5 cuidados oculares que toda mulher deve ter

Mesmo sendo representantes de força e resiliência, as mulheres também precisam de cuidados.

Você sabia que, de acordo com a OMS, de três pessoas cegas, duas são mulheres? As causas podem ser muitas, inclusive hormonais, mas o importante é prevenir e manter os cuidados oculares sempre em dia. 

Por que a saúde ocular das mulheres é mais afetada?

Ainda de acordo com a OMS e como dito anteriormente, as causas podem ser muitas, porém alguns fatores se destacam, como é o caso da desigualdade socioeconômica. Isso pode dificultar o acesso a sistemas de saúde que disponibilizem oftalmologistas para acompanhamentos de rotina.

Outro ponto, é a longevidade da mulher, que é maior do que a do homem. Assim ela acaba enfrentando problemas oculares, que costumam acontecer em idades mais avançadas.

A menopausa também é um fator agravante. Ela interrompe a produção de estrogênio, o que pode causar ressecamento nos olhos e afetar uma das camadas que formam a lente natural do olho, aumentando as chances de desenvolver doenças como a catarata.

Ainda com relação aos hormônios, a gestação pode deixar os olhos mais suscetíveis a alguns problemas. Por isso, é importante que junto com o pré-natal, a gestante também consulte um oftalmologista para garantir que seus olhos estejam saudáveis.

5 cuidados oculares que toda mulher deve ter

Freepik

Alguns cuidados têm que ser tomados para que a mulher tenha uma melhor saúde ocular. Confira alguns!

Consultar um oftalmologista durante o pré-natal e o processo de menopausa

como já foi dito, é extremamente importante que a gestante tenha um acompanhamento oftalmológico, por conta das mudanças, inclusive hormonais, que acontecem na gestação. Isso, também cabe para quem está na menopausa, visto que existe uma grande alteração hormonal.

Alimentação saudável e balanceada

Uma alimentação balanceada e rica em vitaminas e sais minerais, auxilia na saúde dos olhos. Essas substâncias são essenciais para manter seus olhos sempre saudáveis.

Pratique atividades físicas

As atividades físicas são ótimas não só para a saúde ocular, como também para todo o resto do corpo e mente. Ela libera substâncias que auxiliam na saúde e permitem uma sensação de bem-estar.

Cuidado ao colocar as mãos nos olhos

Isso vale para todos, independente de ser homem ou mulher, mas é sempre bom ressaltar. Colocar as mão nos olhos sem ter feito a higiene correta, pode causar diversos problemas. Isso porque, nossas mãos estão cheias de bactérias, que podem passar para os olhos.

Evite o consumo de cigarro

De acordo com estudos, as mulheres têm mais dificuldade de abandonar o cigarro e o tabagismo é uma das principais causas de diversas doenças oculares, como o glaucoma e a catarata.

Se a mulher já possui histórico familiar de alguma doença ocular, é importante redobrar os cuidados. Além disso, pessoas com miopia, hipermetropia, astigmatismo ou algum outro problema que necessite de correção visual, também tem que ficar atento, ir regularmente ao oftalmologista e seguir as orientações dele.

As dificuldades de ser mulher são muitas, mas você não pode deixar seus cuidados de lado. Cuide de você!


Comentários