A gravidez pode afetar sua visão – você sabia disso?
A gravidez pode afetar sua visão de diversas formas, devido às mudanças hormonais que são comuns nessa fase. Por isso, é importante se atentar aos sinais que os seus olhos dá neste período e realizar um acompanhamento médico
Tempo de leitura: 2:00 min
Você sabia que a gravidez pode afetar sua visão? É isso mesmo! A gestação mexe com os hormônios, o que acaba mudando muita coisa no corpo da mãe. Os seios geralmente crescem, algumas estrias podem aparecer e seus olhos também podem ser afetados.
Porém, uma pesquisa realizada por médicos especialistas e publicada pela Abióptica, mostrou que 90% das entrevistadas não sabiam que essas alterações na visão são comuns.
Por isso, é importante prestar atenção no seu corpo e nos sinais que ele dá. Afinal, qualquer alteração pode ter um significado maior e a gente não pode esquecer que todo cuidado é pouco.
Quais as principais mudanças na visão durante a gravidez
Como já disse aqui, algumas alterações na visão são comuns durante a gravidez. As principais delas são:
Mudanças no grau
Durante a gestação é comum reter liquido, o que pode alterar a curvatura da córnea e do cristalino e, consequentemente, mudar o grau refrativo, ou fazer com que, quem nunca tenha tido dificuldades de enxergar, comece a ter.
Síndrome dos olhos secos
As mudanças hormonais provocadas pela gravidez também alteram a composição da lágrima, o que pode causar disfunção lacrimal e deixar os olhos mais ressecados. Por isso, é importante ir ao oftalmologista e tomar todos os cuidados necessários para evitar o desconforto.
Retinopatia diabética
A grávida que é diabética ou desenvolveu algum quadro de diabetes gestacional tem que seguir um acompanhamento médico rigoroso, já que as mudanças hormonais podem piorar de forma mais rápida a retinopatia diabética, que é a doença, provocada pela diabetes, que afeta os olhos.
O avanço dessa doença pode comprometer definitivamente a visão.
Complicações da pré-eclâmpsia
A pré-eclâmpsia é a hipertensão durante a gestação e pode comprometer os vasos sanguíneos da retina, gerando hemorragias, machas escuras na visão, vista embaçada e diplopia (visão dupla). Se não for cuidada da forma correta, essa doença pode avançar a ponto de ser perigosa tanto para saúde da mãe, quanto do bebê.
Quais cuidados oculares preciso ter na gravidez
Para garantir que a sua saúde e a do seu filho estejam bem durante a gravidez, é importante realizar o pré-natal da forma correta. Ir ao médico, incluindo ao oftalmologista.
Além disso, alimentar-se bem e fazer exercícios físicos, dentro do que for recomendado pelo médico, também são pontos essenciais para se manter saudável.
Do mais, usar colírio quando necessário também ajuda, em casos de olhos secos. Mas atenção: isso deve ser feito sempre, com prescrição médica.
Leia também:
Lentes de contato durante a gravidez – posso usar?
Gravidez e visão: Dicas para a saúde dos olhos das mamães
Retinoblastoma: entenda a importância do diagnóstico precoce
Deixe um comentário