Mês mundial da visão

Saiba qual é o mês mundial da visão e como comemorá-lo cuidando da saúde ocular

No mês mundial da visão os lembretes para os cuidados com os olhos são muitos. Ou seja, é um período para que as pessoas reflitam sobre como estão cuidando da visão. Bem como, sobre quais cuidados ter caso esteja negligenciando os olhos.

Muitas doenças ou alterações oculares se diagnosticadas e tratadas precocemente garantem a saúde ocular. Então, para que isso seja garantido, visitas regulares ao oftalmologista são essenciais.

Qual o mês mundial da visão?

O mês mundial da visão é outubro, cuja data comemorativa é na segunda quinta-feira. Nesse sentido, o principal objetivo é levantar discussões sobre cuidados com a saúde ocular. Afinal, há pessoas que não buscam auxílio médico e não cuidam da visão.

Um dos principais grupos que não cuidam tanto dos olhos são os jovens. Ou seja, estima-se que um a cada cinco jovens nunca visitou um oftalmologista. Além disso, apenas 10% dizem ter ido ao menos uma vez, segundo dados do IBOPE.

Os dados levantam uma grande preocupação com a saúde ocular nessa faixa etária. Ainda mais, devido aos avanços tecnológicos que tornam a exposição a aparelhos eletrônicos algo constante. Afinal, os jovens são grandes consumidores desses itens.

Mês mundial da visão: visitas ao oftalmologista são muito importantes

No mês mundial da visão os jovens merecem atenção, tanto pela idade quanto pelos hábitos. Ou seja, esse grupo é composto por um número grande de pessoas, frequentemente conectadas. Ainda mais por conta de alguns fatores, como:

  • Uso constante de computadores, videogame ou tablet;
  • Uso por tempo excessivo de celulares;
  • Alguns jovens podem se considerar invensíveis ou imunes a doenças;
  • Falta de conhecimento sobre doenças oculares;
  • Exposição constante dos olhos aos raios solares;
  • Hábitos alimentares ruins.

O conjunto de fatores citados acima contribuem de forma negativa à saúde ocular. Bem como, podem aumentar as chances do aparecimento de problemas oculares. Então, buscar o oftalmologista é de extrema importância.

Pessoas acima de 50 anos devem visitar o oftalmologista

No mês mundial da visão, o grupo acima dos 50 anos também não ficou de fora. Ainda mais, que os cuidados com a visão a partir dessa idade requer atenção. Bem como, as visitas ao oftalmologista devem fazer parte da rotina de cuidados à saúde.

Não brinque com os cuidados da visão

A OMS estima que um bilhão de pessoas no mundo tem algum tipo de cegueira. Além disso, estipulam que elas poderiam ser evitadas. Ou seja, esse dado chama a atenção para o quanto é importante a prevenção e os cuidados.

No mês mundial da visão devemos refletir sobre o quanto devemos cuidar dos olhos. Assim como, fazer parte das estatísticas da OMS é algo que pode tranquilamente ser evitado. Afinal, a prevenção é a chave para ter uma visão e olhos saudáveis.

Outro ponto importante além de adquirir bons hábitos é observar a família. Portanto, notar se nos membros familiares, alguém já apresentou alguma alteração ocular. Dessa forma, a presença de alguma alteração é mais um sinal de alerta para a prevenção.

No mês comemorativo, festeje indo ao oftalmologista e cuidando da saúde dos olhos. Afinal, quem ama cuida de si e de todos ao seu redor, garantindo o bem-estar.


Comentários