Cuidado com os seus olhos no Inverno

Cuidado-com-os-seus-olhos-no-Inverno-001-thumb-blog

O inverno e algumas alergias oculares

Com a chegada do frio cidades como São Paulo sofrem muito com a baixa umidade do ar. Isso aumenta os níveis de poluição, poeira e micro organismos no ar tornando a vida da população um pouco mais complicada, pois esse cenário é ideal para o aumento de alergias oculares.

Cuidado-com-os-seus-olhos-no-Inverno-002-thumb-blog

Uma das alergias mais comuns que surgem nesse período é a conjuntivite, que é uma inflamação ou irritação da conjuntiva que recobre a parte branca dos olhos. É extremamente contagiosa pois é uma infecção bacteriana ou viral. Os sintomas são irritação, vermelhidão, coceira, inchaço, desconforto nos olhos, maior sensibilidade à luz e lacrimejamento. Dependendo da situação existe a possibilidade de aparecer secreções ou crostas ao redor dos olhos. Como falamos a conjuntivite pode ser alérgica (tratada com anti-histamínicos) ou bacteriana ou viral (envolve um tratamento com colírios antibióticos).

Cuidado-com-os-seus-olhos-no-Inverno-003-thumb-blog

A diferença entre elas é que na conjuntivite alérgica a duração dos sintomas dura até 3 dias com tratamento de anti-histamínicos e na viral ou bacteriana pode durar de uma a duas semanas.

Essa condição costuma ser resolvida por conta própria, mas o tratamento pode acelerar o processo de recuperação. Durante o tratamento da conjuntivite indicamos que não use as lentes de contato para que a melhora seja mais rápida. O melhor é evitar a automedicação e procurar um oftalmologista. Evite coçar os olhos ou lavá-los com soro fisiológico (O soro fisiológico possui sal que aumenta a irritação dos olhos). 🙁

Cuidado-com-os-seus-olhos-no-Inverno-004-thumb-blog

Para evitar a conjuntivite o ideal é diminuir os acumuladores de poeira dentro de casa como muitas almofadas, cortinas em excesso, plantas, roupas pelo chão, tapetes, bichos de pelúcia e manter o ambiente sempre limpo. roupas de cama sempre trocadas e limpas, evitar ambientes com muita poeira e fumaça. Durante esse período é melhor cuidar da casa, do ambiente de trabalho e dos olhos. Evite transporte público mas se não tiver jeito evite passar a mão no rosto ou segurar em escadas rolantes.

O frio não é tão ruim assim, então que tal fazer aquele chocolate quente e relaxar vendo um filme! 😀


Comentários