NewLentes – 12 anos de sucesso e inovação no ramo óptico

O que faz uma empresa ter sucesso? Líderes focados e especializados, coragem para arriscar ou uma história longa e com tradição familiar. A NewLentes é uma empresa que une tudo isso.

Surgimos da ideia de inovar e há 12 anos, entramos em um mercado que ainda era pouco conhecido e explorado, o e-commerce. Traçamos uma trajetória de muitas conquistas e, principalmente, aprendizados e hoje nos tornarmos uma das maiores empresas do setor no país.

Vamos do começo

Mas a nossa história dentro do nicho oftalmológico começa muito antes, ainda na modalidade de loja física, quando a senhora Nancy veio do interior para tentar a vida em São Paulo. Chegando lá, ela uniu o conhecimento e experiência que já tinha com vendas e abriu sua primeira ótica na região de Santo Amaro.

A partir daí o empreendimento foi crescendo e, o que antes era uma pequena sobreloja, acabou se tornando várias óticas físicas.

Nesse meio tempo seus filhos, Lucas e Daniel, também vieram para São Paulo e foram ajudando a mãe a tocar as lojas. “Eu praticamente, quando criança já estava ali no dia a dia vivenciando as óticas com a minha mãe e o comércio que ela já tinha.”, comenta Lucas.

Novos tempos, novas necessidades

Daniel e Lucas, fundadores da NewLentes

Com o tempo eles notaram a necessidade de ir além e resolveram apostar, sem pretensão e com pouco conhecimento na área tecnológica, no e-commerce, que estava começando a ascender e ganhar relevância no mundo. “Chegou o momento de migrar esse pequeno business familiar que a gente já tinha, para o online. Por que não vender este produto (lentes de contato) em outro canal de vendas?”

Na época, os dois irmãos, por conviverem desde pequenos com as óticas, possuíam bastante conhecimento sobre o produto, mas pouco sobre a tecnologia e o e-commerce em si. Assim, passaram a amadurecer e aumentar o conhecimento à medida que o negócio ia prosperando

Para Lucas, o e-commerce, por ser muito recente, era uma modalidade que ainda permitia amadorismos e pouco conhecimento, diferente dos dias atuais. “Eu costumo dizer que ainda tinha espaço para amadorismo no e-commerce, porque ele ainda estava crescendo no nosso país”.

Na época no Brasil, ainda se tinha muito receio de fazer compras pela internet, ainda mais quando o produto em questão tem relação com saúde e bem-estar. Apesar de ter sido uma decisão desafiadora e inovadora, deu muito certo e em seis meses o e-commerce, que vendia apenas lentes de contato e soluções próprias para as lentes, já estava faturando o mesmo que uma loja física, que já existia há mais de sete anos.

Aquisição da NewLentes

Depois de uma trajetória de sucesso, em 2018 os irmãos notaram a tendência mundial do mercado de se adquirir ou fundir empresas internacionais a empresas brasileiras, inclusive do setor óptico, e assim, começaram a buscar mais conhecimento sobre o mercado externo e a se preparar para uma possível transação M&A (termo utilizado para designar aquisição e fusão).

Em 2021, após positivas conversas e negociações, a empresa latinoamericana, LentesPlus, fez a aquisição da NewLentes, se tornando assim, o maior player da categoria na América Latina, visto que a empresa já tem sede em mais 4 países: Colômbia, Chile, Argentina e México.

Planos para o futuro da NewLentes

Os planos para o futuro da empresa, hoje, são grandes. A ideia é modernizar não só os processos, como também as ideias e a mentalidade da corporação, sem perder a humanização que faz parte da essência da marca. Queremos evoluir cada vez mais para levar mais qualidade para nossos clientes.

Além disso, agora como parte da LentesPlus, visamos alcançar patamares cada vez mais altos dentro do nosso nicho.


Comentários