Futebol de óculos, pode isso Arnaldo?

Acredite, diversos craques já precisaram de correção visual e alguns até precisaram de autorização especial da FIFA para poder jogar com óculos de grau.

Lembra do jogador Paul Scholes? Jogador habilidoso da seleção da Inglaterra e do Manchester United! Usuário de lentes de contato sofria de miopia e mesmo com essa dificuldade visual ele era conhecido pela sua precisão em seus passes.

Futebol-de-óculos-pode-isso-Arnaldo-001-thumb-blog

Paul Scholes

Há muito tempo os jogadores podem aproveitar as vantagens das lentes de contato pois já tem algum tempo que elas se tornaram gelatinosas. As lentes de contato proporcionam um maior campo de visão o que facilita ainda mais a vida do atleta.

Um jogador que chamou bastante a atenção para o uso de óculos em campo foi o jogador Edgar Davids. No caso dele um glaucoma exigiu a necessidade do uso do óculos como fator de proteção aos seus olhos. Para isso Edgar Davids conseguiu uma autorização exclusiva da FIFA e graças a essa autorização ele pode continuar jogando. Edgar Davids foi muito conhecido pelos brasileiros principalmente quando jogava pela seleção Holandesa e disputou as semi-finais com o Brasil na Copa da França de 1998 quando o Brasil empatou em 1 x 1 com a Holanda.

Futebol-de-óculos-pode-isso-Arnaldo-002-thumb-blog

Edgar Davids

Outro jogador muito conhecido nos anos 70 foi o zagueiro Joop van Daele do clube de futebol holandês, Feyenoord Rotterdam.  Podemos usá-lo como exemplo sendo um dos pioneiros no uso do óculos de grau dentro de campo. Nesta época a tecnologia não era tão avançada para os graus altos em lentes de contato o que exigiu que o jogador usasse seu óculos durante os jogos.

Futebol-de-óculos-pode-isso-Arnaldo-003-thumb-blog

Joop van Daele

No Brasil outros jogadores conhecidos também usaram óculos de grau fora do campo e dentro dos jogos usavam lentes de contato. Jogadores como Kaká que foi meia do São Paulo, Alex que jogou em times como Cruzeiro, Palmeiras e Coritiba, Romário que foi ídolo no Vasco da Gama e no Flamengo e tantos outros que graças as lentes de contato puderam dar continuidade em suas carreiras profissionais e participar de jogos pela Seleção Brasileira.

Futebol-de-óculos-pode-isso-Arnaldo-004-thumb-blog

Kaká

Futebol-de-óculos-pode-isso-Arnaldo-005-thumb-blog

Romário

Demonstrar a necessidade de correção ainda é um tabú e muitos jogadores evitam aparecer usando óculos de grau. Não podemos afirmar, mas só podemos cogitar que os motivos possam ser uma preocupação com ou dos patrocinadores, preocupações com a opinião do torcedor ou até mesmo uma simples opção estética.  Já outros não possuem a necessidade de correção visual mas usam óculos sem grau puramente por estética que é o caso do famoso jogador da seleção brasileira, Neymar Jr. e do lateral Barcelona, Daniel Alves.

Aproveite essa matéria e leia Posso usar lentes de contato para praticar esportes?


Comentários