Mito ou verdade? Ler no escuro faz mal aos seus olhos

Quem nunca pegou aquele livro para ler antes de dormir no escurinho do quarto, apenas com o abajur aceso? Apesar de ser um hábito bem comum, ainda existe muitas dúvidas se ler no escuro, ou em ambientes pouco iluminados, pode trazer prejuízos para sua visão.

Quer descobrir? Então continue acompanhando a matéria que vamos explicar tudo para você.

Como os olhos funcionam no escuro?

Mas antes de tirar de vez suas dúvidas sobre o assunto, é importante entender um pouco melhor como é o funcionamento dos olhos com relação à claridade.

Quando o assunto é o controle da luz e da claridade que entram nos olhos, a pupila é a responsável por isso. Quando estamos em ambientes muito claros ela contrai, para que a luz em excesso não prejudique seus olhos.

Em ambientes escuros ou com pouca luminosidade, essa ação é contrária. Ou seja, a pupila dilata para absorver a maior quantidade de luz possível.

Afinal, é mito ou verdade que ler no escuro faz mal aos olhos?

Bom, agora que já explicamos um pouco sobre o funcionamento dos olhos em lugares com pouca intensidade de luz, vamos à resposta.

Para ler no escuro, como as pupilas estão dilatadas, acabamos tendo que forçar mais os olhos, o que pode acabar cansando a visão e consequentemente pode ocasionar dores de cabeça e a longo prazo agravar quadros já existentes, como miopia e astigmatismo.

E o que fazer para evitar o cansaço ocular?

Foto: Canva
  • Evite ler em lugares com pouca luminosidade
  • Se sentir necessidade, use óculos de leitura
  • Descanse os olhos de tempos em tempos
  • Se você tem problemas refrativos, alie o uso de lentes com o de óculos
  • Fique menos tempo em frente aos celulares, computadores e televisões
  • Sempre use óculos de sol

Além disso tudo, que já foi citado, ir ao oftalmologista é essencial. Só assim, você consegue garantir que sua saúde ocular estará sempre em dia.


Comentários