Dia das Mães

Dia das Mães

Dia-das-Mães-001-thumb-blog

Por que comemoramos o Dia das Mães?

Dia das Mães ou Dia da Mãe é o dia em que homenageamos todas as mães do mundo. Em cada país é uma data diferente enquanto aqui no Brasil nós comemoramos no segundo domingo do mês de maio em Portugal por exemplo eles comemoram no primeiro domingo de maio.

Dia-das-Mães-002-thumb-blog

Não é de hoje que homenageamos nossas mães, essa data mesmo sendo em diferentes épocas existiu desde a Grécia antiga quando se comemorava a Mãe dos Deuses. (Rhea) Nos Estados Unidos a celebração foi criada com o objetivo de diminuir a mortalidade infantil. A ativista Ann Reeves Jarvis fundou o Mothers Days Works Club em 1958 com o intuito de ajudar as famílias dos trabalhadores com tal problema. Em 1870 outra mulher preocupada com o desarmamento da Guerra de Secessão em prol da paz publicou o manifesto Mother’s Day Proclamation. O nome dela era Julia Ward Howe que inclusive foi a autora do Hino de Batalha da República.

Dia-das-Mães-003-thumb-blog

No Brasil a história foi bem outra. A data só foi comemorada em 12 de maio de 1918 na cidade de Porto Alegre incentivada pela associação Cristã de Moços do Rio Grande do Sul. A data escolhida fora trazida pelo então Secretário-Geral (ACM-RS) o Sr. Frank Long. Somente em 1932 a Data se tornou Nacional após uma solicitação da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino ao Presidente da época o Sr. Getúlio Vargas. A partir dessa oficialização a data passou a ser todo segundo domingo de maio. Não só o País apoiou a data como também a Igreja Católica através do Arcebispo Dom Jaime de Barros inseriu a data no calendário oficial da igreja católica.

Dia-das-Mães-004-thumb-blog

Se entende então que a comemoração surgiu sempre com o objetivo de expor a importância das mães no mundo e na sociedade em que vivemos. Ela nos apoia e nos nutri de esperança. Seja a Mãe biológica ou não! A famosa Mãe-Vó e a mãe dos nossos filhos. Mãe é eterna e ninguém é filho de chocadeira. Então no Dia das Mães lembre-se dela! Um cartão, um beijo ou um abraço. Presenteie se puder e diga o quanto você a ama! <3

Feliz Dia das Mães.

Dia-das-Mães-005-thumb-blog

A NewLentes e toda sua equipe deseja a todas mães um Feliz Dia das Mães com mutos beijos, abraços, presentes e e um montão de carinho… <3 <3 <3


Comentários