Como os cegos leem em braile

Veja como os cegos leem em braille e como entender os códigos

Aprender como os cegos leem em braille é essencial para uma sociedade mais inclusiva. Sendo também importante o aprendizado dessa linguagem, não só por pessoas com deficiência visual, mas sim por todos.  

O que é leitura em braile?

O sistema em braille contém 64 códigos em relevo. Sendo assim, utilizados nos processos de leitura para pessoas cegas. Além disso, usa-se combinações de de seis tipos de pontuação divididos em colunas duplas com três pontos, representando: 

  • Letras; 
  • Sinais para pontuação; 
  • Números. 

É por meio dos códigos em braille que uma pessoa cega ou com visão afetada com algum problema  consegue ler. Dessa forma, fazendo a leitura por meio do toque, começando da esquerda para a direita, usando uma ou as duas mãos. 

Louis, o criador da forma de como os cegos leem em braille 

Em 1825, Louis Braille, vendo a necessidade de um sistema de leitura para pessoas com deficiência visual, criou os códigos em braille. Já que ele também tinha cegueira desde os três anos e notava a necessidade de uma forma que os cegos pudessem ler. 

Chegada da leitura em braille no Brasil

No ano de 1854, chegaram ao Brasil os códigos braille. Além disso, o Brasil torna-se o primeiro país da América Latina a adotar esse sistema. Ele foi trazido pelo jovem cego José Álvares de Azevedo. 

como os cegos leem em braille
Foto: Veja um exemplo de como os cegos leem em braille. 

Como as pessoas cegas leem em braille

A leitura do braille por deficientes visuais é feita por meio do tato. Assim, passando os dedos da esquerda para a direita em pontos distribuídos em grupos. Cada parte do texto é dividida em três colunas com até seis pontos cada uma. 

Com esse recurso, foi possibilitada a inclusão de cegos tanto na sociedade como também no mercado de trabalho. Certamente, essa forma de como as pessoas cegas leem em braille apresentou ao mundo uma maneira sensível de como as mesmas “veem” o mundo. 

Escrita em códigos para cegos

Diferente da leitura, em que é feita da esquerda para a direita, a escrita no braille é feita ao contrário (direita para a esquerda). Entretanto, os sinais são os da linguagem em libras, de modo que as letras ficam no estilo espelhadas. 

Para escrever em libras para pessoas com deficiência visual é necessário usar dois equipamentos, o punção e o reglete. O modo de uso dessas ferramentas é bem simples. Veja: 

  • Punção: produz as marcas de alto relevo nas folhas de papel; 
  • Reglete: usado para limitar o espaço de cada letra. Sendo composto por diversos retângulos que são enfileirados para que ocorra uma melhor delimitação dos sinais. 
como os cegos leem em braille
Foto: punção e regletes coloridos são usados para a escrita em braille. 

Cursos no Brasil que ensinam braille

Infelizmente, cursos que ensinam como os cegos leem em braille não são tão acessíveis. Por isso, grande parte da população brasileira não sabe ler ou escrever neste sistema. Entretanto, algumas universidades estão mudando esse cenário. 

O curso em braille da USP (Universidade de São Paulo) é gratuito e aberto ao público. Com a finalidade de difundir esse sistema para pessoas que enxergam ou não. Além disso, não precisa de cadastro para acessar e é totalmente online.

A GINEAD oferece métodos de aprendizagem para a leitura e escrita em códigos. Por meio do site oficial é possível aprender a linguagem para cegos de forma gratuita. 

Com os cursos acima é possível aprender de forma prática a leitura e escrita em braille. Além de serem gratuitos, todos possuem certificados válidos em todo o território nacional.

A inclusão é fundamental: entenda como os cegos leem em braile 

Conhecer o sistema de códigos em braille é essencial, porque torna a sociedade mais inclusiva para pessoas cegas. Aliás, é importante incentivar o ensino dessa linguagem. Assim, não só entendendo, mas também aprendendo como os cegos leem.


Comentários