Como minimizar os efeitos dos celulares e computadores nos olhos
Os efeitos dos celulares e computadores nos olhos podem provocar doenças oculares. No entanto, nos dias atuais é praticamente impossível viver longe das telas. Por isso, é importante que você saiba como amenizar o impacto provocado pelo uso excessivo.
A tecnologia já vinha sendo protagonista há muitos anos. Porém, com a Pandemia da Covid-19 seu uso se intensificou totalmente. Agora, mais do que nunca, os aparelhos eletrônicos fazem parte da rotina da população mundial.
O problema é que a luz azul presente na tela desses dispositivos podem ser prejudiciais. No entanto, deixar de usá-los é quase impossível. Por isso, você deve buscar formas de suavizar esses efeitos e proteger algo tão precioso, que é a sua visão.
Qual o tipo de luz liberado pelas telas dos eletrônicos
Os aparelhos tecnológicos como televisão, computador, celular e tablets possuem uma luz azul em suas telas. Sendo assim, os efeitos dos celulares e computadores nos olhos são imensos.
A luz azul é um intervalo do espectro de luz visível. Possui comprimento de onda situado entre 400 e 450 nm. Portanto, existem fontes naturais, como o sol. Essa fonte natural é benéfica para a saúde.
Já a luz liberada pelas telas são artificiais.Dessa forma, são prejudiciais à saúde humana. Mas o problema não está em fazer uso desses aparelhos, e sim no excesso de tempo que se passa em frente a esses eletrônicos.
Como os efeitos dos celulares e computadores podem prejudicar os olhos
A exposição prolongada às telas causa danos à visão. Isso ocorre devido à presença de células sensíveis à luz azul na retina. Dessa maneira, o excesso dessa luz causa problemas na retina e suprimem a produção de melatonina.
Outro dado preocupante é que a exposição a longo prazo pode causar danos sérios na visão. Um deles é o aumento do risco de desenvolvimento de degeneração macular. Além de poder provocar miopia.
Quais os efeitos dos celulares e computadores na visão
Após horas olhando fixamente os monitores formados por luz azul, seus olhos costumam dar sinais de que há excesso de exposição. Conheça esses sinais e fique atento a eles:
- Visão embaçada;
- Perda de foco;
- Visão dupla;
- Olho seco;
- Vermelhidão;
- Ardor;
- Ressecamento;
- Lacrimejamento;
- Fotofobia (sensibilidade à luz);
- Prurido ocular (coceira nos olhos).
Dicas para minimizar os efeitos dos celulares e computadores
Hoje em dia se resolve tudo a um click. Então, não é possível deixar de usar os eletrônicos tão úteis na vida de todos. Porém, algumas ações podem ser feitas para amenizar os efeitos dos monitores sobre nossos olhos.
Ajuste a iluminação do ambiente
Sempre prefira a luz natural do que a artificial. Por isso, se possível, utilize os eletrônicos próximos de portas ou janelas. Além disso, procure usar menos os aparelhos a noite, principalmente com as luzes apagadas.
Faça pausas
Durante o uso prolongado dos monitores, faça pausas de dez minutos a cada uma hora. Isso ajuda a amenizar os efeitos dos celulares e computadores sobre seus olhos. Dessa forma, sua concentração e sua produtividade também aumentaram.
Estimule a visão periférica
Ao usar os eletrônicos, a visão central está apenas na tela e você não percebe o que está acontecendo ao seu redor. Portanto, estimular a visão periférica nesses casos é muito importante. Tente focar em pontos que estão ao seu redor.
Use colírios para diminuir o efeito dos celulares e computadores em sua visão
Você já deve ter reparado que ao usar os aparelhos, fixa-se a atenção no monitor e quase não se pisca. Logo, essa falta de fechar as pálpebras faz com que os olhos fiquem secos. Sendo assim, uma boa opção é usar colírios para lubrificar os olhos.
Utilize óculos bloqueadores de luz azul
Se você passa muito tempo em frente às telas, tente usar óculos bloqueadores de filtro azul. Como o próprio nome diz, eles bloqueiam a luz emitida pelos monitores. Portanto, podem amenizar os efeitos dos celulares e computadores nos seus olhos.
Cuide dos seus olhos e verá o melhor da vida
Os olhos são uma parte sensível do corpo. Por isso, eles precisam de mais cuidado que as demais. Então, cuide da sua visão e mantenha uma rotina saudável para garantir as melhores experiências através dela.
Deixar de usar os monitores não é fácil. Além da diversão, eles são úteis para estudar, trabalhar e se relacionar. Contudo, a melhor saída é tentar diminuir o tempo de exposição e seguir as dicas acima para amenizar os efeitos dos celulares e computadores.
Deixe um comentário