Você já ouviu falar de Fibromialgia?

Shutterstock

Você conhece alguém que tenha fibromialgia? Já ouviu falar sobre? Sabe dizer se essa condição afetas os olhos? Pois saiba que pesquisando o assunto encontrei um artigo do Dr. Mark Pellegrino que questiona justamente se a fibromialgia afeta a visão.

Fibromialgia é uma condição em que a pessoa sente dor no corpo todo mais precisamente nos músculos. Além da dor os sintomas incluem fadiga, sensação de noite mal dormida (sono não reparador), alteração na memória, ansiedade, depressão e variações de condições intestinais. Uma característica da pessoa com fibromialgia é a grande sensibilidade ao toque. Existem pontos no corpo que ajudam a descobrir se a pessoa possui ou não a fibromialgia. Pontos de dor que muitas das vezes o paciente nem sabia que existia.

SNC = Sistema Nervoso Central

O artigo o Dr. Pellegrino que além de um especialista no assunto também sofre com a doença, diz que metade dos pacientes que possuem fibromialgia relatam sintomas relacionados aos olhos. Com base em um número de 20.000 pessoas que ele tratou e diagnosticou ele informa que que pelo menos 50% delas relatam problemas oculares associados à fibromialgia.

De acordo com o artigo os pacientes geralmente apresentam sintomas de dor nos olhos, sensibilidade à luz, visão turva e clareza visual flutuante, dificuldade de foco, sobrecarga visual e olhos secos”.

Shutterstock

Dr. Pellegrino diz que: “Muitos pacientes precisam mudar a prescrição de seus óculos com frequência devido a flutuações da visão relacionadas à fibromialgia e alterações na acuidade visual. Eles também acham que seus olhos são particularmente sensíveis à fumaça ou que ambientes com ar muito seco causam problemas de visão”.

Alguns dos relatos falam de alterações na clareza visual com a capacidade de visão para longa e curta distância alteradas. O paciente as vezes precisa de 3 modelos de óculos diferentes por causa das diferenças abruptas na visão. Outros possuem lentidão para que os olhos consigam focar quando as direção dos olhos muda de um objeto que esta perto para outro que está longe.

Shutterstock

Também existem pacientes que possuem tamanha sensibilidade a luz que a falta do uso do óculos de sol podem ocasionar enjoo, dor e incomodo. Isso pode ser causado não só pela luz solar mas também pela luz que reproduz a luz solar como as lâmpadas fluorescentes.

Outro sintoma propícios em paciente que sofrem de enxaqueca são o surgimento de repentino de luzes piscando ou ziguezagueando em seus olhos. Assim como o aparecimento de linhas onduladas brilhantes e flashes. Estes mencionados acima são mais incomuns.

Shutterstock

Como a fibromialgia afeta a musculatura é muito provável que a causa para esses sintomas mencionados tenham relação direta com a musculatura presente nos olhos. Então a visão pode ser afetada por espasmos e pontos de gatilhos.

Vimos que a fibromialgia pode causar dores em seus olhos e dificuldade na visão. Saibam que a incidência da condição é maior em mulheres mas nada impede que homens também desenvolvam a fibromialgia.

Por ser uma doença relativamente nova o diagnóstico ainda é um pouco complicado pois os sintomas podem ser relacionados a outras doenças então o ideal é sempre procurar um especialista.

Visite o seu oftalmologista regularmente e caso tenha alguns dos sintomas acima converse com ele. Ele certamente poderá lhe ajudar.

Fonte de pesquisa: http://www.fmauk.org/general-articles-highlights-208/266-does-fibromyalgia-affect-eyesight


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *