Dia dos Namorados

Como surgiu o Dia dos Namorados no Brasil?

 

O Dia dos Namorados está chegando e muitos não sabem como ele surgiu. Será que foi um casal apaixonado querendo mostrar o seu amor ao mundo? Ou será que alguém acordou de manhã e começou a dedicar-se a amada e sugeriu um dia para os dois? 😀

Pesquisando descobri que a data surgiu no Brasil de uma maneira muito mais simples do que parece.  Em terras Tupiniquins esse dia surgiu como uma jogada de marketing criada na época pelo publicitário João Doria, em 1949. Não estranhe o nome, pois é isso mesmo que você leu, só que no caso estamos falando do Sr.João Doria, pai do atual prefeito de São Paulo, Sr.João Doria Jr. Esse acontecimento se deu através de uma solicitação de um dos clientes do publicitário. A ideia era criar uma campanha para estimular as vendas em junho que para o comércio era o pior período.

Então eis que surge a ideia de usar a data de São Valentim* cujo Sr.João Doria já conhecia fora do País. O Dia de São Valentim é muito comemorado em diversos países incluindo Estados Unidos. A diferença está no dia em que a data é comemorada, pois o Dia de São Valentim é comemorado na maioria dos países, no dia 14 de fevereiro e no Brasil dia 12 de junho.

* (São Valentim é um santo reconhecido pela Igreja Católica e pelas Igrejas Orientais que dá nome ao Dia dos Namorados em muitos países, onde o celebram como Dia de São Valentim. O nome refere-se a pelo menos três santos martirizados na Roma antiga. Origem: Wikipedia)

 

Por que dia 12 de junho?

É nesse momento que entra a campanha do Sr.João Doria. Usar a data de São Valentim como inspiração, o mês de junho e a data de Santo Antônio.

 

Santo Antônio? Por que Santo Antônio?

No dia 13 de junho nós comemoramos o dia de Santo Antônio, o Santo Casamenteiro. Agora fez mais sentido não fez? 😀

 

Resumindo: Em 1949 o publicitário João Dória (Pai do atual prefeito de São Paulo, João Doria Jr.) criou uma campanha para aumentar as vendas em um mês ruim para os comerciantes. Se utilizando como base a história do Dia de São Valentim e o Dia de Santo Antônio (13/06). Ele desenvolveu a campanha “Não é só de beijos que se prova o amor”.

 

 

Dia dos Namorados

 

A campanha não deu muito certo mas a ideia com o tempo foi “pegando”! Hoje o Dia dos Namorados é um dos melhores períodos do ano com promoções, descontos e etc. Só perde para Dia das Mães e Natal.

 

Dia dos Namorados

 

Então, agora no dia 12 de junho troque presentes ou lembranças para reforçar o seu amor pelo seu ou sua amada. Estaremos com a campanha Semana dos Namorados com promoções, frete grátis e descontos em diversos produtos (solução para lentes de contato, lentes de contato, lentes coloridas, óculos de sol e óculos de grau) durante esse período, então confira as regras e aproveite. 😀

Feliz Dia dos Namorados 😉

#NewLentes

 

Written by newlentes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *