teste de cores ishiraha

Daltonismo

Será que eu sou Daltônico?

Será que você enxerga aquela cor que está vendo como as outras pessoas enxergam? Isso é verde ou vermelho? Cinza ou rosa? Saiba que cerca de 0,5% das mulheres (1 em cada 200) e 8% dos homens (1 em cada 12) sofrem de algum tipo de daltonismo. O que poucos sabem é que existem diferentes tipos de daltonismo. São eles a Deuteranomalia (onde tudo fica um pouco desbotado), a Protanopia (faz tudo parecer um pouco verde), a Tritanopia (as cores ficam em tons rosa e esverdeado) e apenas cerca de 0,00003% da população mundial possuí daltonismo total (enxergam somente preto, branco e muitos tons de cinza). Outras condições como diabetes, Alzheimer e Parkinson também podem levar ao daltonismo.

daltônico

 

Como posso saber qual é o meu grau de daltonismo?

Um dos testes mais famosos é o teste de cores de Ishiraha. Recebeu esse nome em 1917 graças ao seu criador, o professor da universidade de Tóquio, Dr. Shinobu Ishihara. O teste de cores Ishiraha consiste em uma sequência cartões com números que são formados por pequenos círculos. Esse teste dirá qual grau de daltonismo a pessoa testada apresenta.

 

Abaixo um exemplo de como é o teste.

daltonismo - Teste de cores de Ishihara

 

daltonismo - Teste de cores de Ishihara

 

daltonismo - Teste de cores de Ishihara

Caso tenha percebido alterações em sua visão durante o teste visite seu oftalmologista para fazer o teste completo. Consulte seu oftalmologista regularmente. 😉

#newlentes 😀


Comentários