Eu posso usar lentes de contato? Descubra aqui!

Quando o assunto é lente de contato, ainda existem muitas dúvidas. Entre elas, uma das que mais aparecem é sobre quem pode usar lentes e se existe algum tipo de contraindicação.

De modo geral qualquer pessoa pode usar lentes de contato, mas mesmo assim é importante sempre ter um acompanhamento médico, até para saber qual a lente mais indicada para seu caso.

Para quais problemas de visão se pode usar lentes?

As lentes com grau, coloridas ou incolores, podem ser usadas para a correção de problemas refrativos ou seja, miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia

Para deixar isso ainda mais claro, vamos explicar um pouquinho mais sobre cada problema e qual lente usar para corrigi-lo. 

Miopia

Esse é o problema refrativo mais comum. O míope, não enxerga com clareza objetos que estejam longe dele. Nesse caso indica-se as lentes de contato esféricas. Elas vão corrigir a miopia e fazer com que a pessoa enxergue bem sem a necessidade de usar óculos

Hipermetropia

Já a hipermetropia é o contrário da miopia. Ou seja, o hipermétrope tem dificuldades de enxergar com nitidez objetos que estejam próximos a ele. 

Para correção da hipermetropia, as lentes corretas também são as esféricas.

Astigmatismo

O astigmatismo é quando a córnea é irregular, o que causa uma visão mais turva e embaçada, tanto de perto quanto de longe.

Para tratar o astigmatismo com lentes de contato, o correto é usar lentes tóricas, que corrigem tanto o astigmatismo sozinho, quanto ele atrelado a outros problemas refrativos, como a miopia e a hipermetropia.

Presbiopia

A presbiopia ou vista cansada, é uma doença associada ao envelhecimento e é caracterizada pela dificuldade de focar em objetos próximos. Geralmente ela acontece depois dos 40 anos.

Para a presbiopia, as lentes indicadas são as multifocais.

Quais as restrições para usar lentes de contato?

Como as lentes de contato são invasivas e têm contato direto com o olho, é claro que todo cuidado é importante e em alguns casos, é melhor evitar o uso das lentes.

Em casos de alergias severas nos olhos, as lentes podem acabar prejudicando ainda mais a saúde ocular.

Além disso, pessoas com infecções oculares crônicas também devem evitar o uso das lentes.

De qualquer forma, a melhor maneira de saber se a lente é ou não a melhor opção para você, é por meio de um oftalmologista.

Crianças podem usar lentes de contato?

Foto: Canva

Agora, quando o questionamento é se a criança pode usar lentes, é um pouco mais complexo. Isso porque, vai depender muito da criança e do que o médico recomendar.

Em geral, indica-se as lentes a partir dos 10 ou 12 anos, porque elas requerem responsabilidade, por conta dos cuidados com a assepsia e higienização, além de serem fáceis de perder.

Consulte um oftalmologista

Como já dissemos várias vez na matéria, é importante antes de qualquer decisão, consultar um oftalmologista. Ele indicará a melhor lente para seu caso e te receitará os cuidados necessários para não prejudicar sua saúde ocular.

As melhores lentes de contato você encontra na NewLentes!

Se você já tirou suas dúvidas e decidiu comprar suas lentes de contato, a NewLentes é o lugar ideal para você. Aqui você encontra diversas opções de lentes para todos os problemas refrativos.

Entre em nosso site e confira!


Comentários