astigmatismo

O astigmatismo é um problema de visão que faz com que os objetos pareçam distorcidos ou borrados (embaçados). Muitas vezes afeta tanto a distância quanto a visão de perto. É um problema comum que também pode ocorrer com a miopia e a hipermetropia.

 

astigmatismo

 

Sinais e sintomas do astigmatismo

 

O astigmatismo normalmente faz com que a visão fique desfocada tanto à distância de longe quanto a de perto. Os pacientes com astigmatismo muitas vezes se sentem cansados ​​depois de ler. Fechar os olhos e inclinar a cabeça parece melhorar a distorção da visão causada pelo astigmatismo.

 

Causas do astigmatismo

 

O astigmatismo é causado pela córnea tendo uma forma oblonga, como uma bola de rúgbi, em vez de uma forma esférica. A córnea com astigmatismo tem duas curvas, uma curva plana e uma que é íngreme. A luz é então focada em dois pontos em vez de um. Um ponto de foco pode estar na frente da retina e o outro atrás.

 

Isso faz com que as imagens apareçam distorcidas, além de aparecerem embaçadas. O astigmatismo pode também ser causado por uma lente cristalina de forma irregular. Esta condição é denominada “astigmatismo lenticular”.

 

Como o astigmatismo é diagnosticado

 

O astigmatismo é diagnosticado por um queratômetro manual, um instrumento usado para medir a curvatura da córnea. Um queratômetro é usado frequentemente em um exame básico dos olhos. O diagnóstico também pode ser feito usando um topógrafo de córnea. Um topógrafo de córnea é um instrumento que dá um mapa codificado por cores, semelhante a um mapa topográfico de montanhas. As áreas mais íngremes são indicadas em áreas vermelhas e planas em azul.

 

astigmatismo

 

Tratamento do astigmatismo

 

O astigmatismo pode ser corrigido com óculos de grau, lentes de contato ou cirurgia.

 

  • Óculos: Óculos funcionam bem com pacientes com astigmatismo. Os pacientes com altas quantidades de astigmatismo devem ter seus óculos cuidadosamente ajustados ao seu rosto.

 

  • Lentes de contato: As lentes de contato que corrigem o astigmatismo são chamadas de lentes de contato tóricas. Pacientes com grandes quantidades de astigmatismo têm maior sucesso com lentes de contato rígidas permeáveis ​​ao gás.

 

  • Cirurgia: Os procedimentos cirúrgicos de correção da visão e um procedimento de incisão, conhecido como ceratotomia astigmática, também podem corrigir com sucesso o astigmatismo.

 

Lentes para astigmatismo

 

Existem diversas marcas e modelos para a sua escolha em lentes de contato tórica. O recomendado é se consultar com um oftalmologista regularmente, pois somente ele poderá lhe diagnosticar e indicar a lente de contato mais adequada para o seu caso. Além de indicar as lentes corretas para cada caso o oftalmologista vai lhe ensinar como cuidar das suas lentes de contato.

 

Written by newlentes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *