Guia completo das lentes de contato – entenda tudo sobre o produto

As lentes de contato vieram como uma forma de revolucionar o meio óptico. Elas corrigem problemas refrativos, como a miopia e o astigmatismo, por exemplo, sem tirar a praticidade do dia a dia.

Apesar de serem muito comuns, as lentes ainda geram muita dúvida. Por isso, viemos aqui esclarecer os principais questionamentos e te contar tudo sobre esse produto.

Mas atenção! Não se esqueça nunca que as lentes são dispositivos médicos. Ou seja, precisam de muito cuidado e higiene. Além disso, quem pode te responder com mais precisão qualquer dúvida é o oftalmologista.

Índice:

  1. O que as lentes tratam?
  2. Quais são os tipos de lentes?
  3. Quais são as vantagens das lentes de contato?
  4. Lentes coloridas têm grau?
  5. Quando jogar minhas lentes fora?
  6. Lentes e óculos têm o mesmo grau?
  7. Posso dormir com as lentes?
  8. Como guardar as lentes?
  9. Como cuidar das lentes?
  10. Lentes gelatinosas X lentes rígidas
  11. As lentes e os esportes
  12. Lentes para gamers?
  13. Qual a lente ideal para mim?
  14. Existem lentes para quem tem graus altos?
  15. Opções de lentes

Quais problemas oculares as lentes de contato corrigem?

Essa é uma dúvida bem comum para quem quer usar lentes de contato, mas bem simples. As lentes corrigem os erros refrativos. E aí você pode estar se perguntando, o que quais são esses problemas.

Bom, a gente te explica. Esse tipo de erro acontece quando a luz não chega com nitidez na retina e, por isso, as imagens não são formadas da forma certa.

Os erros refrativos corrigidos pelas lentes de contato são:

1 – Miopia

Se você não for míope, provavelmente conhece alguém que é. A miopia é uma das condições oculares mais comuns e tem como principal característica a dificuldade de enxergar objetos que estejam longe de você.

Isso acontece, porque a imagem é formada antes da retina, por conta de alguma deformidade da córnea.

2 – Hipermetropia

Já a hipermetropia é, de certa forma, o oposto. Ou seja, a dificuldade de enxergar objetos ou elementos que estejam perto de você.

Nesse caso, a imagem é formada depois da retina.

3 – Astigmatismo

é quando os objetos parecem desfocados, tanto de longe, quanto de perto

4 – Presbiopia

é também conhecida como vista cansada e faz parte do envelhecimento natural dos olhos

Quais são os tipos de lentes de contato?

Basicamente, as lentes podem ser esféricas ou tóricas. As lentes esféricas são as mais comuns. Elas tratam miopia e hipermetropia.

Já as lentes tóricas, são um pouco mais complexas e exigem mais tecnologias. Elas vêm como uma opção de tratamento para quem tem astigmatismo, associado ou não a outros erros refrativos, como a miopia ou hipermetropia.

Quais as vantagens das lentes de contato?

As lentes de contato dão muito mais praticidade para o seu dia a dia, além de trazerem muito mais liberdade para a prática de esportes, por exemplo.

Além disso, elas:

  • São muito mais confortáveis e práticas
  • Tratam problemas refrativos
  • Realçam sua beleza natural
  • As lentes coloridas melhoram a autoestima e ajudam a inovar
  • Algumas lentes possuem proteção UV

Conheça mais benefícios sobre as lentes de contato: “Confira quais são os 10 benefícios das lentes de contato”

As lentes de contato coloridas também tratam problemas refrativos?

Foto: Canva

Sim! As lentes coloridas podem, ou não ter grau. Isso vai da necessidade de cada usuário.

Para quem tem miopia, hipermetropia ou astigmatismo e quer ousar no visual, a lente colorida é a melhor opção e possui diversos tipos de descarte. Saiba mais sobre esse assunto: “Lentes de contato coloridas com grau”.

Seja com grau ou sem grau, inspire-se nos looks de com lentes coloridas de alguns famosos para arrasar: “Conheça os famosos que usam lentes de contato coloridas”.

Mas atenção: apesar de serem ligadas diretamente à estética, as lentes de contato coloridas também são dispositivos médico , por conta disso, precisam de cuidados com higiene assepsia.

De quanto em quanto tempo tenho que trocar minhas lentes?

Isso depende da lente que você optar por comprar. Existem algumas opções de tempo de descarte e o ideal é conversar com seu médico, que te indicará a lente ideal para você.

Entre os principais tipos de descarte estão:

  • Lentes de descarte diário – essas as lentes têm que ser descartadas todos os dias e são excelentes para a sua saúde visual, além de proporcionarem muito mais conforto e praticidade. – Conheça mais benefícios deste tipo de lentes.
  • Quinzenal – como o próprio nome já diz, as lentes de descarte quinzenal precisam ser descartadas a cada quinze dias.
  • Descarte mensal – é a lente mais comum e deve ser trocada a cada mês.
  • Descarte anual – são as lentes mais duradouras, com vida útil de um ano.

O tempo de descarte é indicado por cada fabricante e tem que ser respeitado. Caso contrário sua saúde ocular poderá ser prejudicada.

As lentes têm o mesmo grau que os óculos?

Como a lente fica em contato direto com os olhos, diferente dos óculos, que têm uma distância, os graus de lente e óculos costumam ter uma diferença, como forma de compensação.

Por isso, é necessário fazer uma conversão do grau e isso depende muito da lente que você vai comprar.

Posso dormir com as lentes?

Claro que não! Dormir com as lentes reduz a entrada de oxigênio nos olhos, o que fere a córnea. Isso porque, a lente resseca no olho, o que pode causar danos sérios aos olhos, como inflamações, infecções e até úlceras.

