Lentes de contato na praia? – conheça os perigos
Uma das épocas mais esperadas do ano chegou: as férias. E muita gente acaba optando em ir para a praia para dar aquela relaxada e desestressar. Mas para quem usa lente vem aquele questionamento: “lentes de contato na praia, pode?”
Bom, a resposta é não. Mas a gente tem a solução perfeita. Para saber qual é e quais os cuidados necessários é só continuar acompanhando esse artigo.
Por que não usar lentes de contato na praia?
Para começar, não adianta só chegarmos aqui e soltarmos a notícia de que lentes e praia não combinam, a gente precisa explicar, o motivo do uso das lentes de contato na praia ser tão perigoso.
Então, vamos lá! O mar é um ambiente muito propício para a proliferação de bactérias, fungos e protozoários. Se você usa lentes de descarte anual, mensal, ou até mesmo, quinzenal, provavelmente vai querer utilizá-las depois que sair do mar e isso é um perigo, porque todo microorganismo que que estava na água, pode acabar indo para o seu olho e, consequentemente, para as suas lentes.
E agora, como faço para enxergar na praia?
Nós sabemos que os óculos de grau podem ser nada práticos e confortáveis para você usar na praia e dependendo do grau, não dá mesmo para ficar sem nenhuma correção. Por isso, nós temos outra solução: as lentes de descarte diário para miopia, hipermetropia, astigmatismo ou presbiopia.
Como o próprio nome já deixa bem claro, essas lentes devem ser descartadas todos os dias logo após o uso. Ou seja, depois de um dia de praia é tirar as lentes e jogá-las fora.
Simples, né? Elas são muito mais práticas e saudáveis.
Mas quais são os benefícios das lentes diárias?
Além de serem bem mais práticas e saudáveis, como já foi dito aqui, elas:
- proporcionam mais conforto e comodidade;
- dispensam cuidados com limpeza e assepsia das lentes;
- dispensam o uso de solução e estojo;
- não acumulam resíduos e microrganismos que podem prejudicar seus olhos.
Como proteger seus olhos na praia?
Agora que você já entendeu os perigos do uso das lentes de contato na praia, chegou a hora de conhecer alguns outros cuidados que vão ajudar a proteger seus olhos, afinal, a maresia, a areia, o sol e a água do mar também afetam sua saúde ocular.
1 – Use óculos de sol
Essa é uma dica bem óbvia, mas que faz toda a diferença. Os óculos de sol, além de proteger os olhos das ações dos raios UV, também impedem que a areia da praia entre nos seus olhos e danifique seu globo ocular.
2 – Feche os olhos para mergulhar
A água do mar tem muitos microrganismos e bactérias, que podem prejudicar a saúde dos seus olhos. Por isso, é bom ficar atento e na hora que for dar aquele mergulho no mar, fechar bem os olhos, para ajudar a prevenir infecções e irritações.
3 – Aproveite as sombras
Os espaços de sombra são seus maiores aliados para dar um tempo do sol e ficar no fresquinho. Mas, além disso, eles são ótimas opções para você não se expor muito ao sol, o que é bom, tanto para os seus olhos, quanto para sua pele.
Mas lembre-se sempre: uma proteção não substitui a outra. Ou seja, mesmo na sombra, continue usando os óculos de sol, por precaução.
4 – Descarte suas lentes corretamente
Voltando para o assunto das lentes de descarte diário, não se esqueça de descartá-las no final do dia. Não reutilize as lentes. Assim, você reduz muito os riscos de contaminação e mantém seus olhos sempre saudáveis.
Agora que você conheceu essas dicas, entendeu os perigos das lentes de contato na praia e mais que isso, entendeu que as lentes de descarte diário são a melhor saída, está na hora de relaxar e aproveitar as férias da melhor forma!
Deixe um comentário