Como cuidar dos olhos

Shutterstock

Agora que o Carnaval está chegando ao fim é hora de cuidar dos seus olhos. Durante o Carnaval muitos aproveitam esse “feriado prolongado” para as mais variadas tarefas ou passeios. Alguns ficam em casa para zera aquela série da Netflix enquanto outros mais animados querem curtir seja em sua cidade ou viajando para conhecer novos lugares, mas o que todos têm em comum?

Todos estão com seus olhos expostos ao cansaço ocular, poeira, desidratação, irritação, noites mal dormidas, excesso no uso de telas digitais, maquiagem, piscina, mar e dormir usando as lentes de contato.

Se você sabe que exagerou durante o feriado não deixe de marcar uma visita ao seu oftalmologista. Faça uma rápido check-up para ver se está tudo bem! Geralmente deixamos para nos preocuparmos só quando dói.

O que estamos querendo dizer que infelizmente é muito comum esperar o dia seguinte para ver se melhora mas muitos acaba estendendo esse dia seguinte e o quadro inflamatório acaba piorando quando poderia ter sido evitado.

Eu sei, nem todo mundo tem um plano de saúde mas mesmo assim você sabe que gastar com remédios é muito mais caro do que fazer uma consulta para saber se está tudo bem com você.

Vamos te dar algumas dicas para você cuidar dos seus olhos e se possível evitar ao máximo qualquer condição que prejudique sua visão. Seja no feriado ou não.

Use um bom par de óculos de sol.

Imagem de danielsampaioneto por Pixabay

Pode parecer besteira ou estética mais saiba que quando você escolhe um bom óculos de sol você protege seus olhos de diversas condições climáticas que muitas vezes passam despercebidas.

Durante o dia estamos expostos a luz do sol, poeira, vento e qualquer outros fator que possa prejudicar o conforto dos seus olhos. Por todos esses motivos que nós indicamos sempre adquirir um bom par de óculos.

Entenda, um óculos de sol não precisa ser caro para te proteger dos raios do sol. Nós entendemos que nem todo mundo deseja ou pode investir em um óculos da marca da moda mas queremos que você cuide bem dos seus olhos.

Vá até uma ótica de confiança e explique o que você quer. Com toda certeza terá alguém que vai lhe auxiliar e lhe ajudar com o que você precisa. Aproveite para tirar algumas dúvidas sobre a diferença dos óculos piratas para os óculos com qualidade comprovada.

Exija sempre a proteção contra os raios UV e se você não sentir confiança basta procurar outra ótica. Nós oferecemos diversos modelos de óculos de sol. Se tiver alguma dúvida basta falar com um dos nossos atendentes que a equipe terá o maior prazer em lhe auxiliar.

Use colírios umidificantes

Shutterstock

Esses colírios são indicados para todos. Não importa se você usa lentes de contato ou não. Claro, estamos falado dos colírios que são compostos por uma tecnologia que busca se aproximar ao máximo da lágrima humana.

Esses colírios são chamados de lágrimas artificiais. Eles possuem a função de hidratar seus olhos ou lhe ajudar no processo de retirar alguma partícula de poeira que esteja lhe incomodando.

Peça sempre uma indicação ao seu oftalmologista pois ele é o profissional que de acordo com a sua particularidade pode lhe oferecer o melhor colírio para a sua saúde pessoal.

Lembrando que mesmo que o colírio não esteja lhe ajudando procure o seu médico oftalmologista ou caso não haja essa possibilidade procure algum Hospital especializados em olhos com Pronto Socorro 24 Horas‎.

Limpeza das lentes de contato

Shutterstock

Você viajou e usou e abusou das lentes de contato? Caso isso tenha acontecido lembre-se que você precisa dar um descanso para os seus olhos. Use seus óculos de grau por um tempo e se possível substitua as lentes que você usou durante o Carnaval.

Diferente do dia a dia durante esse período ficamos com nossos olhos e lentes de contato muito expostos. Como foi dito acima muitos estão fora de casa e acabam abusando das lentes de contato. As lentes possuem um período de descarte e de horas de uso. Se você extrapola a quantidade de horas diárias ou a quantidade de dias está colocando sua visão em risco.

Nunca use soro fisiológico para a limpeza das suas lentes. Por mais que você tenha vontade de usar as lentes e esteja sem a solução. Hoje qualquer farmácia possui uma marca de solução de limpeza de lentes de contato com os mais variados valores para você. Não economize com seus olhos.

