Principais produtos evitados nos olhos que você deve conhecer
Devemos ficar atentos à saúde ocular a todo tempo. Nesse sentido, confira a lista de produtos evitados nos olhos que você deve conhecer. Bem como, o que esses produtos podem causar se mantiver o contato constante.
O que é queimadura química?
A queimadura química se dá pelo uso de substâncias químicas quando entram em contato com a pele, os olhos ou com a sua ingestão. Nesse sentido, tem semelhança com queimaduras causadas pelo calor.
Quais produtos evitados nos olhos causam queimadura química?
É comum encontrar essas substâncias em produtos de limpeza de uso doméstico ou industrial. Isso porque, de forma geral, tem hidróxido de sódio, fenóis, hipoclorito de sódio, ácido sulfúrico e ácido clorídrico na sua composição.
Confira a seguir, uma lista dos produtos de limpeza que tem esse tipo de componentes:
- Produtos voltamos para a limpeza de piscinas, alvenarias, instalações sanitárias, ácido de bateria, canos e remoção de pinturas;
- Desinfetantes e branqueadores.
- Desodorizadores, produtos de higiene e desinfetantes, entre outros.
Todo cuidado é pouco no manuseio desses produtos. Por isso, fique atento às instruções de uso e siga o passo a passo com atenção. Fique atento a produtos evitados nos olhos.
Produtos evitados nos olhos: sintomas de queimaduras químicas
Muito semelhantes às queimaduras por calor, as químicas se apresentam da seguinte forma:
- Vermelhidão;
- Inchaço;
- Por fim, a dor.
Quando são mais profundas apresentam bolhas na região e a dor se agrava. Por fim, é raro que ocorra alguma queimadura de terceiro grau desse tipo.
Tratamento de queimaduras químicas
Assim que a queimadura ocorrer, os seguintes passos devem ser seguidos:
- Uso de água em abundância na região afetada;
- Eliminar todas a partículas e pós químicos que estão secos;
- Remover as roupas contaminadas.
Vale ressaltar que os produtos químicos continuam agindo, mesmo depois do primeiro contato. Desse modo, o ideal é enxaguar por 30 minutos. Já para queimaduras causadas por metal sódico o fato de molhar a região pode piorar a queimadura.
Então, para evitar qualquer agravo na situação, procure saber a origem da queimadura para a providência mais adequada. Por fim, de modo geral, o tratamento das queimaduras químicas é o mesmo para a queimadura térmica.
Como impedir queimaduras por produtos evitados nos olhos?
Cuidados simples devem ser seguidos para evitar esse tipo de queimadura por produtos evitados nos olhos. Então, veja a seguir alguns desses cuidados:
- Siga as normas de segurança e equipamentos como, luvas, máscara de gás e óculos de proteção;
- Evite o contato das mãos nos olhos após o contato com produtos químicos;
- Mantenha os produtos químicos fora do alcance das crianças.
Cumpra as orientações com segurança e evite acidentes que podem vir a causar problemas nos olhos, ou até mesmo a perda da visão.
Cuide da saúde dos seus olhos
O principal medicamento indicado por oftalmologistas para o tratamento dessas queimaduras é o colírio anti-inflamatório. Mas vale ressaltar que o primeiro passo – além de procurar um serviço de urgência ou emergência – é agendar a sua consulta de rotina.
É através dessa rotina que você vai conseguir prevenir possíveis problemas de saúde ocular. Bem como, tratar outros que já se apresentaram no momento da consulta. Faça o uso consciente desse profissional e tratamentos.
Deixe um comentário