Como devo guardar minhas lentes depois de usar?

A forma de armazenar as lentes é muito importante para que ela tenha uma boa vida útil e não prejudique a sua visão. Por isso, é importante guardá-las em estojo adequado e com a solução própria para isso.

Além disso, é essencial trocar todos os dias a solução do estojo, independente se você usou a lente naquele dia, ou não.

Quais cuidados ter com as lentes?

Como as lentes são dispositivos médicos, existem alguns cuidados que você precisa tomar diariamente para manter seus olhos sempre saudáveis:

  • Lave bem as mão antes de manusear as lentes 
  • Como já dito, utilize solução adequada para armazenar e higienizar as lentes de contato
  • Mantenha o estojo da lente sempre limpo e higienizado
  • Higienize as lentes todos os dias
  • Não durma com maquiagem
  • Cuidado na hora de retirar a maquiagem, principalmente da região dos olhos
  • Cuidado ao manusear as lentes. Faça tudo com calma para não danificar o material
  • Respeite o tempo de descarte indicado pelo fabricante

Caso esse cuidados não forem tomados, as lentes de contato podem trazer diversos problemas seríssimos à sua visão.

Lentes de contato gelatinosa x lentes rígidas

Tá aí uma dúvida que muita gente tem. Afinal, por muito tempo as lentes rígidas eram muito utilizadas. Hoje, porém, elas são indicadas em alguns casos específicos, com em situações de graus muito altos.

Mas em geral, as lentes gelatinosas são as melhores opções. Isso porque, além de serem mais saudáveis e fáceis de limpar, também proporcionam muito mais conforto e praticidade.

Se você ainda está em dúvidas sobre qual dessas lentes é a melhor para você, leia nossa matéria “Lentes gelatinosas ou rígidas: qual a melhor opção?” e, antes de tudo, busque um oftalmologista. Ele sempre será a melhor pessoa para te indicar as lentes de contato ideais.

Lentes para praticar atividades físicas

Bom, se você é do tipo que gosta de praticar esportes, as lentes de contato são perfeitas. Até porque, além de trazerem mais liberdade e praticidade para suas atividades físicas, elas também reduzem distorções visuais, que podem te atrapalhar.

Entenda um pouco mais do porque as lentes irão fazer toda a diferença nas suas atividades físicas: Lentes de contato para a prática de esportes – por que usar?

Lentes para gamers, isso existe?

Hoje, os computadores e as telas estão dominando. Tanto no trabalho, quanto no lazer, ficamos expostos a elas, o que não é nem um pouco saudável para os nossos olhos.

Quando falamos dos gamers, essa exposição é ainda maior e, por isso, o cuidado deve ser redobrado. Algumas lentes são desenvolvidas com tecnologias que proporcionam mais proteção e conforto ao usuários da tecnologia, sendo ideais para os gamers.

Lente de contato para gamers – entenda qual a melhor

Afinal, qual a lente ideal para mim?

A escolha de uma lente de contato é individual, porém existem alguns pontos que podem ser levados em consideração para uma escolha mais certeira.

A primeira e mais importante dica, é ir ao oftalmologista. Ele te explicará como funcionam as lentes de contato, analisará seu caso e indicará a melhor para você.

Além disso, é sempre importante checar o DKT, que indica a oxigenação da lente, e vou te explicar um pouco mais sobre ele já já.

O material também é super importante. Por isso, opte por lentes que sejam de materiais de melhor qualidade e que promovam mais bem-estar e conforto a sua visão, como o silicone hidrogel – entenda o que é – , por exemplo.

O que é o DKT

Bom, já falei aqui, bem por cima, sobre o DKT. Você já ouviu falar dele?

Ele indica o índice de oxigenação daquelas lentes. Ou seja, para os seus olhos se manterem saudáveis eles precisam “respirar”. Se as lentes têm uma baixa oxigenação, elas acabam sendo prejudiciais.

Aqui, explicamos de uma forma bem básica, mas para saber mais sobre esse assunto que é extremamente importante para que você tenha sempre uma visão saudável, inclusive na hora de escolher suas lentes de contato, temos uma matéria bem completa, que pode ajudar você a entender tudinho.

DKT – entenda a importância da oxigenação nas lentes de contato

Quem tem grau alto pode usar lente de contato?

Essa é outra dúvida extremamente comum. Então, vamos lá!

As lentes de contato têm sim, sim, um limite de grau, que varia de marca para marca. Porém, em geral não existe restrição para o uso delas. Inclusive, têm alguma opções de lentes próprias para graus altos.

Entender se seu grau é alto ou não, também é muito importante na hora de escolher suas lentes.

Lembre-se sempre: as lentes são dispositivos médicos!

É sempre muito importante ressaltar que as lentes, coloridas ou incolores, com grau ou sem, são dispositivos médicos e, por isso, não podem ser usados sem levar em conta o cuidado e a higiene.

Além disso, é importante ir ao médico oftalmologista com regularidade e seguir todas as instruções que ele recomendar, principalmente em relação ao uso das lentes.

A saúde dos seus olhos não é brincadeira e merece toda a atenção.

Garanta já suas lentes!

Agora que você já sabe tudo sobre as lentes, garanta já as suas aqui na NewLentes!

Biofiniy

Lentes esférica de descarte mensal.

Compre já!

 Acuvue Oasys 1-Day com Hydraluxe

Lente esférica de descarte diário da Johnson & Johnson.

Compre já!

Lentes de Contato Soflens Toric

Lente tórica de descarte mensal.

Compre já!


Comentários