O que é Astigmatismo? Entenda o que é essa condição ocular

Tempo de leitura: 2:45 min

O astigmatismo é um problema de visão que faz com que os objetos pareçam distorcidos ou borrados (embaçados). Muitas vezes ele afeta tanto a visão à distância, quanto a visão de perto e é extremamente comum, podendo ocorrer também com a miopia e a hipermetropia.

astigmatismo

Quais são os sinais e sintomas dos astigmatismo?

O astigmatismo, normalmente, faz com que a visão fique desfocada tanto à distância, quanto de perto. Os pacientes com esse problema refrativo, muitas vezes, se sentem cansados ​​depois de ler ou ficar um certo tempo focando a visão na mesma coisa. Fechar os olhos e inclinar a cabeça costuma melhorar os sintomas.

Causas

As causas dessa condição visual tem relação com o formato da córnea, que, nesses casos, é oblonga, como uma bola de rugby, ao invés de esférica. A luz é então focada em dois pontos em vez de um, o que faz com que a imagem seja formada de forma incorreta, deixando a visão embaçada.

O astigmatismo pode também ser causado por uma lente cristalina de forma irregular. Esta condição é denominada “astigmatismo lenticular”.

Como o astigmatismo é diagnosticado?

O diagnóstico é feito pelo oftalmologista, após uma série de exames. O queratômetro manual, é um dos instrumentos usados, que têm a função de medir a curvatura da córnea.

Além disso, outro instrumento que também pode ser utilizado é topógrafo de córnea, que dá um mapa codificado por cores, semelhante a um mapa topográfico de montanhas. As áreas mais íngremes são indicadas em vermelho e planas, em azul.

Tratamentos

Óculos ou lentes de contato

Imagem: Canva

Bom, existe mais de um tipo de tratamento para astigmatismo – óculos de grau, lentes de contato ou cirurgia – e o melhor para você, quem poderá indicar é sempre um médico.

  • Óculos: eles funcionam super bem para pacientes de astigmatismo, corrigindo c ompletamente o problema. É sempre importante ressaltar, que, principalmente, que tem altos graus, precisa ter seus óculos cuidadosamente ajustados rosto.
  • Lentes de contato: as lentes usadas para corrigir esse problema são chamadas de tóricas e, hoje, você consegue encontra diversas opções para escolher a que melhor se adapta ao seu dia a dia.
  • Cirurgia: as cirurgias para a correção do astigmatismo hoje, são bem comuns e têm se tornado cada vez mais modernas e eficientes, além de não ocorrerem muitas complicações. 

Lentes para astigmatismo

Existem diversas marcas e modelos para a sua escolha em lentes de contato tórica. O recomendado é se consultar com um oftalmologista regularmente, pois somente ele poderá lhe diagnosticar e indicar a lente de contato mais adequada para o seu caso. Além de indicar as lentes corretas para cada caso o oftalmologista vai lhe ensinar como cuidar das suas lentes de contato.


Comentários