Terçol: entenda o que é, as causas, sintomas e tratamentos

O Terçol é uma inflamação muito comum em uma glândula próxima aos olhos, na região da pálpebra. Ele acontece, geralmente, por uma infecção bacteriana, o que causa o desconforto, inchaço e vermelhidão.

Ele é caracterizado, principalmente, pela formação de uma bolinha vermelha, inchada e dolorosa, na região dos olhos

Por que o Terçol acontece?

 A nossa pálpebra tem 3 glândulas, Zeiss, Moll e Meibômio, que são responsáveis por produzir alguns componentes da lágrima.

O Terçol acontece, justamente, quando uma dessas glândulas infecciona. Se ele for interno, a infecção é na glândula Meibômio. Já quando é externo, que são os casos mais comuns, a infecção acontece nas glândulas Zeiss e Moll.

Quando o terçol é interno, ocorre a formação de um nódulo pequeno e indolor, o calázio.

Causas do Terçol

Apesar de ser uma inflamação, existem algumas doenças ou condições que podem facilitar o aparecimento do terçol.

  • Dermatites
  • Blefarite
  • Má higiene ocular
  • Uso compartilhado de maquiagens
  • Mudanças hormonais

Sintomas do terçol

O sintoma principal é um abscesso, que pode ter pus, em algumas partes da pálpebra. Além disso, dor no local, inchaço, vermelhidão e secreção nos cílios, também são bem comuns.

Tratamentos

Foto: Canva

O terçol é uma doença autolimitada, ou seja, na maior parte das vezes ele próprio se cura, sem precisar de intervenções externas. Porém existem algumas medidas que podemos tomar para acelerar o processo de recuperação.

Higiene

Use as soluções apropriadas, para higienizar a área dos olhos pela manhã e de noite. A intenção é limpar bem o local, para ajudar na recuperação e evitar que o terçol volte.

Pomadas ou remédios próprios

Pomadas ou medicamentos também podem ser utilizados. Nesse caso, o ideal é entrar em contato com seu médico, para saber qual o melhor remédio ou pomada.

Compressas mornas

Posicione gaze em temperatura morna na região dos olhos. O intuito disso, é amolecer a secreção e assim, facilitar sua drenagem.

Caso o terçol persista, é indicado consultar um especialista receber as melhores orientações.

Como prevenir?

Existem sim, algumas formas de prevenção.

  • Higienize bem a região dos olhos com sabonete neutro ou shampoo infantil.
  • Cuidado com a maquiagem! Não durma de maquiagem e nunca compartilhe suas maquiagens com uma amiga.
  • Se você já sofre com alguma dermatite que pode desencadear o terçol, busque um especialista e siga o tratamento adequado.
  • Se você é usuário de lentes de contato, tenha cuidado com a higiene. Use a solução adequada e as mantenha sempre limpas.


Comentários