Pare de fumar

Você sabia que fumar prejudica a visão?

 

No dia 31 de maio é o Dia Mundial do Combate ao Fumo! Ele existe para conscientizar aos ávidos fumantes, fumantes de final e fumantes passivos dos riscos que o cigarro pode causar a saúde. Esses riscos não são exclusivos do pulmão. Uma série de outros órgãos sofrem com a ingestão das substâncias tóxicas do cigarro, seja ela pela fumaça inspirada ou pela pele e mucosas.  A fumaça que o tabaco produz também é tóxica e de acordo com várias pesquisas podemos ver as consequências do consumo do tabaco em qualquer pesquisa no Google, mas o que muitos não sabem são os perigos que ele pode trazer a sua visão. Saiba que o cigarro pode causar cegueira! O uso constante de tabaco causa o enrijecimento dos vasos sanguíneos da retina fazendo com que o resultado disso crie uma trombose na via central dos vasos da retina e aos poucos o fumante vai perdendo a visão.

 

Como avisamos fumar não faz bem e faz mais mal ainda aos seus olhos. Se você é usuário de lentes de contato coloridas ou não pare agora com o consumo de tabaco. Se mesmo os não fumantes percebem que ao frequentar um ambiente com muita fumaça isso causa irritações consideráveis aos olhos imagine os usuários de lentes de contato! Em alguns casos incomoda tanto que o usuário precisa retirar as lentes de contato pois a fumaça machucou seus olhos e contaminou suas lentes. Leve sempre consigo um umidificante e limpe sempre muito bem suas lentes de contato. Nunca use soro, pois ele não limpa. Use uma boa solução de limpeza e armazene suas lentes de contato em um estojo limpo e principalmente, não fume. por favor. 🙁

 

 

Pare de fumar

Campanha realizada na Rússia para lembrar aos fumantes sobre os riscos da cegueira causada pelo consumo do tabaco.

 

Dia Mundial do Combate ao Fumo

 

Todo dia 31 de maio é celebrado o dia Mundial sem Tabaco. Essa data foi criada pelos estados que fazem parte da Organização Mundial da Saúde para informar o público sobre os males que o uso do tabaco pode causar. Com o objetivo de chamar a atenção do público são criadas campanhas para que diminua a epidemia do tabaco e para as mortes que o mesmo causa todos os anos em diversos países. Claro que as campanhas não só direcionadas ao público consumidor de tabaco. Elas também são direcionadas aos jovens com o objetivo de proteger as crianças e adolescentes do consumo do tabaco e os risco e consequências devastadoras a saúde. Também mostram como a vida é sem o consumo do tabaco e como sua vida pode ser saudável sem o consumo de cigarro ou como ela pode melhorar com o fim do consumo.

 

Vídeo da empresa Bausch+Lomb – Cuide bem dos seus olhos

 

Quero parar de fumar!

 

Os estragos causados são vários e é claro que você deve evitar o consumo de cigarro e derivados. Sejam os aromatizados ou os mais fracos, ele fazem mal da mesma maneira. Sabemos que não é fácil para de fumar e para tentar te ajudar seguem algumas dicas importantes para você tentar começar a se livrar do consumo do tabaco.

 

Pare de fumar

 

Você pode começar de duas formas. Parando imediatamente ou gradativamente. A parada imediata é melhor pois você corta o vício de uma só vez e em pouco tempo consegue observar a grande melhora que o corpo demonstra após um pequeno período sem fumar. Aos poucos o ex-usuário começa a perceber melhor o aroma e paladar dos alimentos, a disposição muda e até a cor da pele volta a ficar mais rosada. Além disso seu apetite volta e os riscos no desenvolvimento de doenças sérias caem absurdamente.

 

Como o seu corpo reage após parar de fumar:

 

Após 20 minutos

A pressão sanguínea e a pulsação normalizam;

 

Após 2 horas

Não existirá nicotina circulando na sua corrente sanguínea;

 

Após 8 horas

Os níveis de oxigênio na sua circulação voltam ao normal;

 

Após 12 a 24 horas

Seus pulmões já estarão funcionando melhor;

 

Após 2 dias

Seu olfato já funciona melhor e você consegue sentir os cheiros assim como o seu paladar melhora para sentir o sabor dos alimentos;

 

Após 3 semanas

Você irá perceber uma facilidade na respiração e sua circulação sanguínea já melhorou significativamente;

 

Após 1 ano

O risco de você morrer de infarto já foi reduzido para 50% das chances;

 

Após 5 a 10 anos

O risco de sofrer infarto será igual ao das pessoas que nunca fumaram na vida. 😀

(Esses dados são encontrados no site do INCA.)

 

Com a parada gradativa o fumante vai diminuindo o consumo do cigarro aos poucos até a extinção do uso do mesmo. O problema que nesse período o fumante pode perder o controle e voltar ao vício. Caso opte por esse tipo de parada o ideal é que não leve mais de duas semanas para o processo. 😉

 

Pratique exercícios

 

Crie rotinas que irão substituir o consumo do cigarro. Exercícios físicos como caminhas irão facilitar muito além de ajudar o condicionamento físico. Evite o consumo do álcool e do café durante esse processo pois muitos fumantes associam o uso do cigarro a determinados comportamentos. É claro que não é fácil para um hábito que muitas vezes se estende por anos da vida, mas pense que você esta prolongando sua vida e o convívio com a sua família.

 

Pare de fumar

 

Visite regularmente o seus oftalmologista e tire todas as suas dúvidas sobre o consumo do tabaco e o que ele pode influenciar na sua visão. Fizemos apenas um resumo dos males causados pelo cigarro mas o ideal sempre é conversar com o seu médico. Além disso a visita regular previne e cuida melhor dos seus olhos e da sua saúde. 😉

 

#Ficaadica: Não Confunda o Dia 31 de maio é o Dia Mundial de Combate ao Tabaco enquanto no Brasil o dia 29 de agosto é o Dia Nacional de combate aos fumo. O importante é lembrar que o consumo do tabaco não faz mal somente a quem fuma mas para todos que estão perto. No Brasil existem Leis que protegem você do cigarro e elas devem ser usadas.

Written by newlentes

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