Como sempre avisamos você deve limpar suas lentes antes e depois de usá-las para que você consiga manter o tempo de descarte que o fabricante da sua lente informa. Se você não faz a limpeza ou o armazenamento corretamente é claro que esse tempo será reduzido.

Lentes diárias descartáveis

Shutterstock

Se você não conhece está perdendo tempo e praticidade. As lentes de uso diário são as lentes que irão salvar você! Essas lentes foram desenvolvidas para usar durante o período de apenas 1 dia. Isso significa que você não precisa gastar mais com solução de limpeza ou armazenamento.

Uma dica para você que não conhece essas lentes. No próximo feriado leve um par de lentes para cada dia que ficar fora. (além dos dias somados leve sempre um par extra para se precaver). Você começa o dia usando e termina o dia se livrando delas na lixeira. É simples assim.

Existem diversas marcas que oferecem essas lentes. São embalagens de 10 até 30 unidades. Se você possui um grau diferente em cada um dos olhos você deverá comprar duas embalagens, ou seja, uma para cada olho.

Faça esse pequeno investimento e garanta sua tranquilidade sempre que for viajar ou ficar fora por alguns dias. Você provavelmente irá encontrar uma do mesmo fabricante que geralmente compra.

O melhor dos dois mundos é ter consigo suas lentes de uso quinzenal ou mensal para o dia a dia e as lentes diárias para quando for viajar ou para os finais de semana que você não quer ter muito trabalho. Outra dica é sempre verifique a validade das lentes.

Se você for comprar para estocar suas lentes de uso diário para usá-las nas condições que informamos é sempre bom perguntar a validade antes para não ficar com suas lentes em casa guardadas e vencidas.

Beba muito água

Imagem de Karolina Grabowska por Pixabay

Nossos olhos precisam de hidratação e nada melhor do que hidratar seus olhos e o corpo. Se vai cuidar de um por que não cuidar de todo o corpo? Exagerou e esqueceu de beber água durante o Carnaval? Agora é o momento para se reidratar e criar um hábito saudável.

Para que os seus olhos estejam sempre confortáveis também é necessário que eles estejam hidratados. Se você usa lentes de contato isso é uma obrigação.

As lentes quando são colocadas em seus olhos estão ainda hidratadas com a solução de limpeza do estojo em que elas ficaram armazenadas. Ao longo do dia essa hidratação através dessa solução vai se perdendo e para que suas lentes continuem hidratadas ela vai retirar essa umidade dos seus olhos.

Por isso que quando ficamos muitas horas com as lentes e principalmente em ambientes secos ou com ar-condicionado depois de um tempo sentimos cansaço, ardência, ressecamento e incômodo.

Algumas lentes conseguem manter a hidratação por maiores períodos mas como falamos se hidrate e use sempre um colírio umidificante para manter o seu conforto.

Não coce ou esfregue os olhos

Shutterstock

Se manter seus olhos sempre confortáveis e saudáveis eles irão coçar bem menos. Olhos ressecados costumam causar esse desconforto e por isso sem perceber você leva suas mãos aos olhos para coçar. Evite isso ao máximo.

Além de ser um péssimo hábito que muitas das vezes pode lhe causar diversas doenças dependendo da força que aplica sobre os olhos você pode causar até um deslocamento de retina ou uma deformidade nos olhos.

Em um período que estamos todos preocupados com notícias de gripes no mundo nada como evitar maus hábitos. Se estiver coçando pingue algumas gotas de colírio para aliviar a coceira. Claro que se isso não adiantar visite seu oftalmologista.

Pode parecer exagero mas existem vários casos em que pessoas prejudicaram sua visão por causa do esforço que fizeram na hora de esfregar os olhos. Os seus olhos são órgãos sensíveis que ficam expostos e só essa condição já é suficiente para ter uma preocupação com eles. Sem falar que eles são a janela para o mundo.

Se você é usuário de lentes de contato nem precisamos lembra-lo que VOCÊ NÃO PODE COÇAR OS OLHOS. 😉

Cuidado com o Glitter e com a maquiagem

Shutterstock

Atualmente é ele que está na moda nos bloquinhos de carnaval e na maquiagem mas é sempre bom ficar atento aos exageros. Evite aplicar muito sobre os olhos pois apesar de muito bonito ele pode arranhar o seu globo ocular. As vezes você acha que é só uma poeira, coça os olhos e esquece que está com o Glitter. Pronto! Seu Carnaval pode ter acabado neste momento.

Tenha cuidado ao retirar do rosto. Procure limpar suavemente e com muito cuidado para não prejudicar sua pele ou seus olhos.

