Quais são os riscos do uso excessivo de colírio?
Apesar de ajudar na saúde ocular, existem riscos do uso excessivo de colírio. Assim, o que melhora sua visão pode também atrapalhar. Por isso, saiba quais são esses riscos e como usar o produto da forma correta.
Quais são os riscos do uso excessivo de colírio?
Para comprar um colírio é preciso ir até a farmácia mais próxima. Afinal, muitos deles são vendidos sem receita médica. Porém, isso pode afetar os olhos.
Existem cinco tipos de colírios para variados problemas oculares. Desse jeito, cada um traz riscos diferentes. Então, são eles:
- Anti-inflamatórios;
- Lubrificantes;
- Antialérgicos;
- Vasoconstritores;
- Anestésicos.
Colírios anti-inflamatórios
Fazer uso excessivo e sem prescrição desse tipo de colírio é muito perigoso. Além disso, o risco aumenta caso haja corticóide na composição.
O desenvolvimento de catarata é um dos perigos. Ainda mais, pode aparecer o glaucoma, que talvez evolua para uma cegueira permanente.
Riscos do uso excessivo de colírio lubrificante
Os lubrificantes são muito comuns no dia a dia. Eles também são os que possuem menos riscos. Porém, mesmo assim é preciso ter cuidado.
Um colírio lubrificante tem conservantes. Assim, pode acabar em uma conjuntivite alérgica ou outras alergias.
Às vezes alguém passa anos usando o mesmo produto por ser muito comum. Mas, isso é perigoso. É preciso checar a data de validade para não surgir bactéria e afetar a saúde dos olhos.
Colírios antialérgicos
O risco mais conhecido por remédios para alergias é a sonolência. Então, esse efeito também vale para os colírios.
Esse tipo também não é ideal para idosos. A chance de quedas é maior e, assim, afeta a saúde física. Além disso, pode dar tontura, escurecer a visão e boca seca.
Sempre procure por um médico antes de comprar um colírio. Afinal, não há como saber se o problema é alergia ou não. Desse jeito, um profissional sabe o que fazer para melhorar a saúde ocular.
Riscos do uso excessivo de colírio vasoconstritor
Esses colírios também são muito comuns. Eles são para tirar o vermelho dos olhos. Mas, o efeito pode ser o oposto caso use muitas vezes.
O produto afeta a elasticidade dos vasos de sangue que ficam nos olhos. Assim, o tom vermelho pode ficar permanente.
Também pode causar um certo vício. Afinal, cria uma resistência e vai ser preciso mais doses para os olhos voltarem ao tom branco.
Colírios anestésicos
Quando há uma dor causada por cisco ou poeira no olho, muitos procuram anestésicos. Além disso, o paciente também pode usar antes de cirurgias ou exames. Mas, há riscos do uso excessivo de colírio.
Ele pode acabar por afetar a córnea com danos permanentes Ainda mais, o olho passa a lacrimejar e piscar menos, o que afeta a saúde ocular. Desse jeito, a chance de haver lesões aumenta.
Como diminuir os riscos do uso excessivo de colírio?
O principal para manter a saúde dos olhos é ir ao oftalmo. Afinal, ele é o profissional que sabe lidar com problemas oculares. Logo, pode indicar o melhor tratamento.
É comum pensar em colírio ao sentir incômodos nos olhos. Porém, nem sempre ele é a melhor opção. Por isso, apenas um médico pode indicar o remédio ideal.
Quando os olhos ficarem vermelhos ou irritados, use água filtrada ou soro fisiológico. Ambos não possuem efeitos colaterais e mantêm a saúde ocular. Mas, se não melhorar, procure um profissional.
Lembre-se que o uso deve ser pessoal. Ou seja, não tenha o mesmo frasco para a família toda e nem divida com amigos. Com esses cuidados, os riscos do uso excessivo de colírio diminuem.
Deixe um comentário