crianças coçam os olhos

Saiba porquê as crianças coçam os olhos e se isso deve ser evitado

Quando as crianças coçam os olhos é sinal de alerta. Ainda mais, quando ocorre com frequência e ela coloca força para aliviar a coceira. Logo, pode significar que tem alguma coisa errada com a visão.

A coceira frequente nos olhos também pode levar a danos na região. Ou seja, lesionar a córnea e outras estruturas oculares. Assim, prejudica a visão e a acuidade visual.

Crianças coçam os olhos quando estão com alergia

Qual criança nunca teve algum tipo de alergia ou infecção durante a infância. Além disso, apresentar doenças durante a infância é algo comum. Mas, ao longo de seu desenvolvimento vão adquirindo imunidade. 

A imunidade e resistência a vírus e bactérias são adquiridas com o contato. Ou seja, precisam desses elementos estranhos para que o organismo possa combater. Assim, a resposta pode ser por meio de uma resposta alérgica.

Alergia ocular é um caso comum em crianças que coçam os olhos. Bem como, ocorre o aparecimento de conjuntivite alérgica. Então, o melhor é buscar auxílio de um médico o quanto antes.

Sinal de alerta para problemas

Ao notar que a criança apresenta coceira nos olhos, os pais devem ficar alertas. Ainda mais, quando ela  tem esse hábito com frequência. Logo, ficar de olho nos pequenos é fundamental para avaliar suas ações.

Outros sintomas oculares

Problemas oculares podem levar ao aparecimento de outros sintomas e sinais. Ou seja, as crianças coçam os olhos quando estão com algum problema. Mas, outras alterações também merecem atenção, como:

  • Vermelhidão e inchaço;
  • Lacrimejar com frequência;
  • Dores oculares;
  • Apertar os olhos para enxergar melhor;
  • Sensibilidade à luz.

Esses desconfortos aparecem quando a criança está com alergia ocular. Bem como, com outros problema. Nesse sentido, levá-la ao oftalmologista o mais rápido possível é imprescindível.

Foto: Tenha muita atenção quando as crianças coçam os olhos com frequência e com muita força

As crianças coçam os olhos e levam ao astigmatismo

Um problema ocular que aparece quando as crianças coçam os olhos é o astigmatismo. Porém, ele pode ser hereditário, transmitido dos pais para filhos. Mas, quando o pequeno tem o hábito constante de coçar pode prejudicar a córnea.

A frequência da coceira pode levar a uma alteração da córnea. Logo, quando ocorre a alteração na morfologia pode aparecer o astigmatismo. Bem como, há chances do aparecimento de miopia ou hipermetropia.

Especialistas alertam que é preciso os pais ficarem atentos a esse comportamento. Além disso, quanto antes for realizado o tratamento maiores as chances de sucesso. Ainda mais, quando utilizados os óculos ou lentes, de acordo com o médico.

Outro ponto importante é manter os pequenos longe das telas por muito tempo. Por exemplo, tablets, computadores, celulares ou televisão. Dessa forma, é evitado outros problemas que possam afetar a visão devido aos eletrônicos.

Saúde ocular deve ser prioridade dos pais

Como adultos, as crianças precisam realizar visitas periódicas aos oftalmologistas. Afinal, isso previne doenças e mantém a saúde ocular em dia. Portanto, quando as crianças coçam os olhos é sinal que os olhos precisam de atenção, fique sempre atento.


Comentários