olhos dos gatos

Veja 10 fatos curiosos sobre os olhos dos gatos que te deixarão surpreso

Os olhos dos gatos são cruciais para o seu estilo de vida. Sobretudo, porque eles auxiliam tanto na defesa como na locomoção ou na execução dos instintos selvagens que esse felino possui.

Por isso que pode ser útil saber alguns fatos sobre o órgão desse animal. Portanto, veja a seguir curiosidades a respeito dele que vão desde a capacidade até a verdade sobre alguns mitos da visão dos bichanos.

10 curiosidades sobre os olhos dos gatos

Os olhos dos gatos podem gerar várias dúvidas devido a várias características incomuns. Dessa forma, detalhes como o formato e o tamanho chamam a atenção. Então, veja a seguir algumas curiosidades sobre esse órgão dos felinos:

  1. O maior entre os mamíferos;
  2. Comunicação ainda em mistério;
  3. Os olhos dos gatos com um estilo espelhado;
  4. Um formato bem diferente;
  5. Terceira estrutura que conta como uma pálpebra;
  6. Cores que mudam;
  7. Visão que não é em preto e branco;
  8. Os gatos não são míopes;
  9. Olhos dos gatos com visão ampla;
  10. Visão noturna.

1 – O maior entre os mamíferos

Pode parecer difícil de acreditar, mas são os maiores olhos entre todos os mamíferos. Por exemplo, se os órgãos dos humanos fossem assim, eles teriam diâmetro de algo em torno de 20 cm.

2 – Comunicação que ainda é um mistério

Caso queira saber uma maneira curiosa de se comunicar com seu gato, pisque para ele. Porém, devem ser piscadas lentas para, em seguida, ele piscar de volta sem responder nada. Ou seja, é uma forma de se comunicar que ainda não há explicações.

3 – Os olhos dos gatos com um estilo espelhado

Todos os gatos tem, atrás da retina, uma camada que reflete a luz. Assim, o motivo dos olhos saírem brilhando em fotos com flash se dá por isso. Do mesmo modo, é algo que gera mais cores para eles enxergarem com pouca iluminação.

4 – Um formato bem diferente

O formato é outro detalhe que chama a atenção nos olhos dos gatos. Afinal, é algo que sempre passa uma ideia de que estão de mau humor. Contudo, não é bem assim, sendo um dos fatos que justifica o jeito que eles vêem.

Nos felinos, a íris possui músculos que costumam se contrair em orientação vertical. Essa ação gera uma fenda e o tecido predomina todo o globo ocular dos bichanos. Dessa forma, é outro fator que ajuda a captar mais luz e enxergar melhor.

5 – Terceira estrutura que conta como uma pálpebra

Para proteger a região de elementos estranhos e mantê-la úmida, há uma estrutura específica. Em síntese, ela é tida como uma terceira pálpebra nos felinos. Por fim, a parte mais curiosa é que dá para vê-la nitidamente quando eles abrem bem os olhos.

6 – Cores que mudam

De início, os bichos nascem com os olhos na cor azul. No entanto, ela pode mudar depois de alguns meses mas sempre mantém a característica penetrante. Além disso, a coloração está diretamente ligada ao seu pelo.

7 – Visão que não é em preto e branco

Ao contrário do que muita gente pode pensar, os gatos não enxergam em preto e branco. Porém, eles não conseguem ver a mesma quantidade de cores que os humanos. Portanto, é daí que surge esse tipo de engano.

O que acontece é que as pessoas possuem três tipos de fotorreceptores. Logo, podem ver as matrizes de cor verde, vermelho e azul. Agora, os felinos têm só duas dessas células, então, enxergam só duas fontes.

Ainda não é possível definir quais são esses tons que os bichos podem ver. Entretanto, a maioria dos pesquisadores crê que são vermelho e azul. Assim, objetos na cor verde aparecem em tom cinza na visão desses animais.

8 – Os gatos não são míopes

Outro equívoco comum é achar que os olhos dos gatos tem miopia. Todavia, não é bem uma verdade, apesar deles não terem o mesmo alcance de visão dos seres humanos.

Para ilustrar essa questão, pode-se dizer que seu sentido é 20/100. Ou seja, enquanto você enxerga 100 metros com nitidez, eles enxergam 20 e além disso, fica embaçado. Contudo, isso não significa um problema de saúde, é apenas seu estado natural.

E esse fato não impede nenhum dos felinos de viver a sua vida de forma saudável. Afinal, eles têm um conjunto de sentidos que trabalha em harmonia. Dessa maneira, eles conseguem ser aqueles bichos acrobatas e muito ágeis que todos conhecem.

9 – Os olhos dos gatos tem visão ampla

A visão dos olhos dos gatos não chega a ser quase 360º como a dos coelhos. Porém, não é tão curta, sendo um pouco mais ampla do que a dos próprios humanos. A princípio, ela vai além dos 180º de capacidade que cada pessoa tem para ver.

O ângulo, então, do campo de visão desses bichos é de 200º. Em síntese, é um atributo que eles herdaram dos seus antepassados, que eram predadores efetivos. Do mesmo modo, eles ainda mantêm outras características e as usam durante o seu cotidiano.

10 – Visão noturna

Não é por acaso que os felinos têm hábitos noturnos. Sobretudo, enxergar bem a noite é crucial para se movimentar e fazer outras coisas. A princípio, vale voltar para o tópico três, que trata da camada de nome tapetum lucidum nos olhos dos gatos.

Pois bem, esse detalhe é o que ajuda os bichanos a ver muito bem. Dessa forma, esse atributo possui muitos bastonetes, célula que capta a luz do ambiente. Como resultado, eles são capazes de enxergar melhor com pouca luz em vários locais.

Essa é a razão dos órgãos deles se parecerem com faróis quando vistos à noite. Ou seja, são só os seus olhos refletindo toda a luz que captam enquanto passeiam pelos lugares.

Quais doenças podem atingir os olhos dos gatos

Os olhos dos gatos não estão livres de problemas e podem ter várias doenças. Porém, cada uma apresenta os seus sintomas e há como tratar com o médico. Então, veja quais são essas condições para saber o que fazer quando notar algo diferente no seu pet:

  • Glaucoma e Conjuntivite;
  • Catarata, Uveíte e, por fim, Terçol.

O que fazer nesses casos

Ainda que você suspeite de algo, não faça nada precipitado e procure um veterinário capacitado. Assim, ele poderá examinar o bicho e passar um diagnóstico mais preciso, bem como o tratamento.


Comentários