Como limpar as lentes corretamente

Sem dúvida, é importante limpar as lentes corretamente para se evitar problemas nos olhos e no próprio produto. Dessa forma, essa higienização remover impurezas e vestígios prejudiciais à saúde ocular.

Assim, em meio aos problemas existentes, tais como o coronavírus, se torna imprescindível manter a higiene em dia. Então vamos saber mais sobre o assunto e verificar como limpar corretamente as lentes de contato.

Limpar as lentes corretamente em tempos de coronavírus

Sabemos que o Brasil e o mundo estão enfrentando uma epidemia de coronavírus que é bastante complicada. Desse modo, uma das maneiras com que as pessoas podem pegar o vírus é através da má higiene.

Assim, ao lavar as mãos sujas aos olhos a pessoa poderá se infectar e isso precisa ser evitado. Além disso, limpar as lentes corretamente é outro ponto importante na atualidade e isso requer alguns cuidados.

Pois, se as mãos não estiverem lavadas com água e sabão, ao manipular as lentes elas ficarão contaminadas. Enquanto que ao coloca-las nos olhos o risco de obtenção do vírus irá aumentar consideravelmente.

Então, não adianta só higienizar as lentes de contato se as mãos ainda estiverem sujas. Nesse sentido, iremos explicar algumas maneiras de higienização que deixarão suas lentes de contato saudáveis.

Como realizar a limpeza das lentes de contato?

Caso as suas lentes de contato não sejam de descarte diário, elas precisarão ser higienizadas. Dessa maneira, as mesmas terão de ser limpas com as soluções adequadas e sempre seguindo as instruções do produto.

Assim, essa limpeza terá de ser realizada logo após as mãos terem sido lavadas com água e sabão. Pois, para limpar as lentes corretamente a pessoa irá precisar manusear o produto com suas mãos.

Não utilize loções e nem mesmo sabonetes que sejam a base de óleo para higienizar suas mãos. De fato, esses tipos de produtos ainda poderão manchar a sua lente e o resultado não será nada agradável.

Os tipos de métodos de limpeza que não devem ser usados em hipótese alguma são:

  • Água da torneira;
  • Saliva;
  • Soluções com sal;
  • Soro fisiológico;
  • Entre outros.

Dessa maneira, isso não deverá ser utilizado nem nas lentes e nem nos seus estojos. Então, esfregar e também enxaguar as lentes com uma solução específica é a melhor maneira de higienizá-las.

Por sua vez as unhas das mãos podem vir a rasgar o produto e também possuem germes e muita sujeira. O estojo também precisará ser higienizado e seco para posteriormente ser utilizado.

Além disso, a troca do mesmo deverá ser feita a cada 3 meses e deve-se higienizá-lo todos os dias. Portanto, limpar as lentes corretamente é imprescindível para quem necessita desse produto.

As soluções de limpeza para limpar as lentes corretamente

A fim de conhecer a solução ideal para as lentes que a pessoa pretende usar, o oftalmologista é muito importante. Pois, ele irá orientar sobre o produto que é ideal para o paciente e também a solução de limpeza adequada.

Assim, para limpar as lentes corretamente a pessoa terá que escolher o produto certo para sua necessidade. Nesse sentido, temos as soluções multiação que são as mais usadas pelos usuários das lentes prolongadas.

Um bom exemplo é a solução Clear Care Plus que poderá ser utilizada por diversos tipos de materiais. De fato, ela poderá efetuar a limpeza das lentes de hidrogel, rígidas ou mesmo gelatinosas.

Sua composição possui peróxido de hidrogênio que é altamente eficaz para combater infecções. Enquanto que permite limpar as lentes corretamente de maneira profunda e removendo depósitos de sujeiras.

Por fim, a sua tecnologia é chamada de HydraGlyde e consegue trazer muito mais conforto ao usuário do produto. Vale lembrar que no mercado existem muitas soluções, basta encontrar uma específica ao produto escolhido.

A validade do produto

Pensando em limpar as lentes corretamente não se deve esquecer da data de validade do produto. Dessa maneira, se ela estiver vencida a solução não será nada eficaz e poderá gerar problemas.

Além disso, a própria lente de contato não pode estar vencida, pois senão não servirá para ser utilizada também. O fornecedor é quem estipula a data que o produto será válido e isso deverá ser respeitado.

Por certo, isso deverá ser analisado antes de efetuar a limpeza das lentes e de utilizar a solução.

Alguns cuidados que é preciso ter para limpar as lentes corretamente

Agora que já obtivemos diversas informações a respeito da limpeza do produto, vamos reforçar com alguns cuidados necessários:

  • Lave sempre as suas mãos, tanto para colocar quanto para retirar suas lentes de contato;
  • Utilize as soluções de limpeza que sejam adequadas ao produto;
  • Troque seu estojo em um período de 2 ou 3 meses;
  • A validade deverá ser respeitada;
  • Mantenha um óculos para alternar o uso com suas lentes;
  • Não durma de lentes, faça sempre a remoção delas;
  • Faça exames oftalmológicos regularmente.

Efetuando a limpeza da lente passo a passo

A fim de auxiliar ainda mais a pessoa para limpar as lentes corretamente vamos ensinar um passo a passo:

  • Lave suas mãos com água e sabão;
  • Seque bem as mãos;
  • Utilize apenas a solução adequada para o produto, evite água, saliva e soro fisiológico;
  • Pingue a solução nos dois lados da sua lentes e esfregue-a de forma suave;
  • Cuidado com as unhas para não rasgar ou danificar o produto;
  • Comece sempre por um dos olhos, evitando assim confundir as lentes;
  • Lave as suas lentes utilizando a solução;
  • A troca da solução do estojo deverá ser realizada sempre que for guardar as suas lentes.

Como efetuar a limpeza do estojo

Sem dúvida, o estojo também é importante e deve ser limpo corretamente pelo usuário do produto. Dessa forma, além de limpar as lentes corretamente é necessário deixar o estojo sempre higienizado.

Confira um passo a passo;

  • Retire a solução que estava presente no estojo;
  • Use a solução para lavar e esfregar o mesma;
  • Ele precisará ser seco através do ar, por isso deixe ele aberto;
  • Evite guarda-los em locais que sejam úmidos ou mesmo no banheiro;
  • Efetue a troca do mesmo a cada 2 ou 3 meses.

Perceba que a higienização e limpeza é tudo, sendo importante para manter a saúde ocular e dos produtos. Então, esteja sempre atento e realize todos os procedimentos de maneira correta.


Comentários