espinhas próximas aos olhos

Quais as principais causas de espinhas próximas aos olhos?

Espinhas próximas aos olhos ou na linha d’água merecem atenção. Isso porque, podem causar uma série de sintomas e afetar a visão.

Além disso, ela pode não ser uma espinha no olho propriamente dita, mas sim algum outro inchaço. Confira a seguir, um pouco sobre esses sintomas e os tratamentos indicados para esse tipo de problema.

Espinha no olho ou terçol

A espinha perto do olho, pode ser decorrente do terçol nos olhos ou hordéolo. Dessa forma, ela é uma esp[ecie de bolinha na linha d’água do olho, dentro ou ao redor da pálpebra e causa muita dor.

Como qualquer inflamação desse tipo, o terçol deixa a região afetada bem vermelha e inchada. Além disso, apresenta acúmulo de pus por conta da inflamação. Sobretudo, se você sofre de blefarite (inflamação na das pálpebras), as espinhas são bem comuns.

Calázio

Já os calázios é como um carocinho no olho parecendo uma espinha. Ele é formado no interior da pálpebra ou na base dos cílios, por conta da inflamação de uma glândula da região. Dessa forma, se torna quase imperceptível e apresenta uma pequena saliência.

Tanto o calázio, quanto o terçol costuma sumir depois de alguns dias. Mas, o terçol geralmente causa mais dor. Por fim, é importante lembrar que somente um oftalmologista pode receitar medicamentos para tratar qualquer um dos dois problemas.

Principais sintomas das espinhas próximas aos olhos

Os principais sintomas de espinha no olho são:

  • Desconforto ao piscar;
  • Coceira nos olhos;
  • Sensação de queimadura;
  • Dor na pálpebra superior ou inferior;
  • Vermelhidão;
  • Caimento da pálpebra, entre outros.

Vale ressaltar que o primeiro passo é recorrer a uma emergência com especialidade para oftalmologia. A fim de buscar o tratamento mais adequado para o seu tipo de problema.

Espinhas próximas aos olhos: causas

Pode ser espinha na linha d’água do olho ou espinha no canto do olho, qualquer tipo de infecção tem como causa a proliferação de bactérias. Contudo, elas se iniciam na região em questão quando as glândulas das pálpebras ou os folículos dos cílios ficam obstruídos.

Essas glândulas produzem uma espécie de óleo que é drenado pelos cílios. Quando isso não acontece da forma correta se dão as infecções. Além disso, confira a seguir outros motivos que podem causar esse desconforto:

  • Uso de maquiagem vencida;
  • Exposição à poeira;
  • Pouca lubrificação na região dos olhos, entre outros.

Fique atento à saúde ocular. Como também, procure sempre manter essa região protegida de agentes externos que podem ser evitados.

Tratamentos caseiros para espinhas próximas aos olhos

Como visto neste artigo, o primeiro passo é procurar um especialista para a indicação do seu melhor tratamento. Mas, há alguma medidas simples que você pode tomar em casa no caso de espinha no olho:

  • Aplicação de compressa de água morna;
  • Não use lente de contato ou maquiagem nos olhos.

A compressa pode ser usada 4 vezes ao dia, pelo período de 5 a 10 minutos. Decerto que esse processo irá reduzir o inchaço na região. Já o fato de eliminar o uso de lente de contato e maquiagem irão evitar que o quadro sofra algum agravo.

Cuide da saúde dos seus olhos

Pesquisas revelam que quem apresenta melhor saúde ocular tem mais rendimento nas suas atividades diárias. Nesse sentido, mantenha as suas consultas com o oftalmologista em dia e tome medidas práticas para manter a sua visão cada vez mais saudável.


Comentários