Manutenção das lentes de contato

Manutenção das lentes de contato: como fazer corretamente

A manutenção das lentes de contato é um procedimento que deve ser feito constantemente. Por serem frágeis, dependem de cuidado ao manusear. Conheça aqui dicas para cuidar da qualidade de suas lentes. 

Cuidados com as lentes de contato

O cuidado correto com as lentes de contato é importante para a durabilidade delas. Mas, alguns usuários abandonam o uso por acharem complicada a manutenção. Portanto, veja como cuidar da sua lente de forma prática. 

Mantenha a lente sempre limpa

A falta de higiene pode ocasionar diversos problemas na visão, como infecções oculares. Assim, para limpar as suas lentes de contato é necessário seguir os seguintes passos: 

  1. A princípio, lave bem as mãos com água corrente e sabão antibacteriano; 
  2. Utilize uma solução de limpeza especial para as lentes. Além disso, troque todas as vezes que efetuar a higienização; 
  3. Jamais use água, saliva ou algum produto que não seja indicado para esse fim;  
  4. Esfregue bem as lentes de contato e depois enxague com uma solução nova;
  5. Quando não estiver usando-as, deposite em um estojo apropriado. 

Produtos utilizados 

Atualmente, os produtos para a manutenção das lentes de contato oferecem aos usuários praticidade. Ainda mais, para os modelos gelatinosos, sendo que apenas um produto é capaz de limpar e conservar esse tipo de lente. 

Conheça tipos de soluções para lentes

  • Limpeza e conservação; 
  • Desinfecção e desproteinização; 
  • Lubrificação. 
manutenção das lentes de contato
Foto: Faça sempre a manutenção das lentes de contato com os produtos corretos. 

Falta de manutenção das lentes de contato pode trazer problemas de visão 

Quando ocorre a falta de cuidado na utilização de lentes, problemas como infecções podem acontecer. Segundo alguns especialistas, situações como essas podem ser irreversíveis. 

A ceratite, uma inflamação da córnea, é o maior perigo para quem usa uma lente. Bem como, o mau uso pode ocasionar uma conjuntivite.  Por esse motivo, é importante sempre fazer a correta utilização. 

Modo correto de utilização 

Usar as lentes de forma correta, vai bem além de colocar ou retirar. Os cuidados são essenciais para evitar problemas nos olhos. Então, confira quatro dicas de como utilizar a lente.

1 – Sempre limpe com produtos apropriados

As lentes oculares precisam sempre estar limpas ao colocá-las e após retiradas dos olhos. Visto que, a limpeza regular evita a contaminação. Além disso, utilize sempre solução de limpeza indicada para o tipo de lente. 

2 – Lave bem as mãos durante a manipulação das lentes 

O cuidado principal é sempre estar com as mãos limpas ao manusear as lentes. Afinal, as bactérias alojadas nos dedos podem contaminar não apenas esses objetos, mas também os olhos. 

Aliás, o ideal é que se faça a lavagem das mãos com sabonete antibacteriano, antes e após o manuseio das lentes. Além de usar papel toalha para secar cada mão. 

3 – Quando estiver usando lentes oculares, evite coçar os olhos 

As mãos podem trazer algumas contaminações que prejudicam a visão. Por isso, evite ao máximo coçar os olhos enquanto estiver com lentes oculares. Bem como, evite mexer nesses objetos sem ter feito a limpeza correta das mãos. 

4 – Utilize colírios 

Certos tipos de lentes podem ocasionar desconforto. Por esse motivo, alguns colírios são indicados para ajudar na lubrificação dos olhos. Aliás, vale lembrar de sempre usar produtos que  seu oftalmologista indicar para a manutenção das lentes de contato

Cuide sempre das lentes e troque-as quando necessário 

Mantendo a manutenção constante das lentes de contato, a durabilidade delas será maior. Entretanto, siga as dicas do oftalmologista e troque as sempre que for necessário. Afinal, além de lentes novas, você garantirá nenhum risco à sua saúde ocular.


Comentários