Saúde dos olhos: 5 cuidados diários para manter sua saúde ocular

A saúde dos olhos é um ponto bem delicado e alguns problemas oculares podem ser evitados com cuidados oftalmológicos básicos. Por isso, é importante se antecipar e começar a adotar algumas medidas diárias para garantir que seus olhos continuem saudáveis.

A importância do cuidado com a saúde dos olhos

Os olhos são partes delicadas do corpo. Por isso, é importante tomar todos os cuidados possíveis e assim, evitar qualquer problema ou irritação que pode causar danos sérios à visão.

Ou seja, um descuido simples com a higiene pode bastar para causar problemas oculares sérios

5 cuidados oftalmológicos diários

Não coce os olhos

O ato de coçar os olhos, além de irritar a córnea, também permite que bactérias e resíduos que estejam nas suas mãos passem para os olhos, o que pode prejudicar sua saúde ocular.

Cuidado com a maquiagem

A maquiagem usada da forma errada pode prejudicar muito sua saúde ocular. Por isso, nunca compartilhe elas com ninguém e limpe muito bem o rosto, principalmente a região dos olhos, antes de dormir.

Tente piscar regularmente

O ato de piscar ajuda a lubrificar e hidratar seus olhos. Quando ficamos muito tempo em frente às telas, piscamos menos, o que resseca os olhos e pode causar vermelhidão, coceira, ardência e irritação.

Use óculos de Sol

Os óculos de sol de boa qualidade protegem a visão dos raios UV, garantindo mais saúde ocular e evitando vários problemas como fotoceratite e tumores nas pálpebras, causados pela alta exposição à luz solar

Descanse os olhos

Aproveite momentos de lazer para sair um pouco da frente das telas e deixar que sua musculatura ocular descanse.

Uso lentes de contato, quais outros cuidados tenho que ter?

Freepik

Se você é usuário de lentes de contato, as dicas são: 

  • Cuide muito bem da higiene e assepsia das lentes
  • Respeite o tempo de descarte indicado pelo fabricante
  • Armazene suas lentes em estojo adequado e com solução própria para isso
  • Siga todas as recomendações do seu oftalmologista

Vá ao oftalmologista

Esse é um cuidado óbvio, mas que é sempre bom reforçar. Primeiramente, ir ao oftalmologista regularmente é essencial para manter sua saúde ocular em dia. Além disso, em caso de alguns problemas nos olhos, é o médico que saberá indicar o melhor tratamento.

Outro ponto importante, é lembrar de sempre que sentir incômodo ou notar algo incomum nos olhos, buscar ajuda profissional.

Quando o assunto é visão, todo cuidado é pouco. Cuide da sua saúde!


Comentários