa forma, a composição da camada aquosa protege os olhos contra potenciais agentes que podem prejudicar a saúde ocular. Além disso, também possui o papel de prover a oxigenação da córnea e tornar a visão regular.

Camada interna ou mucosa

Essa parte das camadas do filme lacrimal fica mais próxima da córnea e faz contato direto com ela. Assim, é formada por glicoproteínas, que tornam a lágrima espalhada por todo o olho de maneira uniforme. 

O que afeta as camadas do filme lacrimal

As camadas do filme lacrimal estão ligadas de forma direta a toda estrutura dos olhos. Desse modo, qualquer doença, alergia ou dano causado, pode afetar as lágrimas. Logo abaixo, confira quais são os problemas mais comuns que atingem essa área:

  • Conjuntivite;
  • Queimadura;
  • Cirurgias;
  • Infecções.

Assim, a qualidade do filme lacrimal é comprometida quando a pessoa adquire alguma doença desse gênero ou realiza algum procedimento cirúrgico nos olhos. Além disso, essa parte do corpo é composta pelo sistema endócrino e nervoso.

Então, qualquer dano nesses receptores pode afetar também o processo lacrimal. Existem outros fatores que comprometem o filme, veja abaixo:

  • Poluição;
  • Muito tempo de exposição a luzes artificiais;
  • Uso de lentes de contato;
  • Clima seco;
  • Alguns medicamentos.

Portanto, esses fatores podem dificultar o funcionamento natural do filme lacrimal, o que resulta na secura dos olhos

Camadas do filme lacrimal e a síndrome do olho seco

A princípio, as camadas do filme lacrimal possuem a função principal de lubrificar e proteger a região visual. No entanto, devido a fenômenos externos que atingem a produção de lágrimas, a síndrome do olho seco pode ser desenvolvida em muitos casos.

Síndrome do olho seco

A síndrome do olho seco afeta, na maior parte das vezes, pessoas idosas. Afinal, com a idade, é comum que se perca a qualidade das camadas que compõem o filme lacrimal, devido à degeneração natural.

Porém, quando o problema surge por consequência de outros fatores, pode afetar os olhos de pessoas de qualquer faixa etária. Por isso, é preciso consultar o seu oftalmologista, se você apresentar três ou mais sintomas da síndrome, tais como:

  • Desconforto na região ocular;
  • Ardência ou coceira;
  • Sensação de areia nos olhos;
  • Prurido.

É importante tratar os sintomas, pois eles podem causar dificuldades ainda maiores, bem como vermelhidão, fotofobia e úlceras na região ocular. Por fim, a recomendação é sempre consultar um especialista, mesmo quando não apresentar problemas visuais.

Afinal, um check up dos olhos é fundamental para prevenir e tratar doenças.


Comentários