Glaucoma

O que é Glaucoma?

O-que-é-Glaucoma-001-thumb-blog

26 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma

Dia 26 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, este dia foi criado para lembrar as pessoas sobre essa doença que causa a perda irreversível da visão. É um dia para lembrar que todos devem visitar o seu médico oftalmologista regularmente para fazer exames de prevenção contra diversas doenças que prejudicam a visão sendo o glaucoma a mais severa de todas.

O-que-é-Glaucoma-002-thumb-blog

Você sabe o que é glaucoma?

O glaucoma é umas das doenças mais severas que existe. É uma lesão que ocorre no nervo óptico e causa danos irreparáveis à sua visão. ( a função do nervo óptico é enviar as informações visuais ao cérebro)

O-que-é-Glaucoma-004-thumb-blog

O-que-é-Glaucoma-005-thumb-blog

Você sabia que existem 4 tipos de Glaucoma?

Listamos os 4 abaixo:

  • Glaucoma de ângulo fechado ou agudo – Ocorre quando a saída do humor aquoso é subitamente bloqueada iniciando um aumento doloroso, rápido e grave na pressão intraocular. São casos são emergenciais, bem diferentes do que ocorre com o tipo de glaucoma de ângulo aberto da doença.
  • Glaucoma de ângulo aberto ou crônico – É a situação mais comum e é transmitido por direito de sucessão (hereditário). Sua causa é desconhecida até hoje. Há um aumento na pressão ocular que se desenvolve lentamente. Com o passar dos anos a pressão elevada causa um dano permanente no nervo óptico e causa a perda total do campo de visão.
  • Glaucoma congênito – O próprio nome diz, é o tipo de glaucoma cujo a criança já nasce com a doença que é herdada da mãe durante a gestação. É considerado raro e se descoberto deve ser tratado imediatamente.
  • Glaucoma secundário – Este costuma ser causado principalmente pelo uso de medicamentos, como corticosteroides, pelos traumas e por outras doenças oculares e sistêmicas.

Glaucoma

Ao visitar o seu médico oftalmologista com regularidade essa é uma das doenças que você pode evitar pois infelizmente as pessoas só procuram um médico quando o estado da doença é crítico.  Visite seu médico oftalmologista de 6 em 6 meses ou no máximo 1 vez por ano. Faça check-ups e nunca deixe de ir ao médico no menor sinal de problema na sua visão.


One Reply to “O que é Glaucoma?”

Comentários