Inchaço na pálpebra na pandemia: saiba por quê acontece
O inchaço na pálpebra foi um dos efeitos que chegaram devido à pandemia. Além disso, a falta de higiene também tem um papel nesse problema. Por isso, é importante saber como se cuidar para evitar essa situação.
Casos de inchaço na pálpebra estão crescendo
Muitos não imaginavam que a Covid, junto com a quarentena e uso de máscaras, traria problemas para os olhos. Mas, agora é possível ver como e porquê essas situações estão afetando a saúde ocular. Ainda mais, o inchaço pode ser sintoma de:
- Conjuntivite;
- Terçol;
- Celulite ocular;
- Usar lentes de contato da forma errada;
- Herpes nos olhos.
Com a Covid, os casos aumentaram. Afinal, o ar que soltamos pela boca e nariz possuem microorganismos. Com o uso das máscaras, a respiração vai em direção aos olhos, o que acaba prejudicando.
Por isso é muito importante continuar fazendo exames com o seu oftalmo. Apenas ele pode dizer qual é a causa do inchaço na pálpebra e indicar o melhor tratamento. Então, caso houver sintomas, procure um médico.
Como tratar o inchaço na pálpebra
É extremamente importante usar os produtos certos para manter a saúde do local e evitar o inchaço. Mas, se você estiver com as pálpebras inchadas, existem algumas formas de tratar e aliviar a sensação. Sendo assim, você pode tomar atitudes como:
- Usar soluções salinas nos olhos para enxaguar em caso de secreção ocular;
- Retirar as lentes de contato;
- Em caso de alergia, usar colírios ou pomadas adequadas;
- Ao deitar, ficar com a cabeça elevada para diminuir o acúmulo de líquido;
- Colocar compressa fria e úmida nos olhos, ou saquinhos de chá frios;
Não faça esses tratamentos sem entrar em contato com um médico. Ainda mais, para usar remédios como colírios, é muito importante ter a opinião de um profissional. Caso contrário, você pode piorar o problema e até mesmo evoluir para algo mais grave.
Quais são os sintomas das pálpebras inchadas?
Sentir o inchaço não é o único sintoma possível. Afinal, dependendo do problema, há muitos efeitos negativos nos olhos. Então, é preciso estar atento aos sinais e procurar ajuda o mais rápido possível.
Alguns sintomas são mais comuns do que outros. Além disso, geralmente são causados por alergias e infecções. Por isso, veja quais são e, caso se identificar com um ou mais, procure por tratamento:
- Olhos irritados;
- Lacrimejamento excessivo;
- Pálpebra ou olhos avermelhados;
- Sensibilidade à luz;
- Pálpebras descascando ou secas;
- Secreção.
Outros dois sintomas bastante comuns são dores e dificuldade para enxergar. Mas, isso vai depender de como está o inchaço. Se estiver muito grande, a visão pode ficar obstruída, causando enorme incômodo.
Faça exames de rotina e mantenha a higienização
O inchaço nas pálpebras pode ser causado principalmente por falta de higienização. Sendo assim, é importante manter a pele das pálpebras e os cílios limpos. Então, sempre dê atenção a essa região na hora do banho.
Há também outras formas de prevenir, que é ter uma alimentação rica em fibras. Além disso, o controle emocional também é importante. Afinal, a doença pode ser causada por emoções como nervosismo em excesso, algo que cresceu bastante na pandemia.
Não deixe de consultar seu médico e perguntar a melhor forma de evitar esse problema. Ainda mais, ele pode indicar os produtos certos para você limpar seus olhos da forma correta.
Deixe um comentário