mulher inverno

Inverno e saúde ocular – entenda quais cuidados ter com seus olhos

O inverno chegou e nessa estação algumas irritações e alergias oculares se tornam ainda mais frequentes. Por isso, é muito importante reforçar os cuidados e adotar alguns hábitos para garantir que seus olhos fiquem saudáveis.

Mas você sabe por que isso acontece?

Confira a matéria e entenda o motivo dos problemas oculares aumentarem nessa época do ano e quais os cuidados necessários para prevenir.

Por que alguns problemas oculares são mais comuns no inverno?

Como já dito o inverno é a época perfeita para o surgimento de algumas irritações e doenças oculares. Isso porque, o tempo seco e frio contribui para o ressecamento ocular.

Além disso, esse clima provoca uma maior concentração de poluentes, o que também é prejudicial para a saúde dos seus olhos, porque interfere na formação das lágrimas e, consequentemente, afeta a lubrificação ocular.

Quais problemas oculares são mais comuns no inverno?

Foto: Canva

Pensando no que já foi falado, alguns problemas oculares são mais comuns no inverno. Saber quais são eles e suas principais causas, pode te ajudar a preveni-los e garantir muito mais bem-estar e saúde ocular.

1 – Olhos secos

Como o próprio nome já deixa subentendido, esse problema acontece por conta da falta de lubrificação, provocada pela baixa umidade do ar, que é característica do inverno. 

Os principais sintomas da Síndrome dos Olhos Secos são: ardência ocular, sensação de corpo estranho no olho e lacrimejamento excessivo.

Para prevenir esse problema, a aplicação do colírio é muito eficaz. Porém, é muito importante consultar um médico, para ele indicar a melhor opção de colírio para o seu caso.

2 – Alergias 

Se você já costuma apresentar quadros alérgicos, isso possivelmente pode agravar no inverno. Nesse caso, a poeira, que acaba sendo maior no clima seco, é um dos fatores mais agravantes.

Nas alergias oculares, os sintomas mais comuns são coceira, ardência e vermelhidão nos olhos.

Já para tratar, o ideal é consultar um oftalmo ou um alergista. Eles conseguirão entender qual a real causa do problema e realizarão o tratamento adequadamente.

3 – Conjuntivite

Quando o assunto é conjuntivite, a questão é um pouco mais complicada, porque, apesar de ser uma doença bem comum, existe mais de um tipo. 

Por isso, vamos entender quais os tipos e assim saber a melhor forma de tratar e principalmente, de prevenir.

Conjuntivite viral

Como o próprio nome já diz, esse tipo de conjuntivite é causado por vírus. Durante o inverno, a queda da temperatura e os detritos dispersos no ar facilitam a circulação do vírus, fazendo com que ele seja disseminado mais facilmente. 

Os sintomas geralmente são dificuldade de abrir os olhos ao acordar, por conta da secreção, vermelhidão, coceira e incômodo ocular e em alguns casos, o aparecimento de nódulos na região. 

Conjuntivite bacteriana

Já a conjuntivite bacteriana, costuma acontecer mais em crianças do que adultos. Por isso, se você tem crianças em casa, fique atento aos sintomas.

Geralmente ela causa vermelhidão, secreção espessa nos olhos, coceira, ardência e bastante incômodo.

Conjuntivite alérgica 

Esse é o único tipo de conjuntivite que não é contagioso. Ele é causado pelo excesso de poluentes, fuligem e poeira. Quando essas partículas entram em contato com os olhos, desencadeiam uma resposta exagerada do organismo e assim é desenvolvida a conjuntivite alérgica.

Nesses casos, os sintomas mais recorrentes são: lacrimejamento, fotofobia, secreção, coceira e vermelhidão.

Uma excelente dica para evitar esse tipo de problema, é deixar o ar mais úmido, com ajuda de umidificadores, além do colírio.

Quer saber mais sobre conjuntivite? Clique aqui!

Quais cuidados tomar no inverno

Agora que você já conhece as doenças mais comuns nessa época do ano, confira alguns dos principais cuidados que você precisa ter no inverno.

  • Lave bem os cobertores, mantas e roupas de cama;
  • Umedeça o ambiente;
  • Tente piscar os olhos mais vezes;
  • Evite coçar os olhos.

Atenção! Se você é usuário de lentes de contato ou usa muita tecnologia, o cuidado deve ser redobrado. Isso porque, tanto as lentes, quanto o uso recorrente de tecnologia, costumam ressecar mais os olhos e o tempo seco, contribui muito para piorar esse ressecamento.

Sua saúde ocular é muito importante e merece toda a atenção, ainda mais no inverno.


Comentários