dificuldade para enxergar à noite vista desfocada nictalopia

Dificuldade para enxergar à noite? Entenda o que é a Nictalopia

Você já sentiu dificuldade para enxergar à noite ou em lugares com baixa luminosidade? Se a resposta for sim, a culpa disso pode ser a nictalopia, um problema visual, que apesar do nome estranho, é muito mais comum do que a gente pensa.

Mas afinal, o que é Nictalopia?

Bom, basicamente a nictalopia é um problema ocular, caracterizado pela dificuldade de enxergar à noite ou em lugares com pouca luz. Isso acontece, por conta de uma alteração nos bastonetes, que são as células do olho, responsáveis por ajudar na percepção de luz.

Essa alteração pode ter mais de uma causa, porém uma das principais é a falta de vitamina A, que auxilia na transmissão de impulsos elétricos nos nervos ópticos.

Além da escassez de vitamina A, outras possíveis causas da nictalopia são:

  • excesso de açúcar no sangue;
  • miopia;
  • catarata;
  • glaucoma e
  • retinite pigmentosa.

Sintomas da Nictalopia

Foto: Freepik

Bom, agora que você já conseguiu ter uma noção do que é a Nictalopia, vamos conhecer alguns dos principais sintomas desse problema ocular:

  • incapacidade ou dificuldade de enxergar à noite;
  • dificuldade de ler e enxergar com nitidez em lugares com pouca luminosidade;
  • dificuldade de dirigir à noite e
  • difícil adaptação dos olhos ao sair de um local com luminosidade mais intensa e para um lugar de baixa luminosidade.

Como é o tratamento?

Como o tratamento de praticamente toda doença, no caso da Nictopia isso também vai depender muito do que está causando ela. Se a causa da nictalopia for a falta de Vitamina A, por exemplo, a melhor forma de tratá-la é sanando essa escassez, ou seja, fazendo a suplementação da vitamina. 

Agora, se a causa do problema for algum erro refrativo, os óculos ou lentes de contato serão a melhor opção. Já em outros casos, a maneira mais correta de tratamento é o controle da glicemia.

Para pacientes que desenvolveram a Nictalopia por conta da catarata, recomenda-se a cirurgia. Assim você consegue cortar o problema na raiz e sanar  a dificuldade de enxergar no escuro.

Mas atenção: só quem saberá te indicar a melhor forma de agir é o médico. Por isso, ao menor sinal de sintomas, busque um oftalmologista. Ele te passará o tratamento adequado para que sua saúde ocular seja mantida.


Comentários