O que é exame de topografia e como ele funciona?

O exame de topografia é muito importante e ajuda a manter a saúde ocular dos pacientes. Dessa forma, é possível detectar certos problemas e posteriormente buscar algum tipo de solução viável.

Assim, o ideal é entender o seu método de funcionamento para uma melhor percepção dele. Então vamos saber mais sobre o assunto e verificar como é feito esse tipo de processo.

O exame de topografia

Por certo, a córnea da pessoa é o local que mais detém um certo poder na refração. Com isso, a mesma se torna a parte localizada nos olhos que é mais responsável pelos problemas na visão.

Assim, esse exame de topografia serve para uma análise correta de toda essa córnea e localiza os problemas. Nesse sentido, é possível encontrar os seguintes fatores:

  • Deformidades
  • Degenerações
  • Distrofias
  • Irregularidades

Além disso, é possível identificar os seguintes problemas relacionados a visão:

De fato, o funcionamento do exame de topografia é feito através de um computador para captar medidas. Dessa forma, alguns pontos são colocados na superfície da córnea, verificando irregularidades da mesma.

Então, um mapeamento gráfico colorido demonstra qual o tipo da curvatura e os graus presentes na refração. Se a cor tiver em tom azulado significa que as irregularidades são menores e as curvaturas também.

Enquanto que a cor verde requer acompanhamento e são os valores medianos que devem ser observados. Por fim, o tom de vermelho indica altos graus em uma curvatura da córnea.

Quando ele deverá ser solicitado?

No momento em que o especialista percebe que existem sintomas que estejam relacionados a essa curvatura ele solicitará o pedido. Desse modo, o exame de topografia para verificação da superfície da córnea será necessário.

Além disso, tanto no pré quanto no pós-operatório esse exame auxilia trazendo informações de grande valia. Em casos de cirurgias que sejam refrativas ou intraoculares ele ajuda na obtenção desses dados.

Assim, as correções na visão são eliminadas, bem como cirurgias de catarata ou transplantes de córneas.

O que os resultados poderão indicar ao paciente?

Através desses dados coletados é possível verificar os tipos de problemas visuais e suas evoluções. Com isso, será possível saber se o paciente está apresentando astigmatismo irregular ou outros problemas relacionados.

Nesse sentido os principais problemas que estão presentes na parte da frente dos olhos podem ser observados. O exame de topografia serve também para que sejam os métodos de correção sejam escolhidos, indicados e adaptados.

Por certo, a curvatura, espessura, grau e diâmetro será identificado, permitindo acompanhamentos nas alterações que a córnea pode ter.

Preparação e modo de realização do exame

Para a realização desse exame de topografia é usado um tipo de equipamento específico. Nele, o paciente irá colocar o queixo e encostar sua testa onde for necessário, além de focar no centro iluminado.

Com isso, o foco será obtido e então a medida da córnea será feita através dos pontos mencionados anteriormente. Posteriormente ao exame de topografia um profissional irá avaliar o que o computador captou.

O período para que esse exame seja realizado é de 10 a 20 minutos e não precisa dilatar as pupilas. Além disso, ele não causa dor e nem há nenhum contato com os olhos diretamente.

Logo após o término da consulta, o paciente poderá realizar suas tarefas normalmente sem restrições. Contudo, é importante não usar lentes de contato por alguns dias anteriores à realização do exame.

O oftalmologista é quem deverá orientar quanto a esse tempo que será necessário suspender a utilização.

O que é miopia?

A miopia consiste em um problema visual onde a pessoa não enxerga de longe e vê claramente de perto. Dessa maneira, os objetos, paisagens e pessoas ficam borradas ou mesmo embaçados.

Assim, tudo dependerá do tipo de grau apresentado pela pessoa para que um diagnóstico possa ser feito. Caso o grau seja grave será possível enxergar apenas objetos que estejam próximos em centímetros.

Enquanto que a miopia leve permite visualizar objetos e pessoas que estejam um pouco mais distantes. De fato, o exame de topografia é de grande ajuda para melhorar esses tipos de problemas visuais.

Além disso, esse fator pode ter rápido desenvolvimento ou ser progressivo, dependendo de cada pessoa. De acordo com a Sociedade Brasileira de Oftalmologia cerca de 30 a 40% da população no ocidente tem miopia.

O que é ceratocone?

Já a ceratocone não é inflamatória, mas atua na córnea de forma degenerativa, trazendo problemas. Dessa maneira, são feitas algumas alterações que deixam a estrutura da córnea muito mais fina.

Com isso, a curvatura vai mudando e começa a se aparentar mais cônica do que seria normalmente. Ou seja, há uma certa alteração nessa curvatura da córnea e isso ajuda a distorcer as imagens.

Então, essas alterações podem causar miopia ou mesmo astigmatismo miópico que são considerados erros refrativos. De fato, isso é bem frequente e afeta 1 em cada 1000 pessoas.

Nesse sentido, costuma ser identificado no período da adolescência e pode ficar mais complicado em idades posteriores. Outro ponto é que o mesmo poderá ser unilateral ou mesmo bilateral que é o mais comum.

Por certo, a perda da acuidade visual vem com a evolução da doença que poderá gerar cegueira posteriormente. Portanto, o exame de topografia pode identificar o problema e evitar complicações.

O que é hipermetropia?

Bem como os problemas já mostrados anteriormente, a hipermetropia é outra dificuldade visual. Pois, ela não permite com que a pessoa consiga enxergar de perto e visualiza tudo desfocado e embaçado.

Entretanto, é possível enxergar de longe sem problemas e com bastante clareza na visão. Então, ela é considerada como sendo o oposto da miopia que não permite visualizar de longe.

Para as pessoas que já tenham mais do que 40 anos o problema poderá ser a presbiopia. Assim, se faz necessário um exame de topografia que possa indicar realmente o que o paciente está apresentando.

O que é astigmatismo?

Por sua vez, o astigmatismo é um problema que não permite enxergar nem de perto e nem de longe. Seria como a junção da miopia e da hipermetropia resultando em dificuldades na visão.

De fato, a córnea dessas pessoas que apresentam o problema são irregulares, pois o seu formato é oval. Desse modo, a luz é distorcida ao entrar nos olhos deixando as imagens mais desfocadas.

Portanto, esse é outro tipo de problema que requer um exame de topografia que possa identificar a doença.


Comentários