Dilatam a pupila

Por que os oftalmologistas dilatam a pupila?

Os médicos dilatam a pupila para realizar alguns exames específicos. Ainda mais, quando se percebe algum desconforto na visão. Mas, surge a dúvida se essa dilatação pode acontecer além do problema de saúde. 

Portanto, neste artigo veja qual a real importância das consultas regulares ao oftalmologista. Bem como, entenda mais sobre esse processo.

Por que os oftalmologistas dilatam a pupila para fazer exames?

Os médicos explicam que a dilatação da pupila serve para exames típicos e é feita por meio de colírio. Assim, podem ser simples, apenas para examinar a retina e os meios vítreos, com efeito que dura até três horas.

Veja, a seguir, alguns dos sintomas mais frequentes de desconforto nos olhos:

  • Fadiga ocular;
  • Dor de cabeça;
  • Dificuldade para enxergar.

Existe outro tipo de colírio que serve para paralisar a musculatura e avaliar o grau para longe e perto. Então, esse exame precisa da dilatação para mostrar um resultado exato, porque alguns pacientes podem ser cirúrgicos.

Qual a função do colírio dilatador?

Durante o exame é preciso que a pupila esteja dilatada, para facilitar os médicos de verem a parte de trás dos olhos. Por isso se usa o colírio, para analisar a retina, as artérias e o nervo óptico.

Confira abaixo a relação de exames que dilatam a pupila:

  • Fundo de olho;
  • Grau de refração;
  • Mapeamento de retina.

Os colírios, neste caso, tem a função própria, então, um estimula a contração dos músculos e o outro relaxa. Bem como, ampliar e contrair as pupilas durante o processo.

Dilata-se a pupila para ficar de tamanho maior 

Após a aplicação do colírio a pupila arde um pouco, devido a dilatação. Dessa forma, em menos de trinta minutos já é possível ver o resultado. Mas, caso não ocorra a dilatação é repetido a aplicação do colírio na vista.

Assim, é possível ter um diagnóstico precoce que foi feito com clareza para basear o grau correto ou alguma doença. Então, é bom sempre levar alguém para fazer esse exame, porque os olhos ficam embaçados durante o período de quatro horas.

Algumas causas que dilatam a pupila podem indicar problemas

Como a anisocoria que exibe pupilas de dimensões alteradas, existem outros problemas graves que a dilatação pode causar. Assim, as principais causas são, AVC, traumatismo craniano, enxaqueca e alguma inflamação.

A pupila de adie é uma síndrome rara que não reage à luz, aliás quando os olhos são expostos ao sol é fácil enxergar a dilatação. Portanto, neste caso os médicos indicam o uso de óculos escuros.

Exame fundo de olho

Esse exame avalia a retina, artéria e nervos. Por meio de uma lâmpada de fenda é possível examinar em quais condições estão os olhos. Então, se tiver alguma alteração o exame aponta.

O problema é que algumas doenças como diabetes e hipertensão agravam muito o resultado dos testes nos olhos. Com o diagnóstico precoce e o método adequado o paciente tem muito mais chance de cura.

Pratique a prevenção

Em geral, o oftalmologista tem por hábito fazer perguntas antes de começar qualquer exame, assim é montado um histórico do paciente. Por isso, querem saber se já teve alguma doença, os remédios contínuos que usam e o padrão familiar.
Os médicos avaliam se é preciso fazer os exames que dilatam a pupila. Portanto, mantenha as consultas regulares, porque previne diversas doenças e mantenha os grau dos óculos ou lentes de contato sempre em dia.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *