riscos do diabetes para os olhos

Conheça melhor a campanha que alerta sobre os riscos do diabetes para os olhos

Há vários riscos do diabetes para os olhos, principalmente com a doença fora de controle. Dessa forma, ela pode gerar vários problemas na região e muitos deles tornam-se muito graves.

Uma campanha, no entanto, surgiu para alertar a população sobre esses possíveis distúrbios. Portanto, veja no artigo a seguir alguns detalhes a respeito deles o que fazer para tratá-los.

Os reais riscos do diabetes para os olhos em campanha

Em 14 de novembro se comemora o Dia Mundial da Diabetes. Agora, mesmo que a data já tenha passado, a campanha segue valendo a pena lembrar. Em síntese, ela foi resultado de uma parceria entre três frentes:

  • SBD – Sociedade Brasileira de Diabetes;
  • SBRV – Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo;
  • Allergan – que pertence a AbbVie, biofarmacêutica de renome.

O objetivo dessa ação é alertar as pessoas sobre os riscos do diabetes para os olhos. Dessa forma, ela trata de tópicos cruciais para cuidar da saúde ocular, ainda mais se levar em conta que essa doença é uma das que mais causa cegueira na faixa de 20 a 60 anos.

Mais pontos dessa campanha:

Outro ponto dessa campanha é que essa situação poderia ser evitada em 90% dos casos. Sobretudo, com apenas o diagnóstico feito de modo precoce e um bom tratamento na região.

A OMS, além disso, tem dados que mostram problemas em 146 milhões de pessoas. Ou seja, no mundo todo, todas elas têm retinopatia diabética em algum grau. Caso não saiba, essa é uma das condições que a doença causa nos olhos.

Os riscos do diabetes para os olhos em várias formas

Ter alterações na visão por si só já é um dos possíveis sintomas do distúrbio. Porém, ela ainda pode causar muitos problemas se estiver fora de controle. Então, veja a seguir alguns dos riscos do diabetes para os olhos:

  • Edema Macular;
  • Retinopatia Diabética;
  • Glaucoma;
  • Catarata e, por fim, a Cegueira.

Edema Macular

Trata-se de um inchaço que o acúmulo de líquidos causa na mácula. Essa é a parte mais importante da visão e a condição pode se desenvolver por conta da diabetes não tratada de modo correto. Por fim, ela reduz a capacidade de enxergar do paciente.

Como tratar

De modo geral, usa-se colírios ou fotocoagulação a laser nos olhos sob orientação do oftalmologista. Além disso, é possível tratar com injeções e substâncias terapêuticas liberadas por aparelhos.

Retinopatia Diabética

Esse é um dos riscos do diabetes para os olhos que são mais frequentes. Em síntese, é uma condição que afeta os vasos da retina, que envia imagens ao cérebro. Assim, a pessoa passa a ter a vista embaçada e a enxergar com dificuldade.

Isso ocorre quando os níveis de glicose crescem e pelo descontrole do diabetes, piora muito. Como resultado, o paciente pode sofrer com descolamento da retina, hemorragia ou até mesmo cegueira.

Como tratar

Uma das formas de tratar a retinopatia diabética é pela fotocoagulação a laser. Porém, uma maneira melhor e mais efetiva é tratando a própria diabetes. Dessa forma, ela fica sob controle e diminui muito os possíveis riscos.

Glaucoma

O glaucoma ocorre quando o nervo óptico se degrada pelo aumento da pressão dentro do olho. Antes de mais nada, vale lembrar que esse elemento fica a cargo de captar informações e levá-las ao cérebro.

Em geral, ele pode causar vários danos a esse nervo. Bem como perda da visão, que é uma consequência mais grave do avanço dessa condição. Por último, pessoas com diabetes tipo 2 têm 40% mais chances de ter a doença.

Como tratar

A melhor ideia, antes de tudo, é procurar um médico especialista para o melhor tratamento. A partir disso, ele deve indicar duas formas, sendo uma delas o uso de colírios. Afinal, o medicamento ajuda a diminuir a pressão intraocular.

Ele, no entanto, pode recomendar outra forma de tratar em alguns casos. Dessa maneira, a solução pode ser a fazer uma cirurgia a laser para evitar quaisquer complicações da doença.

Catarata

Esse é um dos grandes riscos do diabetes para os olhos nos dias atuais. Sobretudo, porque é uma das principais causas de cegueira entre os diabéticos. Além disso, ela tem caráter progressivo e evolui mais rápido nos portadores da doença.

A condição se caracteriza pela perda da transparência no cristalino do órgão no paciente. Então, ela provoca a visão embaçada e pode fazer com que se perca a visão com o tempo.

Como tratar

De novo, lembre-se que é crucial ter uma consulta com um oftalmologista para esse caso. Dessa maneira, ele deve indicar uma cirurgia para tratar essa doença. Bem como o uso de lente ocular, para que as alterações nos olhos se reduzam.

Cegueira

Um dos riscos do diabetes para os olhos mais perigosos é o da cegueira. A princípio, ela pode ocorrer pelo avanço de uma doença ou pelo não tratamento do distúrbio. Além disso, sem investigar as mudanças na visão, o diagnóstico fica mais difícil.

As consequências disso são lesões que aumentam conforme o tempo passa sem tratá-las. Por fim, o resultado pode acabar sendo irreversível, ou seja, a perda definitiva da visão sem nenhuma chance de cura.

Como prevenir

O melhor jeito do diabético evitar esse resultado é fazer check up da visão. Afinal, a condição da saúde ocular ajuda a detectar a doença. Do mesmo modo, se ele a mantiver sob controle, qualquer um dos riscos será menor.

Os casos de cegueira evitável

A retinopatia diabética é um bom exemplo de cegueira que é evitável. Contudo, o sucesso nesse quesito depende das ações que a pessoa toma para se precaver. Em síntese, é crucial conhecer a fundo a doença e fazer exames de rotina.

Com isso, o paciente consegue tomar as medidas certas e isso pode ocorrer cedo. Ou seja, pelo diagnóstico precoce, que tem boas chances de mostrar alguma alteração na região.

Formas de detectar a doença

A pandemia fez com que as pessoas deixassem de ir ao oftalmologista com frequência. No entanto, ainda há outros problemas no Brasil atual, como pouco acesso ao tratamento certo. Agora, há outras opções para detectar o distúrbio, tal como a retinografia.

Essa técnica nada mais é do que a realização de fotos da retina. Porém, não só dela como do nervo óptico e também do fundo do olho. Assim, o especialista obtém registros em alta resolução para diagnosticar algum tipo de lesão.

Os riscos do diabetes para os olhos em uma campanha válida

Ao longo do texto, você viu sobre a campanha dos riscos do diabetes para os olhos. No entanto, também pôde entender um pouco das pautas principais que essa ação aborda.

O diabetes pode atingir pessoas em qualquer faixa etária e é crucial o diagnóstico cedo. Bem como o tratamento, para minimizar esses problemas e controlar a condição para manter a qualidade de vida.


Comentários