Uso frequente de dispositivos móveis fazem mal a saúde dos olhos

 

Lembra quando você era uma criança e que nos seus horários vagos ou de diversão você só queria saber de brincar ou ficar horas na frente da TV assistindo desenhos animados? Nessa época provavelmente algum familiar lhe alertava que passar horas na frente da TV poderia lhe fazer mal? Eles estavam certos!

 

Nos dias de hoje temos diversas telas ligadas iguais as telas dos televisores que foram os primeiros que tivemos acesso. Deles fomos para as calculadoras, monitores de computadores pessoais, celulares e o resto da história você já conhece! Chegamos ao ponto de que acordamos e dormimos conectados.  Queremos até mais do que isso. Desejamos dispositivos digitais com apresentação de dados em nossas janelas, espelhos de banheiro, óculos de grau, capacetes de motocicleta e até implantados em nossa pele. Nossos filhos são educados com tarefas e trabalhos on-line e desde pequenos incentivados ao uso de tablets para sua educação. Serão crianças super-conectadas a tudo. Mas o que isso pode prejudicar nossas crianças?

 

 

Sabe-se que o excesso do uso de diversas telas desde os primeiros meses de vida podem resultar em problemas sérios de visão começando pela dificuldade visual chamada alta miopia. Outros problemas poderão surgir com o passar dos anos e o uso constante de telas digitais. Essas telas possuem um brilho próprio que mesmo calibrado ao máximo podem até facilitar a leitura mas no futuro irão te prejudicar do mesmo jeito. Claro que existem dispositivos de leitura que são melhores e possuem tecnologia que imitam a leitura em papel mas se for pensar que queremos tudo em um só lugar essa opção à mais acaba aumentando o número de dispositivos quando na verdade queremos diminuir a quantidade e consumo/tempo do mesmo.

 

 

A indicação é que diminua o uso constante desses dispositivos. Incentive-os a mais atividades ao ar livre, esportes, brincadeiras, estímulo ao aprendizado com brinquedos ou brincadeiras, leitura de livros e diversas outras forma deixarão nossas crianças mais saudáveis e preparadas para um futuro melhor.

 

 

O mais importante é visitar o oftalmologista desde cedo sempre pensando em se cuidar e educar os filhos a uma atitude saudável. Não se esqueça que não esse problema não atinge somente as crianças, mas aos adolescentes também! Se você já é um adulto também cuide bem dos seus olhos e nada de ir dormir e acordar olhando celular. Tenha uma vida saudável! 😀

 

#NewLentes

 

 

 

 

 

Written by newlentes

Comentários