mulher, saúde ocular

Dia da Saúde Ocular – Entenda a importância de cuidar dos seus olhos

Hoje é o Dia Mundial da Saúde Ocular. Uma data que vem como uma forma de conscientizar e reforçar a importância dos cuidados com os olhos e da prevenção de doenças oculares, como o glaucoma e a catarata, por exemplo.

E para isso, tem um detalhe que não pode ser deixado de lado, as consultas ao oftalmologista.

Mas antes de falar mais profundamente sobre esse assunto, que tal saber um pouquinho dos cuidados básicos que temos que ter no dia a dia para manter os olhos sempre saudáveis? 

Vamos lá!

Quais cuidados ter com os olhos no dia a dia?

1 – Evite coçar os olhos

Apesar de ser um hábito extremamente comum, coçar os olhos pode ser muito prejudicial para a saúde dos seus olhos. Isso porque, as mãos podem levar bactérias e sujeiras para os olhos. Além disso, os olhos são órgãos muito sensíveis e até mesmo a pressão ao coçar pode prejudicá-los.

2 – Use óculos de Sol

Proteger os olhos da ação dos raios solares é essencial para garantir sua saúde ocular e para isso, seu óculos de sol é seu melhor aliado. 

A ação dos raios UV, emitidos pelo Sol, pode causar doenças como a catarata e o pterígio.

3 – Cuidado com a maquiagem

A maquiagem pode ser uma aliada e uma forma de expressar sua personalidade, mas ela tem que ser retirada corretamente antes de dormir, tanto para garantir a saúde da sua pele, quanto dos seus olhos. Os resquícios da make, podem machucar a superfície ocular. 

Além disso, é importante ressaltar que a maquiagem é de uso individual, principalmente as usadas na região dos olhos. Compartilhá-las pode levar bactérias de um olho para o outro.

4 – Higienize bem os olhos

Limpar a região dos olhos – pálpebras, cílios e cantinhos – é importante para ter certeza de que nenhum resíduo ou resquício de produto entrará nos olhos.

5 – Tente piscar com frequência

Piscar é extremamente importante para manter os olhos lubrificados e quando ficamos muito tempo em frente às telas, acabamos piscando menos do que o necessário.

6 – Evite ficar muito tempo em frente às telas

Como a alta exposição às telas de computadores, celulares, tablets e televisões, acabam cansando o olho, isso prejudica sua visão.

Com qual frequência tenho que ir ao oftalmologista?

Foto: Canva

Como já dito, é muito importante ir ao oftalmologista, tendo ou não algum problema ocular. Assim como você faz check up da saúde do corpo todos os anos, com os olhos não deve ser diferente.

Por isso, o mais indicado é ir ao oftalmo uma vez por ano, assim ele consegue checar como está a saúde dos seus olhos e se tiver algum problema, consegue diagnosticá-lo no início e tratá-lo da melhor forma.


Comentários