Receita Oftalmologica

 

Você sabe quanto tempo dura uma receita de um oftalmologista? Você lembra a data da sua última consulta com seu oculista?

Geralmente lembramos da receita oftálmica quando mais precisamos dela. Seja na hora de fazer um óculos de grau ou na hora de comprar uma lente de contato.

Uma receita tem um tempo médio entre 6 meses á 1 ano a partir da data da consulta com o seu médico oftalmologista. Após a consulta, você recebe informações importantes do seu médico sobre a saúde dos seus olhos e caso necessite de correção visual, também receberá uma receita com dados do grau para correção da visão, como grau para longe de miopia , hipermetropia e astigmatismo, ou grau de perto chamado de presbiopia, que é a famosa vista cansada. Além dessas informações que são descritas na receita, seu oftalmologista poderá indicar o tipo de lente a ser usado para sua necessidade, na qual a ótica especializada irá utilizar para lhe indicar na compra de um novo óculos de grau ou lentes de contato.

 

Você sabia que se for usar lentes de contato, o grau da receita padrão para óculos poderá sofrer uma conversão de grau para grau de lentes?

Este procedimento é técnico e necessário em alguns casos, na qual é vinculado o tipo de grau e o tipo de lente de contato.

 

Como funciona essa tabela de conversão?

Explicando de uma maneira bem simples, significa que dependendo do seu grau descrito na receita padrão de óculos, seu grau sofrerá uma alteração para usar as lentes de contato. Isso ocorre pois as lentes estão em contato direto com os olhos, o que é diferente do óculos que existe uma distância entre sua visão e a lente de óculos. É aí que a tabela de conversão entra! Ela será necessária para que você tenha a correção correta da visão conforme receitado pelo seu oculista. Procure sempre um profissional especializado para estas informações, pois ninguém quer usar um grau errado não é mesmo? É normal os médicos apenas te entregarem a receita padrão, que é realmente o que consta o grau de sua necessidade visual e somente o profissional do estabelecimento que você for realizar o pedido, fazer esta conversão pois isso vai depender de algumas variáveis como o tipo de lente que irá usar e tipo de descarte por exemplo.

 

Receita Oftalmologista

 

Sempre tenha sua receita em mãos e atualizada, pois ela que irá lhe ajudar a manter a saúde dos seus olhos em dia. Usar receitas antigas podem prejudicar sua visão pois em alguns casos o grau muda. Além de desperdiçar tempo e dinheiro fazendo uma lente com grau errado para os seus óculos, você estará se prejudicando.

 

Importante: Alguns fatores podem fazer com que sua receita mude em um tempo menor do que os 6 meses indicados. São eles: Catarata, diabete, alteração na curvatura da córnea e etc.

Por isso, é indicado consultar seu médico oftalmologista regularmente, pois ele é o profissional adequado para manter a saúde dos seus olhos que é algo que depende do carinho e do seu compromisso com você mesmo(a).  😉

 

Você sabia que existem lentes de contato coloridas com grau? 😮  Clique aqui e saiba mais… 😀

Written by newlentes

8 Comments

luciano da silva pinheiro pinheiro

Ola queria saber se essa definição de que a receita vale por 6 meses a um ano, é particular deste blog, ou existe algum órgão que determina isso? Obrigado

Reply
newlentes

Olá Luciano, não é um critério de nenhum órgão, mas sim uma recomendação de diversos oftalmologistas o retorno de 6 meses a 1 ano para uma nova consulta. Um exemplo é uma criança com grau alto. O período de um ano é um espaço de tempo muito longo, então é recomendado o retorno por um período menor determinado pelo próprio oftalmologista para acompanhar essa situação do paciente. Então esse período de validade é o período ideal para o usuário de lentes de contato com grau ou óculos de grau refaça sua consulta. As vezes uma pessoa pode até exigir que se refaça um óculos com uma receita com o prazo maior do que 1 ano alegando que o grau não mudou, mas mesmo assim indicamos refazer o exame pois se tratando de saúde ocular a necessidade de correção visual não é o único problema que pode surgir. Indicamos sempre a prevenção solicitando que a pessoa procure um oftalmologista. Agradecemos o seu comentário e estamos disponíveis para quaisquer dúvidas. Uma ótima semana. 🙂

Reply
mirian

Prezados (as), bom dia.
Meus agradecimentos pelas informações obtidas, porque eu estava muito preocupada com a validade da receita. Além do meu óculos anterior cair e quebrar, teve alteração no meu grau, para maior. Gostaria de receber mais informações sobre o assunto.
atenciosamente,
Mírian Sena

Reply
newlentes

Olá Maria, nós que ficamos felizes por ter gostado. Agradeço o seu comentário e sempre que precisar fique à vontade para perguntar. Em nossa loja on-line também temos um texto no final da página com mais conteúdo sobre lentes para Astigmatismo e opções para a sua necessidade. Basta acessar: https://www.newlentes.com.br/lentes-de-contato-com-grau-para-astigmatismo para ter acesso a esse conteúdo. Muito obrigado mais uma vez e uma ótima semana.

Reply
Sergio Nogueira

olá queria saber pois uso óculos para longe e no fim do ano observei que estava vendo as letras embaçadas de longe pode ser que as lentes do óculos está aranhadas ou grau de miopia aumentou?

Reply
newlentes

Olá Sergio Nogueira, tudo bem? Nós indicamos que visite seu oftalmologista para tirar essa dúvida. Além dele ser o especialista no assunto ele possui o equipamento ideal para verificar o seu grau de miopia e se suas lentes estão de acordo com o seu grau. Claro que lentes arranhadas dificultam a visão e se elas estão arranhadas ao ponto de lhe gerar uma dúvida sobre o seu grau o melhor a ser feito é visitar seu oftalmologista, pois ele é quem pode fazer uma avaliação e lhe entregar uma nova receita para a fabricação de novas lentes para o seu óculos. Qualquer avaliação médica sobre os seus olhos sempre deverá ser realizada pelo seu oftalmologista. Muito obrigado pelo seu comentário e uma ótima semana. 🙂

Reply

Comentários