O que fazer quando as lentes grudam nos olhos?

Você adormeceu, esqueceu de tirar suas lentes e agora elas não saem mais? Já tentou de tudo e só sobrou pesquisar o que fazer quando as lentes grudam nos olhos? Calma, respire fundo e muita paciência! Você vai precisar.

Uma das primeiras regras é ficar calmo e não forçar nada. O desespero é o seu pior inimigo neste momento. Nós vamos te ajudar.

Respire fundo

Primeiramente você precisa entender que se você acordou com os olhos colados, está sentindo dor, irritação, olhos avermelhados e secreção o ideal neste momento é procurar o seu médico oftalmologista ou uma clinica oftálmica com emergência 24h. Caso contrário leia as dicas abaixo.

Não tente retirá-las com força ou nervosismos pois você pode prejudicar seus olhos dessa forma. Vamos aos poucos e com muito carinho. Lembre-se que isso pode acontecer e que você sempre terá o seu médico para lhe ajudar. Já deixe separado os contatos para se precisar você possa procurá-lo.

Se você usa lentes de contato há muito tempo de repente suas lentes nem estão mais em seus olhos. Quem usa lentes de contato muito tempo as vezes fica com uma marca circular nos olhos no formato da borda das lentes. Isso pode causar a impressão de que elas ainda estão lá!

Suas lentes podem não estar mais lá

Ao acreditar que as lentes estão ainda nos olhos o usuário tenta por algumas vezes retirá-las e como consequência os olhos acabam irritados, vermelhos ou até mesmo machucados.

Com calma verifique se está enxergando como se estivesse com as lentes de correção. Caso perceba que não há correção suas lentes podem simplesmente terem saído enquanto dormia. Quando dormimos conçamos os olhos sem perceber e neste momento sua lente pode ter saídos do seu olho.

Agora se realmente elas estão em seus olhos pois verificou que sua visão está corrigida vamos para uma dica simples. Citamos no início do texto a possibilidade de você ter dormido com suas lentes sem querer e se foi realmente isso que aconteceu é possível que seus olhos ficaram desidratados por causa das suas lentes e por esse motivo ela grudou.

Hidratação e oxigenação

As lentes de contato gelatinosas ou as de silicone hidrogel possuem dois fatores muito importantes. A hidratação e a oxigenação. Os valores alteram de fabricante para fabricante e de modelo para modelo de lente.

Vamos analisar a situação. Mesmo que uma lente de contato possua uma alta hidratação e oxigenação com o tempo a hidratação das lentes vai acabando e elas precisam se hidratar de alguma forma.

Essa hidratação acaba sendo realizada com a lubrificação natural dos seus olhos. Lembra que já informamos em algumas matérias que é importante piscar várias vezes para hidratar seus olhos ao longo do dia e evitar o desconforto causado por horas no ar condicionado ou na frente de monitores. Então o que acontece se você não piscar e fechar os olhos por minutos ou horas?

Quando acordar seus olhos estarão desidratados e irritados e dependendo da movimentação dos seus olhos durante o sono a fricção das lentes sobre a córnea e abaixo da pálpebra podem até ter causado algum machucado.

Agora como tentar remover essas lentes grudadas?

O ideal e conseguir um soro fisiológico novo e lavar os olhos para hidratá-los novamente. Geralmente não indicamos o uso do soro mas nesse caso é a sua melhor opção. Pegue um soro fisiológico NOVO e despeje algumas gotas sobre os seus olhos.

Experimente uma posição confortável em que você consiga enxaguar bem e aos poucos. Se puder deitar a cabeça sobre uma toalha e olha para cima isso irá facilitar a hidratação e você não irá ficar todo molhado.

Depois de alguns minutos com muito cuidado e delicadeza tente movimentar essa lente sobre seus olhos. Não a retire ainda! Apenas movimente de um lado para o outro.

Caso não ocorra essa movimentação da lente reinicie o processo. Se não obteve resultado procure o seu médico oftalmologista ou uma clínica 24h para lhe atender. O oftalmo terá os meios necessários para lhe examinar, fazer a retirada das lentes e verificar se houve alguma consequência.

Esperamos que você esteja bem e que nada tenha sido apenas um susto!

Leia mais sobre a saúde dos olhos abaixo:


Comentários