Falando de maquiagem assim como o Glitter o cuidado é o mesmo. Para quem usa lentes de contato existem maneiras corretas para se maquiar e para a retirar a maquiagem. Temos uma matéria que criamos só para isso com o título Retirando a maquiagem dos olhos.

Cuidado com as telas digitais

Imagem de fancycrave1 por Pixabay

Escolheu passar o Carnaval em casa quietinho tirando o atraso de todos os filmes e séries possíveis? Então você precisa dessa dica.

Quando passamos muitas horas na frente dessas telas costumamos piscar menos o que diminui significantemente a lubrificação dos seus olhos. De nada adianta você se hidratar e pingar colírios umidificantes se você não piscar! Toda superfície do olhos precisa ser hidratada e lubrificada e é dessa forma que você consegue isso.

Uma boa tática para evitar esse ressecamento é criar intervalos para que você descase sua visão se afastando dessas telas por alguns minutos e fechando os olhos para relaxar um pouco. Não se esqueça de piscar os olhos repetidas vezes.

Lentes de contato coloridas

Existem óculos que auxiliam no bloqueio da luz azul forte nesses dispositivos. Para saber mais segue uma matéria Cuidado com a luz azul que vai falar tudo sobre o que você pode fazer para aliviar esse desconforto causado por longas horas na frente dessas telas e lhe proteger da luz azul. Se você não sabe o que é luz azul então é até melhor acessar esse conteúdo. 🙂

Imagem de StockSnap por Pixabay

É a primeira vez que usa lentes coloridas? Nunca tinha usado lentes de contato e resolveu agora conhecer as lentes de contato coloridas por causa do Carnaval? Você viu diversas cores e foi paixão a primeira vista! Realmente cada uma é mais bonita que a outra sem falar na quantidade de desenhos e bordas que você pode escolher.

Segue algumas dicas para você que é marinheiro ou marinheira de primeira viagem. As lentes de contato coloridas são lentes de contato com estampas variadas que imitam os desenhos dos olhos. Cada empresa e por sua vez cada marca busca reproduzir cada vez mais os olhos coloridos.

Os desenhos estão cada vez mais modernos que já foi criado até uma lente de contato de realce que era fabricada com um desenho que aumentava o contraste dos olhos e realçava a cor natural deles.

O que importa é que os cuidados são os mesmos de quem usa lentes de contato com grau. A limpeza e armazenamento devem ser os mesmo mas com uma particularidade. As lentes coloridas são comercializadas com dois períodos de descarte. Anual e mensal.

Por se tratar de uma lente que tem a durabilidade de 1 ano essas lentes precisam de uma troca periódica de solução de limpeza. O motivo para isso é que muitas vezes elas ficam guardadas durante muito tempo e acaba que a solução de limpeza perde sua característica de armazenamento.

Por esse motivo pedimos que a cada semana troque a solução que esta dentro do estojo e que limpe suas lentes mesmo não utilizando elas. É para manter suas lentes sempre limpas e evitar qualquer tipo de infecção ou reação alérgica ao usá-las.

Agora que conheceu mais sobre as lentes coloridas e aprendeu sobre a sua manutenção que tal conhecer outras cores e outras dicas? Veja em Lentes de contato coloridas.

Cochilou ou dormiu com as lentes?

Imagem de Jess Foami por Pixabay

Muitas vez o cansaço faz com que se esqueça que está de lentes de contato. É igual a história de alguém que tenha entrado no banho usado os óculos de grau. Isso acontece mas precisa ser evitado. Para entender mais sobre o perigo de dormir com as lentes de contato leia Posso dormir com as lentes de contato?

Tomou banho com as lentes de contato?

Imagem de Luis Wilker Perelo WilkerNet por Pixabay

Aproveitando do parágrafo anterior esse é outro cuidado que você que usa lentes de contato precisa ter. Não importa que tipo de lentes está usando! Existe um perigo invisível ao tomar banho com as lentes de contato. saiba mais sobre do que estamos falando em Posso tomar banho com as lentes de contato?

Visite seu médico oftalmologista regularmente

Shutterstock

Conforme falamos no início vamos terminar essa matéria alertando para que visite regularmente o oftalmologista. Se possível a cada 6 meses ou pelo menos 1 vez por ano. Além de tirar todas as suas dúvidas você também estará cuidado da sua saúde. Não deixe para ir ao médico só quando não está aguentando de dor. Geralmente muitos casos graves poderiam ter sido evitados apenas com um exame preventivo.

Leia mais:


Comentários